11 dicas simples para parecer mais jovem

Os sinais do envelhecimento podem ser atenuados com truques básicos

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Thinkstock

Que mulher não deseja exibir por aí, diariamente, uma pele bonita e uma aparência mais jovem? E, sobretudo, que mulher não quer se olhar no espelho e sentir bem com o que vê?!

Não é por acaso que o envelhecimento é uma das maiores preocupações entre elas, especialmente, após os 30 anos. Porém, a boa notícia é que os sinais desse processo podem ser amenizados, e muito, com truques básicos que ajudam qualquer mulher a ter uma aparência mais jovem.

Abaixo você confere algumas dessas dicas – simples, porém, eficazes. Vale a pena anotar!

1. Durma bem

“O ato de dormir bem libera endorfinas que deixam a pele com aparência descansada”, afirma Maria Paula Del Nero, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Agora você já sabe: boas noites de sono são fundamentais para garantir uma pele mais bonita, sem olheiras e, automaticamente, com um aspecto mais jovem.

2. Fique atenta ao que come

Não é segredo para ninguém: a nossa alimentação está intimamente ligada à nossa aparência. “A dica é evitar gorduras – que podem aumentar a oleosidade da pele – e abusar das verduras e frutas ricas em antioxidantes, como cenoura, brócolis, tomate, maçã, laranja e acerola”, diz a dermatologista Maria Paula Del Nero.

3. Aposte nos truques da maquiagem

Produtos como bases e corretivos são eficazes para proporcionar uma aparência mais jovem ao rosto da mulher. Porém, ao final do dia é fundamental tirar toda a maquiagem.

“Uma boa sugestão é usar diariamente os ‘BB Creams’, que são bases com hidratante, protetor e antioxidantes”, diz a dermatologista.

4. Use protetor solar

A dermatologista Maria Paula destaca que todas as pessoas devem usar protetor solar diariamente, desde a infância (a partir dos seis meses).

Não é segredo para ninguém que a maioria das rugas e manchas é resultado da exposição ao sol. Dessa forma, é muito mais simples prevenir os danos – utilizando protetor desde sempre – do que consertá-los posteriormente.

5. Hidrate a pele

Aplicar o hidrante facial logo após o banho é uma boa maneira de manter uma pele mais bonita, com aspecto saudável. Isso vale para as mulheres de todas as idades! Mas conte sempre com a ajuda de um (a) profissional para indicar o melhor produto para você.

Os cremes anti-idade, de acordo com a dermatologista Maria Paula, podem ser usados por mulheres a partir dos 35 anos, como uma boa maneira de prevenir os sinais do envelhecimento.

6. Evite água muito quente

É difícil pedir a alguém que tome banho frio, ainda mais no inverno. Mas também não é preciso exagerar na temperatura da água!

Isso porque, com o passar dos anos, a pele demora mais para voltar ao seu estado original após um banho muito quente – que pode deixar sua pele com um aspecto vermelho e inchado. Sendo assim, tome banho com a água mais fresca que você puder tolerar!

7. Beba bastante água

Beber água é fundamental, inclusive para garantir uma pele saudável. Oito copos diários são o mínimo, mas a ingestão deve aumentar dependendo do seu nível de atividade. Por isso, siga sempre as instruções do seu médico ou nutricionista.

Não esqueça também de prestar atenção no consumo excessivo de sal, que causa inchaço (já que o sódio provoca retenção de líquidos).

8. Cuide de suas sobrancelhas

Sobrancelhas bem delineadas são fundamentais para valorizar os traços de todo o rosto da mulher – e não apenas do olhar. De nada adianta uma boa maquiagem, se esses pelinhos estiverem “fora do lugar”.

Quando estão bem feitas, as sobrancelhas “levantam” a área dos olhos, dando, automaticamente, uma aparência mais jovem e bonita à mulher.

9. Aposte na esfoliação

A renovação celular vai diminuindo com o envelhecimento, é por isso que a pele de algumas pessoas, muitas vezes, perde o brilho da juventude, dando lugar a um tom monótono, sem luminosidade.

Porém, as esfoliações suaves estimulam a renovação celular sem agredir a pele, devolvendo a ela um aspecto mais liso e brilhante.

“Sugiro às mulheres fazerem, na clínica profissional, esfoliações mecânicas (peeling de cristal) ou químicas (peelings) e hidratações uma vez ao mês”, diz a dermatologista Maria Paula.

10. Engrosse discretamente seus lábios

À medida que envelhecemos, nossos lábios ficam mais finos. A dica, então, é apostar em mais um truque de maquiagem!

Use um lápis de boca de cor correspondente à cor natural dos seus lábios para fazer uma linha um pouco mais grossa em torno deles. Depois, passe o batom e um pouco de gloss no centro da boca – dando a ideia de que ela é maior.

11. Invista num novo corte

Em alguns casos, o simples ato de cortar ou mudar o tom dos cabelos muda – para melhor – a aparência da mulher, dando a ela um ar mais jovial.

De forma geral, usar franjas, apostar em fios repicados e optar por cabelos mais escuros são as maneiras mais conhecidas para se alcançar esse objetivo. Porém, tudo varia de pessoa para pessoa. O mais indicado é procurar um hair stylist ou cabeleireiro de confiança que possa indicar o melhor corte e tom de cabelo para você.

Gostou das dicas para parecer mais jovem?! Coloque-as em prática a partir de agora!

Assuntos: Pele

Para você