15 formas diferentes de usar o elástico de látex

Ele pode ser a solução perfeita e barata para muitos problemas corriqueiros, como consertar a mangueira do jardim, abrir tampas escorregadias e economizar sabonete líquido

Escrito por Priscila Domingos

Foto: Thinkstock

Criadas em 1845 pelo inventor inglês Stephen Perry, as primeiras tiras elásticas foram feitas a partir de um tubo de borracha cortada em fatias bem finas. O objetivo era prender papéis e envelopes, mas as utilidades destes elásticos de látex se multiplicaram.

O elástico de borracha é um item simples, barato e versátil. Existem tantas maneiras de usá-lo quanto você for capaz de imaginar. Mas, se nem todas estas utilidades passaram por sua cabeça, aqui você encontra ideias interessantes e muito práticas que vão facilitar seu dia a dia. Confira:

1. Marcador de página

Um elástico pode ser a melhor forma de marcar páginas de um livro. Ao contrário dos marcadores de papel, há a garantia de que a sua marcação não vai simplesmente cair. Basta pegar um elástico que seja grande o bastante para envolver todo o livro.

2. Abra potes de vidro com menos esforço

Tampas escorregadias costumam atrapalhar bastante, principalmente na hora da pressa. Você pode eliminar este problema colocando um elástico ao redor dela. Assim, você vai ter muito mais firmeza para abrir aquele pote de vidro que parece impossível de ser vencido.

3. Apoio para lápis

Enrole algumas tiras de borracha ao redor da base do lápis ou caneta, no local onde você costuma segurar. A escrita ficará mais confortável e menos escorregadia.

4. Organize fios e cabos

Cabos emaranhados atrás da TV ou do computador significam uma dor de cabeça na hora da faxina, não é mesmo? Para minimizar este problema, use alguns elásticos para separar os cabos em pequenos grupos ou encurtá-los. As versões com borracha colorida também podem ajudar a diferenciar os fios.

5. Controle dispensadores de sabão

Enrole um elástico bem apertado logo abaixo da válvula de esguicho do sabão para limitar a quantidade do líquido que sai da embalagem. Esta dica é especialmente útil para casas com crianças.

6. Mantenha as maçãs cortadas frescas

Se você cortou a maçã, mas, por algum motivo, desistiu de consumí-la, há uma maneira de evitar que os pedaços da fruta escureçam. Para isso, disponha as fatias de maçã na forma original da fruta e prenda-as com um elástico. Bom apetite mais tarde!

7. Não deixe colheres escorregarem na tigela

A colher escorregou para dentro da tigela de novo? Desta vez, depois de enxaguar a colher, enrole um elástico em torno da parte superior do cabo e a aderência do látex vai segurar o talher na borda da louça.

8. Tábuas de corte sempre no lugar

Você está com pressa e a tábua de cozinha não para de escorregar? Uma ideia simples pode ser a solução: coloque um elástico em cada ponta da tábua e pronto! O atrito da borracha com a superfície da pia ou balcão vai garantir que a tábua fique firme o bastante para que você termine o que estava fazendo.

9. Prolongue a vida útil da vassoura

Você não precisa jogar fora a vassoura só porque as cerdas abriram com o uso. Enrole alguns elásticos de látex ao redor delas e deixe preso por um ou dois dias, até que as cerdas recuperem o formato original.

10. Conserte pequenos vazamentos em uma mangueira

Uma maneira rápida de consertar um vazamento é dispor uma faixa de borracha ao redor do buraco. Não é uma solução permanente, mas você conseguirá terminar seu trabalho sem grandes dificuldades.

11. Faça uma bola de borracha

Com algumas tiras de elástico você pode simplesmente criar uma bola de látex, que poderá ser usada para apagar lápis e manchas nas paredes tão bem quanto a borracha de escritório.

Outra ideia e usar esta bolinha de borracha para aliviar o estresse: aperte e descarregue a raiva.

12. Segure os óculos

Se você usa óculos durante a prática de esportes, os elásticos de látex podem ser uma alternativa inteligente para manter a lentes mais firmes na cabeça. Basta cortar uma tira de borracha ao meio e prender as extremidades a cada uma das hastes.

13. Porta correspondências

Com martelo, duas fileiras de pregos (na lateral do armário ou atrás da porta) e alguns elásticos esticados entre eles você acaba de arquitetar um criativo sistema de armazenamento de cartas, faturas e papéis diversos.

14. Conserve seu controle remoto

Enrole algumas faixas de borracha ao redor da parte superior e inferior do controle remoto. Isto vai protegê-lo, dificultando que ele escorregue da mesa ou estante. Em último caso, também amortecerá a queda.

15. Mantenha sacos e embalagens fechados

Para conservar os mantimentos frescos, dobre bem a parte superior da embalagem e, em seguida, envolva-a com um elástico de látex.

Use sua criatividade e abuse deste item multiuso chamado elástico de borracha. Se você conhece outras utilidades para este material, compartilhe em seus comentários.

Assuntos: Organização

Para você