21 alimentos bons para a saúde dos olhos

Lembre-se de consumir com frequência alimentos ricos em vitaminas A e E, e ômega 3

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A ideia de nos mantermos saudáveis envolve, certamente, uma dieta adequada às necessidades de cada pessoa, aliada a um estilo de vida ativo. Ao ouvirmos falar da união de uma boa alimentação associada a atividades físicas, logo pensamos em um coração funcionando corretamente, em ossos fortes e corpo na medida certa! Além de mais disposição para o dia a dia.

E realmente esses são alguns dos benefícios de uma vida saudável. Mas você sabia que, ao optar por uma boa alimentação, você estará cuidando também da saúde dos seus olhos?!

A nutricionista Sabrina Lopes destaca que uma alimentação saudável e equilibrada ajuda a prevenir diversas doenças, inclusive as que atingem a região dos olhos. “As vitaminas e nutrientes antioxidantes, presentes em frutas e vegetais vermelhos ou amarelos, em óleos de peixes e outros alimentos, podem ajudar na prevenção de alguns problemas de visão”, diz.

E como todos nós estamos sujeitos a ter algum problema de visão, em qualquer período de nossas vidas, vale a pena se prevenir. “Para isso, prefira alimentos ricos em vitaminas A e E, e com ômega 3”, diz a nutricionista Sabrina.

“A falta das vitaminas citadas traz problemas como secura nos olhos, sensibilidade à luz, distúrbio de percepção de cores e cegueira noturna”, explica a nutricionista.

Abaixo, Sabrina Lopes cita uma lista de alimentos ajudam a prevenir certos problemas de visão e que, com certeza, só farão bem para a sua saúde. Vale a pena anotar:

  1. Laranja: é fonte de uma substância chamada carotenoides, que previne a deterioração da mácula – responsável pela visão das cores.
  2. Cenoura: assim como a laranja, é fonte de carotenoides.
  3. Tangerina: como os itens anteriores, é fonte de carotenoides.
  4. Mamão papaya: fonte de carotenoides.
  5. Maça: mais uma fonte de carotenoides.
  6. Couve: fonte de carotenoides.
  7. Brócolis: assim como os itens anteriores, é fonte de carotenoides e previne a deterioração da mácula.
  8. Morango: assim como outras frutas vermelhas e roxas, é fonte de vitamina C, alimento antioxidante que combate os radicais livres e, também, fonte de flavonoides. Com isso, ajuda a prevenir a degeneração da mácula e também a perda de visão.
  9. Framboesa: oferece os mesmos benefícios citados acima.
  10. Amora: como o morango e a framboesa, ajuda na prevenção da degeneração da mácula e perda de visão.
  11. Mirtilo: oferece os mesmo benefícios das frutas citadas acima.
  12. Cereja: assim como outras frutas vermelhas, apresenta os mesmos benefícios citados acima.
  13. Alho: diminui a pressão arterial porque age como dilatador dos vasos sanguíneos. Isso ajuda na prevenção do glaucoma, já que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
  14. Cebola: assim como o alho, pelos mesmos motivos, ajuda na prevenção do glaucoma.
  15. Sardinha: fonte de ômega 3, vitaminas A, B, D e E. Também estimula a circulação sanguínea, por isso, todas as estruturas oculares recebem oxigênio, o que contribui para a boa saúde dos olhos.
  16. Bacalhau: peixe que oferece os mesmos benefícios citados acima.
  17. Atum: outra opção de peixe, fonte de ômega 3, vitaminas A, B, D e E.
  18. Salmão: como outros peixes, oferece os benefícios citados acima.
  19. Ovos: a presença de substâncias foto-oxidantes, como luteína e zeaxantina, presentes na gema do ovo, ajudam a prevenir a degeneração macular.
  20. Azeite Extra Virgem : muito bom na prevenção contra a degeneração macular, por ser rico em ômega 3.
  21. Óleo de Linhaça: fonte de vitamina E e de ácidos graxos ômegas 3, 6 e 9, é um alimento muito bom para prevenir e tratar sintomas de ardência e coceira nos olhos e sensibilidade à luz.

Agora você tem mais alguns bons motivos para acrescentar frutas vermelhas e roxas, peixes, ovos, azeite, óleo de linhaça, além das outras frutas e legumes citados, à sua dieta! Entre outros benefícios, eles serão grandes aliados da saúde dos seus olhos!

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As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação