Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Tudo o que você precisa saber sobre calos

Saiba como evitar e tratar as calosidades que deixam os pés com aspecto de desleixo e causam desconforto

em 09/09/2014

Depois de passarem o inverno todo escondidos, é hora de começar a preparar os pés para o verão. Os calos são apenas um dos problemas que podem surgir devido ao uso de botas e sapatos fechados durante a temporada de frio.

Outro responsável por esses incômodos é o salto alto. Ele deixa as mulheres elegantes e sensuais, mas dependendo do modelo e da frequência do uso, não há pé que resista. Só quem tem calos sabe quão desconfortável pode ser passar horas em pé ou fazer uma longa caminhada.

Os calos nos pés surgem como uma reação à pressão feita pelo sapato. São duros, arredondados, sensíveis ao toque e geralmente se desenvolvem nas saliências ósseas da parte de cima dos dedos dando um aspecto desleixado aos pés.

Mas prevenir-se destes problemas não é complicado. Para evitar os calos, a dica é alternar os modelos de sapato e de salto alto: use um salto mais alto num dia, depois outro mais baixo.

Evite usar o salto agulha no dia-a-dia, pois o peso do corpo fica toda na parte da frente dos pés e, além de calos, você pode ter também dores nas costas. Prefira o salto anabela, que distribui o peso do pé por igual.

Quem já tem calos deve se preocupar em tratá-los e calçar sempre sapatos confortáveis. O modelo pode ser lindo, mas se incomodar no pé, melhor não usar. Use hidratante próprio para os pés diariamente e aproveite para massagear as áreas com maior calosidade.

Evite utilizar calicidas por conta própria, eles podem causar sérias inflamações. Lixe as calosidades pelo menos uma vez por semana, mas jamais tente removê-las com o alicate ou qualquer outro instrumento cortante. O melhor é procurar atendimento especializado com um podólogo, que irá indicar o tratamento para calos mais adequado.

Seguindo o tratamento corretamente e mantendo os cuidados com os pés, os calos tendem a desaparecer. Os resultados podem ser percebidos na boa aparência e, além de acabar com o problema, é também uma forma de manter os pés saudáveis.

Comentários
Dicas relacionadas