Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Tranças afro: dicas, tutoriais e fotos lindas para te inspirar

O penteado símbolo da cultura africana é uma excelente opção para quem quer incrementar mais estilo e personalidade ao visual

em 29/03/2016

Foto: Reprodução / Vintage Virgin

Foto: Reprodução / Vintage Virgin

Original das culturas africanas, a trança afro era muito mais do que um adorno para os cabelos. O penteado podia identificar a posição social de alguém ou até mesmo revelar a disponibilidade para casamento.

Ao longo das gerações a trança foi se tornando tradição, uma vez que era dessa forma que as mulheres mais velhas aproveitavam para transmitir seus conhecimentos e sabedoria para as mais jovens.

Por esse motivo o penteado, hoje tão conhecido pela personalidade e estilo, é acima de tudo um símbolo da identidade, raízes e beleza da mulher negra.

As tranças afro podem ter inúmeras variações de cor, tamanho, espessura e pontos e a melhor forma de se decidir entre elas quando se pensa em aderir ao penteado é buscando inspiração em uma galeria repleta de rainhas do Instagram que já ostentam as suas. Confira:

5 dicas para quem quer fazer tranças afro

Foto: Reprodução / Magá Moura

A hairstylist e especialista em tranças Ainá Garcia, do estúdio carioca Casa da Madame Garcia Afro Urban Hair, explica que o tipo mais comum de tranças é a box braid. Sua popularidade vem da facilidade na aplicação em diversos tipos de cabelos, mas têm maior durabilidade e beleza nos cabelos crespos. Confira outras dicas da profissional para quem pretende se aventurar no maravilhoso mundo das tranças:

  1. As tranças afro são feitas em pequenas mechas iguais que são trançadas junto com uma fibra, proporcionando durabilidade, espessura, comprimento e até mesmo cor às tranças.
  2. Dependendo do seu tipo de cabelo e procedimento adotado, a tranças levam de 4 a 9 horas para ficarem prontas, portanto reserve uma tarde e vá sem pressa.
  3. As tranças podem ser lavadas com xampu e condicionador normalmente, mas se o seu cabelo não for muito crespo, dê preferência para o xampu 2 em 1.
  4. As tranças podem ficar até 2 meses nos cabelos, mas evite ficar além desse tempo para não danificá-los.
  5. Para evitar o frizz nas tranças, durma com uma touca, lenço ou até mesmo meia calça na cabeça para proteger o penteado.

É importante frisar a identificação histórica que a trança afro tem com a mulher negra e suas raízes, sendo um penteado que tem muito mais a ver com propriedade cultural do que estilo, o que o torna mais indicado para quem é de etnia africana.

6 tutoriais para fazer tranças afro hoje mesmo

As tranças podem ser um pouco pesadas dependendo do tamanho, espessura e, principalmente, da fibra escolhida. A lã é a opção mais leve e também a mais discreta, entretanto as campeãs de escolha, especialmente por parte das mulheres, são o kanecalon e o jumbo, que além de mais leves também oferecem as mais variadas e divertidas opções de cor. Veja a seguir dicas e ideias ideais para quem quer adotar as tranças afro hoje mesmo:

1. Tranças afro com Negra Rosa

Neste vídeo Rosa fala da diferença entre o kanecalon e o jumbo e também sugere a melhor forma de preparar o cabelo sintético para aplicação das tranças. Veja algumas dicas de como deixar o cabelo pronto para receber as tranças e acompanhe a youtuber fazendo uma demonstração de como trançar seu cabelo.

2. Trançando pela primeira vez com Brenda Lima

Esse vídeo é ideal para quem tem vontade de trançar os cabelos em casa mas não sabe muito bem como. Brenda se deixa acompanhar em sua primeira vez trançando os cabelos e mostra que com paciência e capricho é possível alcançar um lindo resultado.

3. Tranças nagô com Tati Cabelos Afros

A nagô é uma das queridinhas no quesito trança afro. Neste vídeo, acompanhe o processo de confecção das tranças com a profissional Tati Cabelos Afro e veja como se faz um dos penteados mais fresquinhos e estilosos com tranças afro.

4. Trançando com cabelo sintético por Menina do Afro

Neste vídeo super bem explicado, a portuguesa do canal A Menina do Afro ensina a fazer as tranças com cabelo sintético sem dar nós e te ajuda a alcançar um resultado uniforme e mais natural.

5. Tranças de lã com Luci Ramos

As trança de lã é a opção mais leve e também a preferida de quem prefere evitar um efeito muito brilhoso, o que é comum quando as tranças são feitas com materiais sintéticos. Neste vídeo, Luci mostra de uma forma muito simpática como conseguir as tranças em casa e em poucas horas.

6- Tranças Rastafari com Khalita com K

A bela Khalita mostra como fazer as tranças rastafári em casa e de uma maneira muito detalhada, perfeito para acabar de vez com as dúvidas. Veja os movimentos, algumas ideias e conheça a técnica dela para preparar o cabelo sintético e trançá-lo com o seu cabelo natural.

O cabelo afro por ser mais grosso e volumoso e por essa razão as tranças funcionam perfeitamente, se adequando aos fios e dando mais personalidade e beleza aos cabelos. Domine as técnicas de trançar e separar as mechas ou consulte uma profissional especializada para garantir um visual sempre lindo e com a manutenção em dia, evitando a quebra dos seus cabelos.

Comentários
Dicas relacionadas