Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Troque as frituras pelos grelhados

Motivos para você substituir os alimentos fritos pelos preparados na grelha

em 17/09/2014

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

As frituras são um problema para a saúde, isso não é novidade. Mas, às vezes, fica difícil resistir aos deliciosos pratos que incluem alimentos fritos. Mais difícil ainda pode ser trocar frituras por grelhados. Pois saiba que motivos não faltam para você fazer essa substituição. Conheça alguns deles.

Enquanto a gordura das frituras prejudica nosso organismo, os grelhados oferecem diversas vantagens para a dieta. Além das calorias já contidas nos alimentos antes do preparo, depois de fritos eles apresentam um valor calórico extra, que pode fazer os ponteiros da balança subirem e também provocar um aumento na taxa do mau colesterol.

Quando um alimento é colocado no óleo a uma alta temperatura, ele fica desidratado e perde nutrientes. No caso das preparações grelhadas, os nutrientes dos alimentos são preservados e eles não “sugam” a gordura como acontece com as frituras. Os alimentos mais indicados para grelha são os de cozimento rápido, como peixe, frango e cortes mais finos de carnes. Para preparar alimentos na grelha, apenas pincele óleo para evitar ressecamento e uma boa dica é acrescentar algumas ervas para realçar o sabor.

Se bem preparadas, além de mais saudáveis e menos calóricas, as carnes grelhadas podem ser suculentas e saborosas. Para preparar bifes, por exemplo, o ideal é que os pedaços tenham pelo menos 2 cm de altura, pois se os bifes muito finos, podem passar do ponto rapidamente. Os bifes mais grossos necessitam de maior tempo na grelha, para que haja cozimento da parte interna.

Não existe mal em consumir frituras e não é preciso riscar de vez do cardápio essas delícias bastante apetitosas. O segredo está em ficar de olho na quantidade e na freqüência com que você ingere alimentos preparados desta maneira. As comidas fritas podem fazer parte do cardápio até uma vez por semana e você deve optar por somente um tipo de fritura. Ou seja, se quiser manter a saúde, é bom ficar de olho na combinação bife frito com batatas fritas.

Comentários
Dicas relacionadas