3 fatos que as mulheres não sabem sobre os homens

A exemplo de alguns mitos sobre as mulheres nos quais os homens seguem acreditando, também não ficamos atrás no quesito compreensão

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Quando se trata de compreender o sexo oposto, é difícil não sair acusando seus representantes de falta de sensibilidade para com nossas emoções e manias, como se nós não fizéssemos exatamente o mesmo com os homens. Será que você realmente entende seu parceiro? A exemplo de alguns mitos sobre as mulheres nos quais os homens seguem acreditando, também não ficamos atrás no quesito compreensão.

1 – Homens não sabem ler pensamentos

É natural que a mulher se feche quando está chateada com alguma coisa mas, para resolver um desentendimento, falar sobre ele é imprescindível. A famosa pergunta masculina “o que aconteceu?” efetivamente espera uma resposta diferente de “nada”. Se um homem te pergunta o que houve, é porque ele realmente não sabe o que foi, por mais óbvia que a situação pareça para você.

Afonso, 20 anos, afirma que “na maioria das vezes, tipo 98,9% delas, eu não sei, realmente, o que aconteceu. A minúscula parcela restante é para fazer charme, ou por medo da reação dela”.

Também é preciso deixar claras suas preferências, seus gostos e suas vontades, sem esperar que o outro adivinhe o que se passa na sua cabeça. Falar sobre o que te incomoda, chateia ou faz bem é o primeiro passo para evitar “ruídos” na comunicação do casal – e comunicar-se com o parceiro de maneira adequada é fundamental para que a relação se construa com bases sólidas.

2 – Homens são muito (mas muito) simples

De verdade. Homens são tão simples que, muitas vezes, é isso que nos confunde tanto. Por exemplo, quando um homem diz que “não foi nada”, é porque não foi nada mesmo. Diferentemente de nós, mulheres, eles não costumam usar muito as entrelinhas em um diálogo, em geral preferindo a sinceridade rasgada. Para Afonso, “homem é rústico e, geralmente, usa respostas curtas. Homem não fica se remoendo por causa de desavenças e, quando uma discussão acaba, para ele ela realmente acaba”.

É por isso que, quando você pergunta se ele gostou de determinada roupa ou se ele acha que você engordou, é preciso estar preparada para ouvir a verdade. Seu namorado não fará como suas amigas, que procuram a forma mais delicada de te dizer o que pensam e, algumas vezes, preferem não dizer para não te magoar; ele simplesmente diz.

3 – Homens são desatentos

Se você já teve ao menos um namorado na vida, sabe o quanto isso é verdadeiro. A maioria dos homens é praticamente incapaz de reparar nas suas roupas ou nos seus sapatos, e menos ainda aos pequenos detalhes da sua personalidade.

Por isso tantos homens reclamam por não saberem escolher presentes para suas companheiras. Para eles, é difícil gravar quais são suas preferências.

Portanto, quando você afirma que gosta de determinada comida e o cara te chama justamente para o restaurante que a serve, ou – mais incrível ainda – prepara esse prato para você, além do esforço de te acompanhar no que você gosta, saiba reconhecer o esforço que ele provavelmente fez para se lembrar do que você gosta.

Afonso diz que sabe do que a namorada gosta, mas sem muitos detalhes. “Eu sei o que ela gosta, mas bem básico, principalmente no que se refere a roupas”, diz – e completa: “uma coisa que o homem nunca vai aprender a lidar é a TPM. Eu sempre brigo com a minha namorada por causa disso, porque eu a trato como trato em dias normais e, às vezes, ela não gosta, mas a verdade é que o homem nunca sabe quando a TPM começa e quando termina”.

Assuntos: Relacionamentos

Para você