10 usos inusitados para o lápis e a borracha escolar

Esses materiais escolares podem te ajudar a desemperrar o zíper da calça e até se transformar em um lindo porta-recados. Confira!

Escrito por Ana Carolina Gabriel

Foto: Thinkstock

Você sabia que alguns materiais escolares, como por exemplo, um lápis ou borracha, podem te ajudar em casa? Esses simples objetos são multitarefas e podem sim deixar o seu dia a dia muito mais prático e divertido. “Tanto na escola quanto em casa, eu uso esses materiais que temos em abundância para criar outros objetos inusitados! E o melhor: é bem legal usar a criatividade para criar outras funções”, comenta Arlete Codo, pedagoga. Veja como você pode aproveitar os benefícios desses objetos e criar outros acessórios:

Lápis

1. De diferentes marcas e formatos, são verdadeiras maravilhas nas mãos das crianças, já que com a grande cartela de cores, fica muito mais divertido fazer as tarefas de casa. Mas além de desempenharem papel fundamental nas lições do seu filho, eles podem virar marcadores de páginas em instantes. “Corte o EVA [material escolar emborrachado] no tamanho do lápis. Decore conforme sua preferência e envolva o lápis sob esse material. Você terá um marcador criativo e super personalizado”, ensina a pedagoga.

2. Ele também pode ser usado como prendedor de cabelo. “Com uma cola glitter, pinte todo o lápis. Se a tinta for em alto-relevo, melhor ainda. Você terá desenhos incríveis! Depois de seco, enrole o cabelo e coloque o lápis para prender”, sugere Arlete.

3. Para quem gosta de criar peças decorativas personalizadas, essa é uma boa opção. Com ajuda de uma cola quente, cole os lápis entre eles até formar o formato que você quiser. “É preciso tomar cuidado para não exagerar na quantidade de cola. Ao colocar, pressione os lápis por alguns instantes até ter certeza que ele não descolará”, indica a pedagoga.

Ideias para decorar usando lápis escolar. Foto: Reprodução

4. Com a correria diária, é preciso deixar bilhetinhos espalhados pela casa para avisos entre a família, não é mesmo? Que tal fazer um porta-avisos com os lápis? Para criar, utilize o mesmo processo na fabricação das peças decorativas. “Eu indico usar aqueles lápis recicláveis. Fica mais rústico e diferente!”, sugere Arlete.

5. Foi viajar e a lama grudou na sola do seu salto ou nos buraquinhos do tênis? E possível sim dar uma ajudinha na hora da limpeza! Passe o lápis sobre a sujeira grudada. Depois, só lavar a peça.

Borracha

1. Quando você coloca a chave para abrir a porta da sua casa, ela não desliza com facilidade? Então, experimente passar a borracha ao longo dos dentes da sua chave. Você conseguirá abrir com mais facilidade.

2. É possível limpar os desenhos feitos com giz de cera pelo seu filho nas paredes da sua casa. “Para não tirar a tinha da parede, passe uma borracha macia delicadamente”, diz a pedagoga.

3. Passe a borracha no zíper da sua calça que insiste em emperrar. Dessa maneira, ela irá lubrificar e você não terá mais problemas!

4. Pegue um elástico de cabelo, envolva-o na borracha e coloque no controle remoto. Quando ele cair, amortecerá a queda e evitará quebras.

5. Para não perder mais suas agulhas pela casa, espete-as em uma borracha grande e guarde na sua caixinha de costura.

Assim como com o lápis, é possível também usar a borracha para criar objetos decorativos exclusivos para sua casa.

A borracha pode ser esculpida e formar carimbos personalizados para decorar. Foto: Reprodução

Assuntos: Organização

Para você