Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Tudo que você precisa saber sobre o pH dos cabelos

Saiba o que significa e como escolher os produtos com o pH ideal para não danificar os fios

em 02/04/2013

Muitas mulheres ainda têm dúvida sobre o que significa exatamente pH do cabelo e o que isso muda na hora de escolher os produtos para usar nas madeixas. O pH, que significa potencial hidrogeniônico, determina a acidez ou alcalinidade de uma substância líquida.

Como a camada que envolve o cabelo, a pele e a unha têm o pH levemente ácido, os produtos usados neles devem ser neutros, levemente ácidos ou ter o pH igual. A diferença entre o pH do cabelo e dos produtos usados nele têm influência direta na saúde dos fios.

A variação de pH é a seguinte: menor que 7 indica que a substância é acida, com pH igual a 7 é neutra e com pH acima de 7 é básica ou alcalina. As químicas usadas para transformar os cabelos, por exemplo, tem o pH alcalino, pois assim as escamas se abrem e possibilitam a transformação.

Porém, o pH muito alto danifica o cabelo, deixando os fios ásperos e secos. O ideal para cabelos tratados com químicas é o pH mais baixo, ou seja, produtos ácidos para fechar as cutículas dos fios.

Quanto ao xampu, o melhor é usar produtos com pH por volta de 5, que é o mais próximo do pH do couro cabeludo. Os condicionadores e as máscaras para hidratação devem ter o pH em torno de 4. O pH de condicionadores deve ser sempre menor que o do xampu para fechar bem as escamas do cabelo.

Para evitar problemas, procure usar sempre a mesma linha de produtos, assim você não corre o risco de usar um xampu de pH mais alto e um condicionador que não tem um pH baixo para compensar a diferença. Além disso, você pode também recorrer aos produtos que normalizam o pH dos fios, os chamados estabilizadores de pH que podem ser encontrados em qualquer loja de produtos de beleza.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas