Tricomoníase

Informe-se sobre os sintomas e tratamento da tricomoníase, uma infecção vaginal transmitida pelo sexo sem proteção

Por Deborah Busko
Atualizado em 07/06/2013 15:27

tricomoniase Tricomoníase

A tricomoníase é um tipo de infecção causada por um protozoário e adquirida por meio de relações sexuais ou contatos íntimos com secreções de uma pessoa contaminada. É considerada uma doença sexualmente transmissível que infecta tanto homens como mulheres e quando tratada, não causa complicações mais sérias.

Muitas mulheres infectadas pela tricomoníase não desenvolvem sintomas. Quando eles surgem, são principalmente corrimento juntamente com um prurido (coceira) vaginal. Em outros casos, a mulher pode apresentar um corrimento de cor esverdeada e ainda um certo desconforto ao urinar.

O diagnostico da tricomoníase é feito por meio de exames microscópicos ou exames de laboratório de uma amostra da secreção da vagina.

A tricomoníase é tratada por meio de antibióticos e os parceiros também precisam de tratamento para que não haja nova contaminação da doença. Pessoas sendo tratadas contra tricomoníase devem evitar o sexo até que os sintomas desapareçam. Durante o tratamento da tricomoníase não se deve ingerir bebida alcoólica, pois a interação com o medicamento pode causar náuseas e vômitos intensos.

A principal medida preventiva a ser tomada por quem mantém vida sexual ativa é usar camisinha em todas as relações, pois esta é a forma mais simples e eficaz de proteção não só contra a tricomoníase, mas também contra outras DSTs.