11 maus hábitos de maquiagem que você deve excluir da sua vida

Os produtos de beleza são grandes aliados das mulheres, mas precisam ser usados com bom senso

Escrito por

Foto: Thinkstock

Continua após o anúncio

Base, pó, lápis de olho, batom, gloss… São inúmeros os produtos de maquiagem que são vistos pelas mulheres como grandes aliados na hora de deixá-las mais bonitas para o dia a dia.

Porém, todo cuidado é pouco! Se os produtos – que têm como finalidade realçar a beleza da mulher – não forem usados corretamente, podem gerar efeito contrário e fazê-la passar vergonha por aí!

Abaixo, você confere 11 maus hábitos de maquiagem que devem ser excluídos da vida de qualquer mulher:

1. Usar o lápis preto de forma errada

Na opinião do maquiador Rodrigo Salles, um dos erros mais comuns que a maioria das mulheres comete é “passar lápis preto somente na linha d’água dos olhos, sem sombra, sem rímel e achar que está maquiada”.

Outro uso equivocado do lápis preto, de acordo com o maquiador, é passá-lo na sobrancelha, o que deixa a expressão muita pesada.

2. Errar no contorno dos lábios

Rodrigo destaca que o contorno dos lábios nunca deve ser mais escuro do que o batom.

Inclusive para quem quer dar um aspecto maior e mais ‘carnudo’ aos lábios, a dica é utilizar um lápis da mesma cor do batom no contorno e levá-lo, levemente, ao centro. Em seguida, o batom deve ser aplicado por toda a boca, com maior destaque para o centro.

3. Exagerar no blush

O maquiador destaca que usar muito blush na maça do rosto é um erro bastante comum entre as mulheres. E, logo, um hábito de maquiagem que deve ser abandonado o mais rápido possível!

O blush deve ser visto como um produto para amenizar a palidez do rosto, corar suavemente as maçãs e deixar o visual mais saudável. Por isso, nada de exageros!

Continua após o anúncio

4. Errar na escolha do blush

Rodrigo aponta como outro grande erro de maquiagem usar um blush muito mais escuro do que o seu tom de pele.

Fica a dica: é preciso bom senso, também, na hora de escolhê-lo. Para cada tom de pele, existe uma cor mais indicada de blush.

De forma geral, as negras podem usar tons mais fortes, como berinjela e rosas queimados fortes. Elas também podem abusar de iluminadores, marrons e dourados. Para as meninas de pele branca, tons mais claros de rosa e pêssego são boas opções. Já para quem tem pele morena, indica-se os blushs rosas, pêssegos e marrons.

Mas em casos de dúvidas, é melhor pedir ajuda a um profissional do que comprar/usar um blush errado!

5. Exagerar no pó bronzeador

“Se a mulher exagera no pó bronzeador, fica parecendo que passou salgadinho no rosto”, brinca o maquiador Rodrigo. Este é mais um hábito que deve ser excluído da vida das mulheres!

6. Usar base mais escura

“A mulher nunca deve usar uma base mais escura do que o tom do seu corpo (da sua pele)”, destaca o maquiador Rodrigo.

A base, como o próprio nome diz, é fundamental para garantir uma boa maquiagem e é um dos primeiros produtos a serem aplicados. Porém, para uniformizar a pele e possibilitar um make perfeito, ela deve ser escolhida corretamente.

A cor da base deve se aproximar o máximo possível da cor da pele da mulher. Ou seja, não ser mais escura, nem mais clara. Como nem sempre é possível ter essa noção somente ao olhar, é indicado fazer um teste, passando o produto entre o queixo e a orelha.

7. Não aplicar rímel corretamente

“Outro erro comum entre as mulheres é passar rímel, não limpar a parte borrada e achar que está tudo bem”, comenta Rodrigo.

É preciso usar de delicadeza e calma na hora de aplicar este produto que, facilmente, pode borrar e estragar toda a maquiagem que já foi feita.

Continua após o anúncio

Mas, se mesmo assim um imprevisto acontecer, o rímel borrado deve ser tirado com um cotonete com um pouco de demaquilante.

Agora, se o estrago tiver sido muito grande, é preciso tirar a maquiagem e começar do zero. O que dá não é para sair de casa com o rosto sujo de rímel.

8. Tentar disfarçar sobrancelhas peludas

“Algumas mulheres passam sombra clara cintilante para tentar disfarçar sobrancelhas peludas”, destaca o maquiador Rodrigo. Isto é um grande erro, que nunca deve ser feito.

Sobrancelhas bem feitas realçam a beleza do rosto e dão até um ar mais jovem à mulher. A dica é mantê-las sempre “em ordem”, sem pelinhos a mais!

9. Não tirar a maquiagem

Dormir de maquiagem pode ser considerado um dos piores hábitos femininos.

“A mucosa dos olhos pode sofrer algum tipo de alergia, os poros da pele ficam obstruídos, aumentando a oleosidade e o surgimento de acnes”, diz o maquiador Rodrigo.

10. Esquecer ou exagerar nos retoques de maquiagem

De acordo com o maquiador Rodrigo Salles, os retoques de maquiagem devem ser feitos quantas vezes forem necessárias. “Mas acredito que, se a base utilizada for de boa qualidade, não exista a necessidade de retoque, um pó compacto ajudará a mantê-la no rosto”, destaca.

“Rímel só necessita de retoque se a pessoa quiser incrementar o olhar, ou seja, em situações em que a maquiagem deve passar do dia para a noite. Já o blush tem que ser retocado conforme a necessidade (especialmente se você for cumprimentar muitas pessoas). E o corretivo também tem que ser observado sempre”, diz Rodrigo.

11. Não cuidar dos produtos de maquiagem

“É preciso verificar o prazo de validade e as instruções de cuidados de cada produto, o que geralmente vem informado na embalagem”, destaca Rodrigo.

“Ao comprar um pincel, adquira também o líquido que ajuda na limpeza do mesmo”, sugere o maquiador. “Essas limpezas devem ser feitas periodicamente, ou melhor, proporcionalmente ao uso do pincel: quanto mais usado, mais frequente será a sua limpeza”, finaliza Rodrigo Salles.

Continua após o anúncio

Fique atenta: se algum destes itens da lista ou todos eles fazem parte da sua rotina de make, mude seus costumes e siga boas dicas profissionais para conquistar uma maquiagem perfeita e sair sempre linda por aí!

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Assuntos: Maquiagem

Para você