Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Tudo sobre acupuntura

Conheça o que é, os benefícios e os diferents tipos de um dos métodos de tratamento mais antigos

em 23/09/2014

Foto: Thinkstock

A acupuntura é um método de tratamento muito antigo, criado na China por volta de 2600 anos A.C. O método consiste de duas partes: da agulha e do calor e se trata da penetração e estimulação de certos pontos do corpo humano por diferentes tipos de agulha.

Uma técnica curativa cada vez mais difundida no Brasil, a acupuntura favorece o reequilíbrio das energias do corpo. Saiba mais sobre os diferentes tipos de acupuntura, seus benefícios e indicações.

Benefícios da acupuntura

Os benefícios da acupuntura são inúmeros. Dentre eles, pode-se citar suas inúmeras possibilidades de aplicação, a diminuição do uso de medicamentos, a grande variedade de doenças que podem ser tratadas e/ou prevenidas por esse método, além de ser uma técnica indolor e relaxante.

Tipos de acupuntura e indicações

Os pontos de acupuntura podem ser estimulados de várias formas: com agulhas, com aplicação de calor, com laser, por estimulação elétrica, com adesivos ou com a combinação de duas ou mais técnicas.

O método mais conhecido é aquele que utiliza agulhas. O método é indolor, mas pode incomodar um pouco nas primeiras vezes. O especialista em acupuntura seleciona os pontos a serem estimulados e então insere a agulha rapidamente. Nesse caso, a precisão do profissional é fundamental para que, ao atingir os pontos corretos, o tratamento possa ser eficaz.

Além das agulhas, a acupuntura pode ser realizada com pontos de calor, aplicados no corpo por meio de cones ou tipos de charutos. Esse tipo de acupuntura, que trata e previne doenças, é conhecido como moxabustão e é indicado para tratar cólicas menstruais e infertilidade, dores de cabeça, transtornos digestivos, tendinite, artrite e dores musculares .

Há ainda a eletroacupuntura, realizada através do uso de aparelhos elétricos que, conectados às agulhas, transmitem estímulos aos pontos de acupuntura. Esse tipo de acupuntura apresenta excelentes resultados nas síndromes dolorosas, no tratamento da ciática, paralisia facial, dor de cabeça, dor de dente e LER- lesões por esforços repetitivos.

Por outro lado, deve ser evitada em crianças pelo desconforto de precisarem ficar quietas durante o processo de aplicação com recursos elétricos.

Já a acupuntura feita com laser, também estimula pontos específicos e é indicada para uma grande variedade de tratamentos. Pode ser uma opção para tartar o estresse, a insônia e a ansiedade, além de auxiliar no tratamento para as pessoas que desejam parar de fumar.

Outro tipo de acupuntura, talvez menos conhecido, é o método que utiliza fitas adesivas próprias para acupuntura. Normalmente, essas fitas são coladas na orelha, onde, segunda especialistas, há pontos que se ligam à várias partes do corpo. Essa técnica é indicada para o tratamento de insomnia, estresse, epilepsia e outras doenças ligadas ao sistema nervoso.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas