Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Velaterapia: o fim das pontas duplas através da chama da vela

O tratamento promete ainda deixar os cabelos mais fortes e menos quebradiços

em 10/09/2014

Velaterapia nos cabelos da blogueira Lalá Rudge. Foto: Reprodução

Quem imaginaria que a vela, além de iluminar e decorar ambientes, também poderia ser usada para tratar os cabelos?!

A velaterapia é uma técnica que, por meio da chama de uma vela, elimina as pontas duplas dos fios. E que tem feito, inclusive, muito sucesso entre as famosas (veja mais abaixo). De acordo com Viviane Siqueira, hairstylist do Pierre Louis Coiffeur, é um procedimento antigo, mas que atualmente está sendo muito utilizado.

“A técnica consiste, basicamente, em queimar as pontas duplas, de modo que o cabelo cresça mais forte e encorpado. Quando os fios entram em contato com a chama da vela, os canais por onde penetram as vitaminas e nutrientes são desobstruídos, nutrindo-os”, explica a hairstylist. “Além da nutrição, o procedimento faz com que todas as pontas duplas, inclusive aquelas que não podem ser alcançadas pela tesoura, sejam queimadas. Desta forma, a fibra de queratina sela cada fio que foi submetido ao calor”, acrescenta.

A hairstylist Viviane diz que a técnica é, aparentemente, simples: “separa-se o cabelo em mechas torcidas e depois passa-se a chama da vela no cabelo rapidamente”, explica. Porém, o procedimento pode ser feito somente por profissionais, que têm experiência com esse trabalho! Caso a pessoa tente fazer em casa, é muito grande o risco de queimar os fios e até de se queimar!

Indicações e contraindicações

De acordo com a hairstylist Viviane, a velaterapia é indicada para as mulheres com dificuldades em fazer o cabelo crescer, com fios muito ressecados, porosos e com pontas duplas. “Não existem proibições. Mas a técnica não é indicada para mulheres que têm cabelos curtos”, acrescenta.

Periodicidade e custo

Para a hairstylist Viviane, o procedimento deve ser feito de cinco em cinco ou de seis em seis meses, de acordo com o cabelo da cliente.

Ainda de acordo com a profissional, o valor da velaterapia gira em torno de R$800, podendo variar de acordo com a cidade e salão onde será realizado o tratamento.

Outros tratamentos para reparar as pontas

Além da velaterapia, existem outros tratamentos que prometem acabar com as pontas duplas. “Existem vários tratamentos cosméticos que são indicados, como o botox capilar e reconstruções capilares. Para prevenir pontas duplas, o uso de leave-ins e silicones nos fios pode ser bastante eficaz”, explica a hairstylist Viviane.

Famosas que aderiram à velaterapia

Recentemente, Preta Gil compartilhou, na sua conta do Instagram, uma foto do procedimento. “Fazendo vela no meu cabelo para ele ficar bafônico!”, escreveu a cantora, o que animou muitas fãs e mulheres, em geral, a apostarem na técnica. A atriz Carol Magalhães também postou uma foto da técnica em seu Instagram.

Preta Gil / Carol Magalhães. Foto: Reprodução / Instagram

A atriz Cláudia Rodrigues também mostrou que é adepta da velaterapia com fotos no seu Instagram. E a blogueira Lalá Rudge apostou na técnica e mostrou as fotos do procedimento em seu blog.

Cláudia Rodrigues / Lalá Rudge. Foto: Reprodução / Instagram

Além delas, Cleo Pires, Ingrid Guimarães e Isabeli Fontana também declararam fazer velaterapia algumas vezes por ano.

E você, se interessou pela velaterapia? Lembre-se, em primeiro lugar, de que ela deve ser feita, necessariamente, por um profissional com experiência na técnica. Só assim não oferecerá riscos e trará bons resultados!

Comentários
Dicas relacionadas