Dicas de Mulher Dicas de Saúde

10 alimentos anti-idade que você deve incluir na sua dieta

Veja como retardar o processo de envelhecimento consumindo os alimentos adequados

em 11/09/2014

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

O envelhecimento precoce muitas vezes é desencadeado pela má-alimentação. Consumir fast-food exageradamente e outros alimentos que não são bons para sua saúde podem fazer com que seu corpo envelheça mais depressa. Para evitar que isso aconteça e ainda desacelerar o processo natural de envelhecimento é necessário ter uma dieta balanceada e comer os alimentos certos para esse propósito. Confira nossa lista de 10 alimentos anti-envelhecimento:

1 – Melancia

Tanto as sementes quanto a polpa da melancia são ótimas aliadas na luta contra o envelhecimento. A polpa contém vitaminas A, B e C enquanto a polpa contém selênio, gorduras essenciais, zinco e vitamina E. Estes nutrientes presentes na melancia ajudam no combate ao envelhecimento e aos danos causados pelos radicais livres.

2 – Castanhas e sementes

A maioria das castanhas e sementes contém quantidades essenciais de minerais, como as nozes e a castanha-do-pará, a qual é considerada uma semente. Embora as nozes tenham alto teor calórico, elas são ricas em potássio, magnésio, ferro, zinco, cobre e selênio. Incluindo castanhas e sementes em sua dieta você melhora o funcionamento dos sistemas digestivo e imunológico o que faz com que sua pele fique mais bonita e ainda ajuda a prevenir o câncer.

Acredita-se também que as castanhas auxiliem no controle dos níveis de colesterol no organismo. Porém, evite comer as castanhas quando estão rançosas (amargas) porque nesse estágio elas podem desencadear a ação dos radicais livres.

3 – Canela

Alguns estudos comprovam que a canela pode reduzir o colesterol e a sensação de fadiga. Além disso, a canela é responsável por melhorar a função cognitiva e a memória e ainda diminuir as dores de artrite. Sendo assim, recomenda-se incluir meia colher de chá de canela por dia em alguma das refeições.

4 – Alcachofra

Apesar do fato de a maioria das pessoas preferirem comer a parte do meio da alcachofra, suas folhas também são muito ricas em nutrientes e são extremamente saudáveis para seu organismo. As alcachofras são os vegetais que mais contêm antioxidantes e ainda têm alta concentração de potássio, o que mantém o seu coração saudável por mais tempo.

5 – Lentilha

Para manter sua pele bonita e firme é importante consumir proteínas e fibras. A lentilha contém não só proteínas e fibras como também é um alimento de baixa caloria, o que faz com que ela seja uma interessante alternativa à carne. Além de deixar você mais bonita, o consumo regular de lentilha também auxilia na diminuição do colesterol.

6 – Romãs

As romãs fazem tão bem para a beleza que já foram parar até nos cremes para o rosto. Elas são excelentes armas contra os danos causados pelos radicais livres, além de conter antioxidantes, vitamina C e inúmeras outras vitaminas e minerais essenciais para sua beleza. As romãs ainda ajudam na prevenção de câncer e auxiliam na diminuição do colesterol.

7 – Berries (bagas)

As bagas são frutos que além de terem uma forma bonita, também ajudam você a manter sua beleza por mais tempo. Alguns destes frutos contêm fitoquímicos, conhecidos como flavonoides que são poderosos agentes antioxidantes e protegem você da ação dos radicais livres e retardam o envelhecimento. Entre as bagas consideradas antiidade estão mirtilos, groselhas, uvas pretas e amoras.

8 – Batatas

As batatas são ricas em ácido hialurônico, que atualmente é muito utilizado em tratamentos estéticos. O ácido hialurônico contido na batata também pode ser encontrado no colágeno e na elastina, presentes no nosso organismo. Portanto, comer batatas é uma maneira natural de manter sua pele e seu corpo sempre jovens.

9 – Salmão

Os principais compostos do salmão que ajudam a retardar o envelhecimento são o ômega-3, a vitamina D e as gorduras saudáveis. Além de hidratar e manter a pele livre de machas, o consumo regular de salmão ainda ajuda a diminuir inflamações.

10 – Vegetais crucíferos

Entre os vegetais crucíferos, destacam-se a couve, o repolho, a couve-flor, o brócolis, o nabo, o rabanete e o agrião. Quando presentes na sua dieta, este vegetais auxiliam na luta contra as toxinas e na prevenção do câncer. Prefira sempre consumi-los crus ou levemente refogados para que suas enzimas não percam o efeito positivo que podem ter em sua saúde e beleza.

Além de consumir estes alimentos, você pode também manter outros hábitos que ajudam a desacelerar o envelhecimento natural, como: praticar atividade física regular, beber bastante água, dormir no mínimo oito horas por dia, usar cremes firmadores, consumir colágeno e nunca se expor ao sol sem protetor solar e/ou chapéu.

Com estas dicas você pode envelhecer sem medo de parecer mais velha do que realmente é e ainda parecer mais jovem do que outras mulheres da mesma idade. Vale a pena o esforço, afinal, além de te deixar bonita, estes alimentos são um presente à sua saúde.

Comentários
Dicas relacionadas