10 truques de maquiagem que toda mulher deveria saber

Segredinhos ajudam a ter boca e olhos poderosos e uma linda pele usando maquiagem

Escrito por Mariana Bueno

Foto: Thinkstock

Que quase toda mulher é louca por maquiagem não é nenhuma novidade. Afinal, quem é que não gosta de poder usufruir de alguns pequenos truques para ficar ainda mais bonita? Seja para realçar a boca, os olhos, ou deixar a pele linda, sempre há um segredinho que pode ajudar a valorizar ainda mais a beleza natural.

1 – Elimine os sinais de cansaço

Depois de uma noite mal dormida, as olheiras são quase certas no dia seguinte. Para ajudar a diminuí-las e reduzir também o inchaço do rosto, a dica é molhar uma pequena toalha, deixá-la no freezer alguns minutos e, em seguida, colocar sobre a pele. Hidratar também é importante e, ao espalhar o produto, aproveite para massagear a pele. Na hora da maquiagem, disfarce o olhar cansado com corretivo um tom mais claro que a cor da base, de preferência em versões cremosas ou líquidas, que são mais fáceis de espalhar.

2 – Sobrancelhas uniformes

As sobrancelhas são a moldura do olhar e podem transformar a expressão do seu rosto. Por isso, mantê-las no formato certo é fundamental. Se você errou e acabou deixando algumas falhas, é preciso esperar crescer e, enquanto isso, corrigir com produtos específicos, combinam creme definidor, gel que ajuda a fixar, e cor, que deve ser próxima do seu tom natural. “É importante lembrar que esses produtos devem ser específicos para sobrancelha. Não adianta usar lápis ou sombra para o olho, pois possuem uma pigmentação diferente”, explica designer de sobrancelha Carla Barraqui, do Rio de Janeiro.

3 – Maquiagem natural

Para situações como o trabalho, por exemplo, o ideal é não parecer que está maquiada. A recomendação da hair stylist Meire Carriel, do Lo Studio Panamby, em São Paulo, é uma maquiagem básica, que realce os traços. O pó compacto pode ser dispensado e, no lugar dele, pode ser usada uma base de textura spray leve ou uma base de textura nude, oil free e com um acabamento matificado, para não deixar a pele marcada.

Na sequência, aplica-se um blush em tom neutro, corretivo e a máscara para cílios apenas para definição. O batom pode ser nude ou na tonalidade mate. E, se quiser, pode ser passada uma sombra mate tom bege em toda pálpebra móvel e próximo da sobrancelha.

4 – Boca volumosa

Nem todo mundo nasceu com a sorte de famosas como Angelina Jolie e Alinne Morais que, naturalmente, já possuem uma boca poderosa. Mas qualquer mulher pode conseguir esse efeito. A dica da maquiadora Vanessa Rozan, do Liceu de Maquiagem de São Paulo, é apagar o desenho dos lábios com corretivo e refazer o contorno de 1mm além do formato original com lápis de boca. Depois, aplique um batom com ácido hialurônico (que), especialmente os de cores vivas e cintilantes, que destacam os lábios e causam a ilusão ótica de aumento. Finalize passando um gloss no centro dos lábios inferiores.

5 – Olhos mais sexy

O olhar é a chave da sedução e caprichar neles é fundamental para garantir o sucesso da produção. Para deixá-los maiores, contorne a parte externa da raiz dos cílios superiores com um lápis cremoso, fazendo um traço em direção ao canto externo. Na parte externa use um pincel de precisão para arrastar o traço e fazer a ponta de gatinho. Algumas cores que ficam bem são berinjela, marrom escuro, preto e verde-musgo. Sombra num tom marrom médio nas pálpebras, sobre o lápis, complementa o visual. Para finalizar, use uma máscara de volume para os cílios.

6 – Cílios poderosos

Os cílios também merecem atenção e, mesmo os naturais, podem ganhar um efeito de postiços graças ao efeito do curvex. Basta pressioná-lo próximo à raiz dos fios por 5 segundos e, em seguida, levar até a metade do comprimento e apertar novamente, de leve. Depois disso, aplique a máscara, sempre apoiando a escova na base das pestanas e passando em direção às pontas, além de fazer alguns movimentos sutis na horizontal. Faça em três camadas: a primeira em toda a extensão, a segunda do meio para a ponta e a última apenas nos cílios do canto. Para os inferiores, use o pincel na vertical.

7 – Rosto definido

A dica é seguir o jogo de luz e sombra, deixando algumas regiões mais claras e outras mais escuras. Para saber quais áreas iluminar, a maquiadora sênior da MAC, Fabiana Gomes, ensina: “Em frente ao espelho, com uma fonte luminosa acima da cabeça, movimente-se e veja onde aparecem as sombras. São esses locais que devem ser escurecidos”, diz. Para afinar o rosto, use um pincel largo e aplique o pó seguindo a linha imaginária quem vai do alto das maçãs até o canto da boca e ilumine o centro da testa com corretivo líquido um tom mais claro que a pele. E, independente do tom de pele, o ideal é usar um pó solto dois tons acima da cor da base.

8 – Pele bronzeada

Não é preciso tomar sol para ficar com cara de quem se bronzeou. Alguns produtos podem ajudar a conseguir esse efeito. Para começar, escolha uma base até dois tons acima da sua pele. Com um pincel, aplique em todo o rosto e esfume bem a linha do pescoço, deixando uma transição natural. Um pó translúcido pode ser usado em pontos estratégicos, como testa, abaixo dos olhos, queixo e sobre o ossinho do nariz. Nas têmporas, em direção à boca, espalhe um pó bronzeador.

9 – Bonita a festa toda

Toda mulher sabe o quanto é frustrante fazer um belo make para algum evento e ainda na metade da noite a maquiagem começar a sair. Por isso, a preparação da pele é um passo essencial para fazer a maquiagem durar. O uso do primer, além de proteger a pele da própria maquiagem, ajuda na fixação e na uniformização da cor. Usar maquiagem de toque seco também é uma boa opção.

10 – Não se esqueça do pescoço

Base e pó com dois tons a mais que o tom da pele são necessários para deixar a maquiagem completa e uniforme. A dica da maquiadora Viviane Costa, do Studio de Beleza Sonia Nesi, no Rio de Janeiro, é pincelar minuciosamente na ponta do queixo e abaixo dele, deslizando o pincel.

Assuntos: Batom, Maquiagem

Dicas pela Web
Comentários