Vida agitada versus alimentação saudável

Pequenas atitudes podem melhorar a qualidade de vida

vida agitada versus alimentacao saudavel Vida agitada versus alimentação saudável

Foto: Thinkstock

Quem já não passou pela situação de estar voltando para casa no fim do dia morrendo de fome e parou no caminho para comprar um sanduíche? Ou mesmo no meio da tarde indo para uma reunião, ataca um chocolate, bolachas e depois ficar se recriminando pelas bobagens que comeu durante o dia, sentindo-se culpado quando a calça não fecha?

Pois é, essa situação descrita acima é muito comum a muitas pessoas, que não tem tempo ou não conseguem se organizar para comer de forma saudável. O que será que acontece na vida dessas pessoas que não conseguem priorizar a si mesmas, sendo consumidas pelas diversas atividades que precisam desempenhar durante o dia?

Como consequencia da rotina da vida diária, os sintomas resultantes do estresse estão sendo tratados como uma síndrome e já estão sendo reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como mal do século. Cansaço, irritação, baixo apetite sexual, dificuldade de concentração e resfriados consecutivos. Esses incômodos estão cada vez mais frequentes em quem leva uma vida corrida e cheia de cobranças e caracterizam a síndrome do século.

Não temos tempo para nada que nos dá prazer, e nesse circulo vicioso que nossa rotina nos impõe acabamos não tendo tempo para comportamentos que nos leva a ter qualidade de vida e boa alimentação.

Para as pessoas que vivem presas a reuniões, palestras, atividades profissionais que exigem muito comprometimento faltando tempo, é necessário desenvolver algumas estratégias para se alimentarem com qualidade, atitudes simples que exigem um pouco de organização e disciplina.

Dicas interessantes:

  • Organize um dia da semana para ir ao supermercado fazer as compras, mas para não ficar na mão durante a semana, lembre-se de comprar alimentos fáceis como frutas, iogurtes, barras de cereal;
  • Prepare sempre os lanches para o meio da manhã e da tarde já no dia anterior, para não colocar a culpa na correria da manhã;
  • Tenha sempre em casa alimentos fácies de serem ingeridos, para que quando estiver no trânsito, em um compromisso externo, no trabalho tenha a mão algo de qualidade que possa comer;
  • Escolha sempre restaurantes que tenham várias opções saudáveis;
  • No caso de trabalhar perto de locais sem bons restaurantes, vale levar sua própria marmita, garantindo sua alimentação saudável;
  • Lave sempre as verduras e deixe alimentos fáceis de preparar na geladeira.

Todas essas dicas dependem de um aspecto que é fundamental, a organização e a disciplina, aspectos esses que são motivados pelo desejo de manter-se saudável. Tudo em nossa vida precisa ter equilíbrio, pois quando damos muita ênfase a uma área de vida e deixamos outra de lado, sofremos as consequências posteriores.

Lembre-se do exemplo do amigo que se dedica quase exclusivamente ao trabalho, para constatarmos o quanto se queixa de estar acima do peso, da namorada que caiu fora, enfim, um quadro de desequilíbrio e falta de bom senso.

Desta forma, como em tudo em nossa vida a organização e a disciplina é importante, com a alimentação não é diferente, então os convido a refletir sobre esse aspecto e cuidar para que tenha bons hábitos que levarão ao bem estar e qualidade de vida.