10 alimentos capazes de prevenir o câncer

Pesquisas revelam que vários alimentos encontrados na sua cozinha contêm componentes que podem manter a doença bem longe

Escrito por Priscila Domingos

Foto: Thinkstock

Não é segredo: uma alimentação adequada é parte essencial de um estilo de vida saudável. Os alimentos que você ingere podem ajudar a proteger o organismo inclusive contra doenças como o câncer.

Embora o aparecimento da doença esteja em parte ligado à herança genética, sabe-se hoje que alguns hábitos aumentam as chances de aparecimento do câncer. Entre estes comportamentos de risco, os principais são o tabagismo, exagero no consumo de álcool, vida sedentária e alimentação pouco saudável. “A alimentação é um fator modificável, daí a importância de alertar e orientar as pessoas sobre algumas mudanças potencialmente benéficas”, aconselha a nutróloga Dra. Fernanda Schettino, do Hospital Oncomed, especializado no tratamento de câncer.

A lista abaixo foi feita para ajudar você a decidir melhor o que colocar no prato e contêm 10 alimentos capazes de prevenir diversos tipos de câncer, conforme levantamento feito pela fundação americana Curar o Câncer.

1. Abacate

O abacate contém um nutriente chamado glutatoína, um poderoso antioxidante que ataca os radicais livres – os quais têm sido apontados como um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento do câncer e de doenças cardiovasculares.

Os pesquisadores acreditam que o abacate pode proteger contra o câncer oral e de garganta, além de também ser útil no tratamento das hepatites.

2. Uvas

Uvas vermelhas contêm poderosos antioxidantes que protegem o organismo contra o câncer e, de quebra, combatem o envelhecimento. As uvas são também uma fonte rica de resveratrol, que inibe as enzimas que podem estimular o crescimento de células cancerosas.

Mas, lembre-se: para aproveitar todos os benefícios, é preciso comer a casca e, se possível, a semente também.

3. Soja

A soja e seus produtos derivados contêm proteína, baixo teor de açúcar, óleo nutricional, fibras e muitos outros nutrientes importantes para o funcionamento do organismo. Isto, por si só, já seria suficiente para você decidir incluir este alimento no seu cardápio.

Mas há outros benefícios! Estudos indicam que alimentos à base de soja integral ajudam na prevenção de vários tipos de câncer, como os do pulmão, do colo do útero, dos intestinos, do estômago e da próstata. As isoflavonas da soja, classificadas como fitoestrógenos, são apontadas como os principais compostos presentes na soja capazes de prevenir o aparecimento de vários tipos da doença.

4. Batata doce

As batatas doces contêm muitas propriedades anticancerígenas. Uma delas é o beta-caroteno, antioxidante capaz de prevenir o dano a membranas celulares quem favorecem o desenvolvimento da doença.

5. Brócolis

O brócolis contém bioflavonóides e antioxidantes que bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução de tumores. Ele também é capaz de melhorar a ação de enzimas protetoras, prevenindo contra o câncer.

O vegetal é rico em sulforano, uma substância química com capacidade cientificamente comprovada de eliminar toxinas que originam células cancerosas. Outro vegetal que também produz esse efeito é a couve-flor.

6. Tomate

Especialistas apontam o tomate como um dos melhores alimentos para combater o câncer de próstata. Isso acontece porque o tomate é rico em licopeno, uma substância que atua como antioxidante e combate os radicais livres que alteram o DNA das células. Melancias, e pimentas também contêm esta substância, mas em quantidades menores.

7. Cenoura

A cenoura é outro alimento importante na luta contra o câncer. Os pesquisadores descobriram que o falcarinol presente na cenoura é capaz de reduzir as chances de um indivíduo desenvolver a doença. No entanto, os testes foram realizados com o alimento cru e, portanto, ele dever ser consumido preferencialmente assim.

Além disso, a cenoura também é fonte de beta-caroteno, o que pode ajudar a reduzir as chances de desenvolvimeno de vários tipos de tumores no pulmão, boca, garganta, estômago, intestino, bexiga, próstata e mama.

8. Alho

O alho contém, com comprovação científica, uma riqueza de nutrientes como vitaminas (A e C), potássio, fósforo, enxofre e 75 diferentes compostos sulfurados. Com tantos nutrientes, ele fortalece o sistema imunológico, aumentando a atividade das células de defesa (os leucócitos). Assim, ele pode inibir diretamente o metabolismo da célula cancerosa, prevenir a ativação e a reprodução das mesmas.

Também há estudos indicando que o alho é capaz de aumentar os níveis de glutationa S-transferase, uma enzima que auxilia o fígado no processamento de substâncias tóxicas que são agentes cancerígenos. Nos Estados Unidos, o Instituto Nacional do Câncer estabelece uma relação entre o consumo de alho e a diminuição do risco de câncer de estômago, esôfago, pâncreas e mama.

9. Açafrão-da-terra

Também conhecido como cúrcuma, é uma planta da família do gengibre muito utilizada na culinária – é o componente que dá ao tempero curry sua cor amarelada. Estudos têm demonstrado também aplicação medicinal na prevenção e cura do câncer.

A responsável por isso é a curcumina, princípio ativo do açafrão. Ela inibe a proliferação das células doentes, impedindo o crescimento do tumor. Além disso, ajuda o organismo a destruir células cancerosas.

10. Alecrim

Seja usado como tempero ou chá, o alecrim ajuda a aumentar a atividade das enzimas de desintoxicação. Suas folhas são ricas em antioxidantes, que protegem as células contra radicais livres – responsáveis pelo aparecimento do câncer.

É importante alertar que a ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui a boa alimentação. “Os nutrientes exercem papel protetor quando consumimos através dos alimentos”, adverte a médica Fernanda Schettino.

Se você não ainda não incluiu estes itens no seu cardápio, pode fazer isso hoje mesmo. A adoção de uma alimentação saudável contribui não só para a prevenção do câncer, mas também de doenças cardíacas, obesidade e outras enfermidades como colesterol e diabetes.

Assuntos: Alimentação, Câncer

Para você