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Você sabe o que são alimentos termogênicos?

A princípio o nome pode parecer estranho, mas saiba que estes alimentos podem ser grandes aliados na queima de calorias

em 05/09/2013

Quem está com alguns quilinhos extras e sofre para conquistar o corpo perfeito com certeza já pensou que seria bom se existisse uma forma de queimar calorias fazendo o menor esforço possível. E melhor ainda, acabar com a gordura sem precisar “fechar a boca” adotando dietas radicais.

Por mais contraditório que possa parecer, o fato é que comer queima calorias. Mas é claro, não são todos os alimentos que exercem essa função no organismo, apenas os chamados termogênicos. A princípio o nome pode parecer estranho, mas saiba que estes alimentos podem ser seus grandes aliados.

Qual o efeito dos alimentos termogênicos no organismo?

Estes alimentos possuem um efeito térmico (ou de termogênese), que induzem o corpo a gastar energia durante o processo digestivo. Quanto mais difícil a digestão, maior a estimulação do efeito térmico do alimento e, consequentemente, maior o gasto de calorias. Já os alimentos com baixo efeito térmico são consumidos mais rapidamente e provocam um aumento no depósito de gordura do corpo.

Os alimentos termogênicos são responsáveis por 10% do gasto total de energia durante a digestão. Dependendo da composição da dieta, os valores do efeito térmico dos alimentos podem variar, sendo bem maiores após o consumo de carboidratos e proteínas do que após a ingestão de gordura, por exemplo.

Quando os alimentos possuem condimentos, o efeito térmico se prolonga ainda mais e assim, mais calorias são queimadas.

Conheça alguns alimentos termogênicos

Na lista dos termogênicos estão alimentos muito saborosos e que são facilmente encontrados nos supermercados. Com certeza você já utiliza alguns deles e nem sabia que são tão poderosos. Podemos citar: pimentões, pimenta vermelha, mostarda, gengibre, canela, linhaça, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi. A cafeína, o guaraná, chá verde e até a água gelada também estão na lista, junto com as gorduras vegetais, gorduras de coco e produtos derivados do chocolate.

E atenção, deixar de ingerir outros alimentos para dar preferência apenas aos termogênicos na intenção de queimar grande quantidade de calorias não é uma boa ideia. Quem realmente deseja emagrecer deve fazer uma dieta balanceada, sem muitas restrições e que combine corretamente quantidades e tipos diferenciados de alimentos.

O ideal é incluir os alimentos termogênicos no cardápio do dia-a-dia, num plano alimentar bem elaborado. Consumir somente estes alimentos na tentativa de aproveitar ao máximo seus benefícios pode ser perigoso e levar a uma deficiência de nutrientes importantes e que são úteis para que o corpo funcione bem.

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