Dinheiro e Carreira

10 maneiras de inspirar e motivar pessoas

Saiba como as habilidades de liderança podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas

Atualizado em 06.07.22

Foto: Thinkstock

É de senso comum acreditar que a capacidade de liderança de uma pessoa está associada à sua personalidade, forma de criação e até mesmo, genética. Muitos acreditam que existem aqueles que “nasceram para liderar”, são os “líderes natos”. Mito. Psicólogos afirmam que uma série de variáveis influencia a capacidade de liderança em um indivíduo, mas também defendem que liderar é algo que pode ser desenvolvido e aperfeiçoado nos seres humanos e não é uma habilidade inata, ou seja, não nasce com a pessoa.

Toda pessoa que tem capacidade para aprender novos comportamentos pode se tornar um líder. “Alguns têm mais facilidade para agir como líderes porque em sua história de vida tiveram oportunidade de agir como tal e foram bem sucedidos. Outras pessoas, já adultas que ainda não agem assim, podem desenvolver sim essas habilidades, e uma forma de se fazer isso é através da observação e da prática”, explica Luciano Carneiro, psicólogo clínico e organizacional, mestrando em Análise do Comportamento.

Dentre as qualidades de uma pessoa capaz de inspirar e motivar pessoas, Luciano, destaca algumas delas: “um líder precisa ser organizado, disposto a ouvir sua equipe, deve atuar de forma a servir sua equipe, no sentido de dar suporte a ela a fim de que o trabalho seja desenvolvido com qualidade”. Além disso, ser maleável, trabalhar em equipe e demonstrar gratidão são qualidades significativas de um líder. Conheça 10 maneiras de inspirar e motivar pessoas.

1. Esteja presente – trabalhe em equipe

Uma das coisas que motiva e inspira as pessoas é ver alguém fazendo da melhor forma possível a atividade que precisa ser realizada. Seja um trabalho para uma grande empresa, um serviço voluntário ou até mesmo em momentos de lazer as pessoas observam o comportamento daqueles que estão a sua volta e se sentem motivadas pelos que trabalham em equipe e que fazem o que precisa ser feito, sem negociações. O líder é aquele que está perto das pessoas e partilha do trabalho junto com sua equipe, grupo, comunidade.

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2. Demonstre gratidão

Reconheça a importância do trabalho e esforço realizado por aqueles que estão à sua volta. Elogie seus colaboradores. Demonstre sua gratidão e satisfação com o trabalho por meio de atitudes e palavras que demonstrem o quanto você está grato.

3. Ouça

Ouvir mais, falar o suficiente! Para motivar pessoas é preciso, antes, ouvir suas opiniões e impressões. “O líder precisa ouvir sua equipe no que tange a dificuldades encontradas ou sugestões de melhorias e estar disposto a encontrar soluções. Isso deixa as pessoas mais seguras e mais livres para realizarem seu trabalho”, afirma o psicólogo.

4. Seja maleável

Saiba adaptar seus projetos e ideias às condições do momento. Tenha um plano B, uma alternativa. Quando for necessário, reflita e mude de ideia.

5. Seja organizada

Uma pessoa desorganizada, que não cumpre os horários e compromissos, não responde seus e-mails e, não sabe onde os documentos estão arquivados não serve de inspiração e motivação! Quer exercer uma liderança positiva? Seja organizado e pontual.

6. Não seja autoritária

Na maioria das vezes a liderança está associada à ordens. Um bom líder é aquele se sabe usar a autoridade que tem para criar as condições para que os objetivos da equipe, e não os seus individuais, sejam alcançados. Mas é preciso entender que autoridade não é o mesmo que autoritarismo. O psicólogo Luciano Carneiro explica a diferença: “quando alguém age com autoridade, essa pessoa é capaz de influenciar pessoas a trabalharem em prol da meta ou objetivo estabelecido – o que trará benefícios ao coletivo. Quando se age com autoritarismo, o foco são necessidades individuais daquele que manda e muitas vezes desconsidera a habilidade daquele que deve “obedecer” às ordens”.

7. Aprenda a facilitar

“De forma geral, o líder precisa estar atento às necessidades das pessoas ao seu redor e propor alternativas para que essas necessidades sejam supridas. Assim, sua equipe tem condições de ser responsiva às suas orientações e pode trabalhar motivada em busca dos objetivos estabelecidos”, explica Carneiro.

8. Espelhe-se em alguém

Todos foram liderados em algum momento de sua vida. Pais, professores, chefes são líderes que, em cada fase do desenvolvimento exercem papel importante. Fato é que algumas lideranças influenciam de maneira positiva, outras não devem ser utilizadas como inspiração. “A pessoa precisa observar seus próprios comportamentos para que possa ver o que já faz de interessante (no que diz respeito a liderança) e o que precisa melhorar. É importante também ter um outro líder como referencia positiva, ou seja, observar que comportamentos aquele líder apresentou ou apresenta e que resultados ele obteve/obtém com isso”, afirma o psicólogo.

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9. Amplie sua visão

Um líder eficaz é capaz de compreender a importância de determinadas ações porque ele prevê resultados em longo prazo. “Normalmente, pessoas que não atuam como líderes estão focadas no resultado imediato de seu trabalho, enquanto o líder tem seu foco, por exemplo, no impacto que o trabalho de uma pessoa vai ter sobre o trabalho da outra e qual será o possível resultado final desse trabalho”, explica Luciano. Essa habilidade permite ao líder oferecer o suporte adequado aos membros de sua equipe.

10. Forneça feedback

“O líder também precisa fornecer feedback. Seja qual for a atividade, independente do contexto, as pessoas precisam ser informadas sobre seu desempenho: O que está bom? Por quê está bom? O que pode ser melhorado? De que forma pode ser melhorado? Qual é a expectativa do líder para essa pessoa? O feedback é uma oportunidade do líder ressaltar os resultados positivos do trabalho de uma pessoa, o que naturalmente traz satisfação a ela”, explica Carneiro.

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina desde 2009. Casada há um ano e apaixonada por escrever sobre assuntos de saúde, casa, comportamento e noivas.