10 substituições para tornar sua alimentação mais saudável no verão

Saiba como aproveitar os dias de calor consumindo alimentos ricos em nutrientes e com menos calorias

Escrito por Juliana Prado

Foto: Thinkstock

Ah, o calor! Nesta época do ano parece que os dias ficam ainda mais repletos de momentos com amigos e familiares. Praia, festas e churrasquinhos aparecem com mais freqüência na agenda, e isso quase sempre resulta em fazer refeições de horas de duração, consumir bebidas cheias de açúcar e comidas gordurosas.

Para diminuir os efeitos de todos esses excessos, a nutricionista Marina Donadi preparou uma lista de substituições que vão ajudá-la a não deixar de curtir a diversão e, de quebra, consumir menos calorias e tornar sua alimentação no verão mais saudável. Confira!

1. Sorvete diferente

Não tem jeito: o sorvete está sempre presente no cardápio dos dias quentes. O problema é que você vai acabar consumindo açúcar, gorduras e calorias em excesso se fizer visitas freqüentes à sorveteria. Mas tudo tem solução! Que tal substituir o sorvete por uma opção simples indicada pela nutricionista Marina Donadi? É o sorvete de banana! Fica delicioso, pode ser feito em casa e é muito mais saudável! Basta picar bananas bem maduras, congelar e bater no liquidificador. Como a fruta tem um emulsificante natural, a banana ganha uma consistência cremosa e muito gostosa! Salpique canela para dar um toque ainda mais especial.

2. Iogurte refrescante

Outra boa opção para substituir o sorvete é deixar o iogurte natural no congelador e depois bater com frutas. O creme geladinho fica gostoso e deve saciar o desejo antes que você recorra à sorveteria.

3. Piquenique no parque

Nada mais gostoso do que reunir amigos e familiares para um delicioso lanche ao ar livre. Mas esse encontro pode contar com uma infinidade de opções doces, fritas, cremosas e… calóricas! Para desfrutar do momento sem fugir da boa alimentação, substitua os quitutes tradicionais por opções saudáveis! Uma bela salada de frutas é deliciosa e tem tudo a ver com os dias quentes. Se optar pelas frutas da estação, estarão docinhas e nem será necessário acrescentar açúcar.

4. Lanche saudável

Ao invés do tradicional lanche da tarde, com pães recheados, bolos e tortas, que tal preparar sanduíches naturais? Monte com pão integral, cenoura ralada e varie nos recheios: ricota, patê de atum, peito de peru ou peito de frango desfiado. Corte os sanduíches em quatro partes e tenha um delicioso lanchinho da tarde!

5. Aperitivo do bem

Ao contrário do que muitos pensam, a pipoca pode ser uma ótima opção de aperitivo, contanto que não venha acompanhada de óleo, manteiga ou muito sal. Uma maneira bem fácil de preparar é no micro-ondas: em um recipiente de vidro próprio para este forno, junte 5 colheres de milho para pipoca com 5 colheres de água e um pouco de sal. Cubra com filme plástico, faça furinhos para sair o vapor e coloque no micro-ondas em potência alta por cerca de 6 minutos (ou até ver que está parando de estourar). E pronto! Aí está um lanche delicioso, rico em fibras e carboidratos integrais para uma sessão de cinema em casa.

6. Refresco natural

Nos dias de calor, hidratar-se é essencial. Nessas horas, muitas pessoas procuram por refrigerantes ou sucos de caixinha. Pois estas, com certeza, não são as opções mais saudáveis. Os sucos de caixinha podem ter tanto açúcar quanto o refrigerante. E mesmo as versões light são carregadas de corantes, conservantes e adoçantes cheios de malefícios à saúde. Então, que tal substituí-los pelos sucos naturais? Algumas frutas dispensam até o uso de açúcar! Água de coco também é uma opção deliciosa e muito nutritiva para substituir os sucos industrializados e manter o corpo hidratado.

7. Churrasco leve

Com os dias quentes, seu calendário está repleto de festas na beira da piscina? Isso pode significar muitos excessos. Pois saiba que é possível tornar seu cardápio mais saudável! A opção indicada pela nutricionista Marina Donadi é fazer espetinhos de legumes. Eles ficam muito saborosos preparados na churrasqueira, e são opções muito mais leves do que as carnes. Para preparar, é fácil: alterne, no espeto, cubos de abobrinha, cebola, tomates, berinjela ou os legumes que preferir. Regue-os com azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Aí, é só levar à churrasqueira e esperar que fiquem macios e dourados.

8. Petisco light

Já os petiscos, como amendoins e salgadinhos, podem ser substituídos por palitinhos de cenoura com limão – uma opção gostosa e com pouquíssimas calorias! Basta cortar as cenouras em palitinhos e mergulhá-las na mistura de limão espremido, sal e um pouquinho de água.

9. Coquetel na praia

É difícil resistir a coquetéis refrescantes nos dias de calor, mas os copos de bebida podem somar muitas calorias. Para economizar algumas calorias, procure substituir as batidas com leite condensado por aquelas compostas somente de frutas. Além disso, troque o açúcar refinado por adoçante.

10. Sobremesa cremosa

Composta basicamente por água, a gelatina é uma ótima opção para o verão. Então, que tal substituir aquela sobremesa hipercalórica por uma receitinha gostosa e light feita com gelatina? Basta dissolver o pacotinho de gelatina diet do seu sabor favorito em 250ml de água fervente, esperar esfriar por completo e bater no liquidificador com 2 potes de iogurte natural desnatado. Espere gelar e pronto! Você terá uma sobremesa saudável e deliciosa!

O que achou das substituições? Com essas idéias, você já pode curtir o verão sem sair da dieta. Boa diversão!

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