Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Treino em plataformas vibratórias

Conheça este novo aparelho que aumenta os benefícios dos exercícios físicos quando feitos com o corpo em vibração

em 10/08/2011

A plataforma vibratória é um aparelho que transmite vibrações mecânicas para o corpo todo resultando em maior aproveitamento dos exercícios físicos feitos sobre ela. Essa tecnologia faz com que haja um aumento da gravidade sobre o corpo e assim, os músculos são estimulados a responder a esse aumento, o que acaba gerando um treino mais intenso.

O exercício físico em plataforma vibratória pode trazer inúmeros benefícios, entre eles, relaxamento, melhoria da circulação sanguínea, ganho de massa magra e óssea, aumento da consciência corporal, melhoria da coordenação motora, aumento da potência muscular, entre outros.

Porém, se a atividade física em plataforma vibratória não for feita da maneira correta pode acabar sendo mais prejudicial do que benéfica, pois os efeitos do treino normal são potencializados quando feitos sobre a plataforma e consequentemente, acontece o mesmo com os riscos.

Em vista disso, é importante se informar e procurar um profissional capacitado para fazer o acompanhamento dos exercícios para ter um melhor aproveitamento do treino sem correr o risco de ter problemas ortopédicos devido à má posição ou esforço exagerado. Se os exercícios na plataforma vibratória forem feitos de forma regular, no mínimo três vezes por semana e com um acompanhamento de um personal trainer, podem até substituir a musculação.

As plataformas vibratórias estão disponíveis no mercado em modelos para uso em casa e para uso profissional em academias, por isso é importante consultar um profissional da área para escolher qual é a melhor para você e que tipo de treino você precisa e pode fazer.

Comentários
Dicas relacionadas