3 dicas para conservar mantimentos

Saiba como guardar os alimentos de maneira mais eficiente

Escrito por Fernanda Boito

Foto: Thinkstock

Armazenar os mantimentos secos de maneira correta pode evitar o aparecimento de insetos indesejáveis e saber organizar a geladeira de modo eficaz conserva melhor os alimentos que precisam de refrigeração. Confira dicas que vão ajudá-la a fazer com que os alimentos da sua casa durem por mais tempo, evitando o desperdício.

1 – Feche bem as embalagens

A primeira dica para conservar os alimentos secos, como a farinha de trigo, o café e o arroz, por exemplo, é certificar-se de manter as embalagens desses produtos sempre bem fechadas. Isso pode ser feito com um grampo de roupas ou araminhos de saco de pão.

Se preferir estocar os mantimentos em potes, além de mantê-los sempre bem fechados, cole uma etiqueta com a data de validade do produto. Manter os alimentos bem armazenados, irá evitar o aparecimento de insetos.

No caso da farinha de trigo, sugere-se também que se coloque folhas de louro dentro do pote para espantar de vez os bichinhos. Ademais, conservar os alimentos em embalagens bem fechadas os mantém em boa qualidade por mais tempo.

2 – Sal e açúcar mascavo

A melhor forma de armazenar o sal e o açúcar mascavo é guardando-os em ambiente seco, portanto, é melhor mantê-los fora da geladeira, pois a umidade pode comprometer a qualidade desses produtos.

No caso do sal, sugere-se que o mantimento seja despejado em uma forma e levado ao forno para que seja levemente torrado. Após esse processo, o produto deve ser armazenado em um pote com tampa para que fique bem fechado. Já o açúcar mascavo pode ser armazenado em um pote com ameixas secas para evitar que o alimento fique empedrado.

3 – Organizando a geladeira

Outra dica preciosa para evitar o desperdício de alimentos é saber guardá-los de forma correta dentro da geladeira. Organizar o refrigerador é fundamental. Procure manter os alimentos que vão ser consumidos rapidamente, como os derivados do leite, sempre na primeira prateleira; as sobras na segunda e na última, os alimentos que necessitam de maior refrigeração, como é o caso de frutas e verduras com casca ou folhas mais grossas.

Alimentos como o tomate e o mamão são mais sensíveis, por isso devem ser mantidos fora da geladeira. Verduras como a alface também são sensíveis, mas não devem ficar fora do refrigerador. Por isso, para conservá-las, lave bem as folhas e guarde-as em um pote ou em um saco plástico bem fechados.

Em todos os casos, procure sempre utilizar potes de vidro. Desse modo, fica mais fácil visualizar o alimento que está sendo guardado, evitando assim que a comida seja esquecida e aprodeça dentro da geladeira.

Assuntos: Cozinha, Organização

Dicas pela Web
Comentários