Tudo sobre Fibromialgia

Saiba mais a respeito da doença que causa dores musculares crônicas e tem as mulheres como principais vítimas

Por Deborah Busko
Atualizado em 13/07/2011 12:09

fibromialgia Tudo sobre Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença caracterizada por dores musculares crônicas que podem aparecer no corpo todo, principalmente nos braços, pernas, costas, nádegas, ombros, rosto e em pontos específicos quando pressionados. Outros sintomas da fibromialgia são cansaço e falta de energia, formigamento, dormência principalmente nas mãos e pés, rigidez muscular e câimbras nas pernas.

Muitos doentes podem apresentar ainda ansiedade, depressão, nervosismo, sono superficial, déficits de memória e concentração, infecções urinárias, irregularidades no fluxo menstrual e sensibilidade ao frio.

Causas

As mulheres entre 20 e 50 anos de idade são as principais vítimas, representando 80% dos casos. Embora alguns especialistas atribuam as dores generalizadas aos hormônios, as causas da fibromialgia ainda são desconhecidas.

A doença não tem cura, porém deve ser encarada como uma condição clínica que requer controle para garantir uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Tratamento

O tratamento da fibromialgia é baseado no controle dos sintomas com o uso de medicamentos antidepressivos, analgésicos e relaxantes musculares, além de massagens. Evitar algumas atividades que pioram os sintomas, como realizar movimentos repetitivos, permanecer sentado ou em qualquer posição por muito tempo, digitar, caminhar longas distâncias e levantar peso também é muito importante.

Outro fator de destaque no tratamento da doença, tão importante quanto a manutenção da medicação apropriada, é mexer o corpo. Praticar atividades físicas regularmente e com acompanhamento apropriado previne doenças degenerativas, pode reduzir dores musculares e melhorar os movimentos.

Um dos grandes benefícios da atividade física para quem sofre com a fibromialgia é o estímulo à produção de endorfinas, que aumentam a sensação de bem-estar e funcionam como analgésico, proporcionando alívio dos sintomas.

A prática de atividade física para quem tem a doença deve ter sempre o objetivo de proporcionar relaxamento muscular. Dessa forma, alongamento e exercícios feitos dentro da água são os mais indicados.

Tratamento emocional

A terapia psicológica é bem-vinda no tratamento da fibromialgia para ajudar o paciente a lidar com as dores. Também é preciso dar atenção aos problemas afetivos, transtornos de humor. Muitas pessoas relatam que notaram os primeiros sintomas após precisarem enfrentar momentos difíceis.

O tratamento emocional para fibromialgia inclui ainda reservar momentos ao descanso e valorizar atividades de lazer com os amigos e a família, tudo para evitar o estresse, fator que pode desempenhar um papel relevante na manifestação dos sintomas da doença.

Cuidados com a alimentação

Quem sofre com as dores crônicas causadas pela fibromialgia também pode usar a alimentação como uma aliada. Os medicamentos usados para combater os sintomas costumam dificultar a absorção de proteína, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B e na falta deles, o desconforto se torna maior. Por isso, incluir no prato ovos, carne, leite, verdura, fígado e nozes é uma ótima maneira de repor esses nutrientes.