Unhas: mitos x verdades

Diferencie o que é fato do que é apenas crença popular quando se trata da beleza e da saúde das unhas

Por Andressa Dias
Atualizado em 03/09/2013 10:04

unhas mitos verdades Unhas: mitos x verdades

Praticamente toda mulher tem algo a dizer sobre unhas. Mas quem garante que o que se diz sobre as unhas nos salões e rodas de amigas por aí é realmente verdade? Especialistas revelam o que não passa de crença popular e o que é fato em relação às unhas, confira.

Os mitos sobre as unhas

Algumas mulheres acreditam que as unhas ficam mais fracas quando elas as lixam ou cortam, mas isso não passa de um mito. As unhas são cortadas e lixadas em suas extremidades e essa região da unha já é madura e desenvolvida, portanto isso não altera sua estrutura e muito menos sua saúde.

Outra crença que não é verdadeira sobre as unhas é a de que cortar as unhas onde começa a parte com “carne” é a melhor forma para ter unhas bonitas. Isso não é verdade. É melhor cortar um pouco longe da carne, para evitar cortar essa parte de carne ou ainda provocar o descolamento da unha.

Pintar as unhas com esmalte escuro não deixa as unhas mais escuras e nem faz com que elas cresçam mais rápido. As substâncias que escurecem as unhas estão presentes em esmaltes de diversas cores, por isso não são apenas os escuros que as deixam também mais escuras, mas sim o seu uso prolongado. Também não há nada na composição dos esmaltes que faça as unhas crescerem mais rápido, isso é apenas um mito.

As unhas também não precisam ficar longos tempos sem esmaltes para que elas respirem. As unhas são feitas de células mortas e por isso não há a necessidade. O que realmente danifica as unhas é o que compõe alguns esmaltes, que são as mesmas substâncias que acarretam em seu escurecimento. Por isso, é preferível utilizar esmaltes que não contenham estes componentes.

Verdades sobre as unhas que você precisa saber

Quanto ao formato das unhas, cada um favorece as unhas de uma maneira diferente. O formato quadrado é ideal para as unhas dos pés, pois isso diminui as chances delas encravarem. Já nas unhas das mãos, o formato oval é o mais indicado para quem tem unhas quebradiças, porque este formato dificulta a quebra dos cantinhos.

As acetonas fazem mal para as unhas sim. Elas deixam as unhas esbranquiçadas e enfraquecidas. É bom evitar usá-las e retirar o esmalte das unhas apenas com removedores sem acetona.

Outra verdade sobre as unhas é que é possível pegar hepatite no salão de beleza. Para evitar contrair a doença leve seu próprio kit e não compartilhe seus utensílios de limpeza das unhas com ninguém.

É verdade também que é bom evitar retirar as cutículas. O correto é apenas empurrá-las. Cortando as cutículas as unhas ficam desprotegidas dos fungos e bactérias e ficam mais propensas a sofrer com os males que podem causar.

Outro fato sobre as unhas é que não se deve deixa-las úmidas por muito tempo porque isso pode provocar o aparecimento de micoses. Sempre após o banho e após lavar as mãos ou trabalhar com água, seque bem as unhas e entre os dedos para que não fiquem excessivamente úmidas.

Agora que você já sabe o que é verdade e o que é mito sobre as unhas, o próximo passo é seguir as dicas e se livrar dos perigos, mantendo suas unhas sempre saudáveis e bonitas.