Varizes: prevenção e tratamento

Saiba como evitar e tratar as varizes para ficar de bem com as suas pernas e desfilar por aí com elas à mostra

Por Deborah Busko
Atualizado em 21/10/2013 15:46

varizes prevencao tratamento 1 Varizes: prevenção e tratamento

Passar muito tempo na mesma posição, peso acima do ideal, vício em cigarro e vida sedentária. Se você se encaixa neste perfil, cuidado: são as características ideais para o surgimento das varizes. Além dos fatores citados, a hereditariedade também conta. Se alguém da família tiver o problema, aumenta mais ainda a chance de desenvolver a doença.

As varizes também aparecem nos homens, mas são as mulheres as mais fortes candidatas. E tudo por causa dos hormônios femininos, que são inimigos das veias. Um dos aliados na prevenção da gravidez, também é responsável pela doença. O anticoncepcional interfere na circulação sanguínea e com isso, o risco de ter varizes é maior.

O que são varizes?

A circulação no nosso corpo funciona assim: o coração bombeia o sangue para dentro das artérias, responsáveis por transportar o sangue para o resto do corpo. As veias fazem o caminho de volta, levando o sangue do corpo para o coração. Em algumas pessoas, as veias ficam dilatadas e formam as varizes.

Os sintomas das varizes são dor, sensação de peso e cansaço nas pernas, pés e coxas, que também ficam inchados. Por serem bem visíveis, as varizes incomodam as mulheres principalmente na hora de deixar as pernas à mostra. Numa fase mais avançada, elas podem causar manchas na pele e o endurecimento das veias, chegando até a formar feridas.

Nos dias de calor intenso, no período próximo ou durante a menstruação e durante a gravidez os sintomas podem piorar. Ficar de “pernas pro ar” depois de passar um longo tempo em pé ou sentada pode amenizar o desconforto, mas as varizes devem ser tratadas como doença e não apenas como um problema estético. Hoje em dia não faltam tratamentos para varizes. Mas apesar das diversas opções, o melhor caminho ainda é a prevenção.

Para evitar

A prevenção das varizes não é muito complicada e inclui cuidados simples, que também evitam outros problemas que afetam a saúde feminina. É preciso fugir da vida sedentária e manter o peso ideal através de uma dieta balanceada. Fazer exercícios é essencial. Vale caminhar, pedalar, correr, fazer hidroginástica, musculação.

Entram na lista de cuidados de como evitar varizes não usar roupas justas demais, que dificultam a circulação e a exposição prolongada ao sol e ambientes muito quentes. Se você trabalha sentada, tente levantar a cada 30 minutos para movimentar as pernas.

Como tratar as varizes

Se você sofre com sintomas intensos, é hora de procurar um especialista para um tratamento das varizes. Nas varizes menores, que costumam ser avermelhadas, o indicado é fazer a escleroterapia. A técnica seca as micro-varizes através da aplicação direta de substâncias químicas ou laser, que costuma ser uma opção mais eficiente.

Já no caso de varizes maiores, a solução é operar. As veias que estão doentes não colaboram para a circulação, portanto podem ser retiradas. A cirurgia de varizes remove essas veias, aliviando os sintomas e melhorando a estética da paciente.