12 razões para amar a quinoa

Rica em fibras, aminoácidos e vários nutrientes, ela faz bem à saúde e ajuda a manter a forma

Escrito por Mariana Bueno

Foto: Thinkstock

No período Inca, um grão era reverenciado e tido como sagrado. É a quinoa, que tempos depois virou item indispensável na alimentação de quem preza pela saúde e pela boa forma. O que muita gente não sabe, na verdade, é que a quinoa não é um grão, e sim uma semente. A diferença dos outros cereais está no modo de plantio e cultivo.

Nos mercados ela pode ser encontrada em pó, como a aveia, ou em grãos. Nas duas versões, seus nutrientes são conservados.

O consumo pode ser diário, desde, é claro, que não seja em quantidades exageradas. Duas colheres de sopa são suficientes para garantir benefícios sem exceder nas calorias. Sugere-se também uma consulta ao nutricionista para que ele inclua corretamente a quinoa no seu cardápio.

Se você ainda não é um consumidor da quinoa, veja 12 razões para começar, listadas pela nutricionista e pesquisadora Michelle Schoffro Cook, da Sociedade Internacional de Medicina Ortomolecular (Canadá) e autora de livros importantes sobre saúde natural:

  1. Diferente da maioria dos grãos, que não têm um ou mais aminoácidos essenciais, a quinoa é uma proteína completa e possui todos os aminoácidos que o corpo precisa para funcionar corretamente.
  2. A quinoa é rica em nutrientes, incluindo manganês, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e fibras.
  3. Estudos comprovaram que a quinoa é excelente para quem sofre de enxaqueca, devido ao seu conteúdo de magnésio – que ajuda a relaxar os músculos – e riboflavina – que ajuda a reduzir a frequência das crises e melhora o metabolismo energético no cérebro e nas células musculares.
  4. Assim como alguns outros grãos, a quinoa diminui o risco de doenças cardíacas e ajuda na prevenção de arritmias.
  5. A quinoa contém um importante oxidante que ajuda a proteger os centros de energia das células dos danos causados pelos radicais livres.
  6. É uma alternativa mais saudável que o arroz branco e de preparo muito mais rápido que os grãos mais inteiros. Ela cozinha em menos de 20 minutos.
  7. Versátil, a quinoa pode ser um item no café da manhã, se cozida com leite de coco ou amêndoa. Nas refeições, pode ser consumida com vegetais cozidos. Ou, ainda, como salada, temperada com orégano e suco de limão.
  8. Para quem sofre de doença celíaca ou distúrbios autoimunes, a quinoa é excelente, pois é livre de glúten.
  9. É uma ótima fonte de aminoácido triptofano, que contribui com a produção de melatonina e ajuda a melhorar a qualidade do sono.
  10. A quinoa é rica em licita, que ajuda na reparação de tecidos, cicatrização de feridas e no crescimento.
  11. Rica em fibras, ajuda a proteger contra pedras na vesícula.
  12. Pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2, devido ao magnésio, que ativa mais de 500 enzimas no corpo, incluindo as envolvidas na secreção de insulina.

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