10 exercícios que ajudam a perder a barriga

A dica é associar o treinamento de força com o aeróbico, e fazer exercícios específicos para fortalecimento do abdômen

Escrito por

Foto: Thinkstock

Publicidade

Ter o corpo em forma, atualmente, é o desejo de muitas mulheres. E essa ideia inclui, inclusive, uma barriga “sequinha” e, de preferência, “definida”.

Certamente, alcançar esse resultado não é tão simples assim, porém, a boa notícia é que alguns exercícios feitos em academia podem, sim, ajudar as pessoas que querem perder aquela barriguinha indesejada.

Tássia Martins, professora de educação física da Academia Contours, destaca que, para perder a barriga, o ideal é associar o treinamento aeróbico com o treinamento de força. “E, para fortalecer o abdômen, podemos realizar alguns exercícios específicos”, diz.

Abaixo a profissional cita alguns desses exercícios ideais para fortalecer o abdômen e, consequentemente, para ajudar a mulher a perder barriga. “É interessante realizar 3 séries com 20 repetições, respeitando um intervalo de 30 segundos entres as séries”, acrescenta Tássia.

Exercício 1

Em um colchonete apoie as costas, mantenha os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. Mantenha as mãos atrás da cabeça e realize a flexão do tronco. Faça 5 movimentos e em seguida mantenha o tronco flexionado por 10 segundos.

Exercício 2

Mantenha os joelhos em um ângulo de 90 graus apoiando os pés em um banco, mantenha as mãos atrás da cabeça e realize o movimento de flexão do tronco levando o ombro em direção ao joelho, alternadamente.

Exercício 3

Publicidade

Apoie as costas em uma prancha em declínio e realize flexão de tronco.

Exercício 4

Apoie as costas em uma bola suíça mantendo os pés no solo e realize flexão do tronco.

“Realizar exercícios utilizando a bola suíça ajuda a perder a estabilidade, gerando assim, a contração de diversas musculaturas para manter o equilíbrio. Esse processo aumenta o gasto calórico, além de ajudar a fortalecer principalmente a região abdominal lombar e melhorar a postura”, destaca Tássia Martins.

Exercício 5

Apoie as costas em um colchonete, segure a bola suíça entre as mãos, mantenha os MMSS e MMII (membros superiores e inferiores) estendidos. Aproxime os MMSS e MMII realizando a flexão de tronco.

Exercício 6

Apoie as costas em uma bola suíça, segure um bastão entre as mãos e mantenha os braços estendidos, encoste a ponta do bastão no solo, alternando o lado.

Exercício 7

Publicidade

Apoie os cotovelos sob a bola suíça e mantenha o tronco alinhado e as pernas estendidas. Faça 3 séries de 20 segundos.

Exercício 8

Apoie as mãos no chão e estenda os braços, mantenha as pernas apoiadas sob a bola suíça e realize o movimento flexionando e estendendo os joelhos.

Exercício 9

Deitado em um colchonete mantenha MMII (membros inferiores) estendidos, segure a bola entre as pernas e eleve o quadril.

Exercício 10

Segure no espaldar, mantenha a suspensão, e flexione o quadril mantendo os braços estendidos e joelhos flexionados.

Orientação profissional

Os exercícios citados ficam como dicas importantes, porém, vale ressaltar que toda atividade física deve ser supervisionada por um profissional da área. Conserve sempre com o seu professor a respeito dos seus objetivos e siga corretamente as orientações que ele passar para alcançar bons resultados.

Beleza e saúde

O acúmulo de gordura na região abdominal é algo muito indesejável, não só por um motivo estético, mas também por uma questão de saúde. Nenhum exercício físico, porém, fará com que a pessoa conquiste a “barriguinha” ou corpo desejado, se ela não seguir uma dieta balanceada.

É muito importante, então, que a pessoa cuide-se neste sentido também, escolhendo bons alimentos e evitando aqueles que somente oferecem resultados negativos à sua beleza e saúde: frituras, refrigerantes, doces, industrializados, entre outros, que estão na lista dos produtos que mais provocam o aumento da barriga.

Publicidade

Tanto para se sentir bem com sua aparência, como para manter uma vida saudável, a pessoa deve unir a prática de atividades físicas a uma alimentação balanceada. Dessa maneira, com certeza, ela alcançará os resultados positivos que tanto deseja!

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.