Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Trança embutida: 10 tutoriais passo a passo para você fazer

Conheça também as dicas de uma hairstylist para virar uma profissional na trança embutida e veja diversos penteados para se inspirar

em 26/10/2015

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Um cabelo bem arrumado pode levantar qualquer aparência. No entanto, não é todo dia que se acorda com o cabelo perfeito.

Nos dias de “bad hair” uma trança pode ser a solução para esse problema. Existem vários tipos de trança, desde a mais comum de três pontas, até as mais elaboradas como a trança embutida.

As tranças embutidas, além de ajudarem a te deixar mais bela, estão sempre em alta e podem ser usadas desde um penteado para um dia casual, até para ocasiões mais chiques como casamento e formatura.

Elas ajudam a incrementar um penteado mais básico e também podem ser o próprio penteado. Por isso, vale a pena aprender e investir na trança embutida.

10 vídeos tutoriais para aprender a fazer trança embutida

Fazer trança embutida pode ser uma tarefa bastante complicada para as iniciantes, mas, com a prática, é possível virar uma profissional e fazer tranças embutidas maravilhosas sem a ajuda de um cabeleireiro. Para aprender, abaixo seguem 10 vídeos tutoriais com muitas dicas para te ensinar a fazer esses lindos penteados.

1. Trança embutida tradicional

Foto: Reprodução / Juliana Goes | Ysis Lorenna | Makeup Wearables

Foto: Reprodução / Juliana Goes | Ysis Lorenna | Makeup Wearables

A trança embutida tradicional é aquela que começa no topo da cabeça e desce trançando até o final do cabelo, pegando todo o cabelo e deixando a trança centralizada. Ela é a mais comum e pode ser usada tanto no dia a dia quanto em festas. Para incrementar o penteado, pode-se usar alguns adereços, como flores, fivelas de strass ou pontos de luz.

Nesse vídeo, a vlogueira Niina Secrets ensina a fazer os dois tipos de trança embutida tradicional: a normal e a invertida. Bem didática e ensinando o passo a passo, a vlogueira dá todas as dicas para acertar na hora de trançar o cabelo e deixá-lo feito como uma profissional.

2. Trança embutida cascata

Foto: Reprodução / Hair Romance | Zesty Fashion | Twist me pretty

Foto: Reprodução / Hair Romance | Zesty Fashion | Twist me pretty

A trança embutida cascata é super romântica e ideal para quem pretende passar feminilidade. Ela, normalmente, sai da lateral da cabeça e prende o cabelo como se fosse um meio rabo. O diferencial da trança cascata é que ela deixa um dos fios trançados soltos e, por isso, requer um pouco mais de prática.

A vlogueira Camilla Cabral, dona do blog Vício Feminino, dá o passo a passo para fazer a trança embutida cascata, contando detalhadamente cada etapa do penteado. Uma dica importante que ela passa logo no início é para desembaraçar todo o cabelo antes de começar a fazer a trança cascata.

3. Trança embutida no meio do cabelo

Outra forma de trançar o cabelo que você pode fazer é a trança embutida no meio do cabelo. Neste penteado, você pega apenas um pouco de cabelo e faz uma pequena trança embutida. A trança pode ficar em qualquer local da cabeça, dependendo de sua preferência e a finalização do penteado pode ser com um rabo de cavalo ou um coque.

Nesse penteado, a vlogueira Pamella Rocha mostra como fazer a trança embutida no meio do cabelo. A dica para deixá-la bem no meio, é pegar o cabelo para embutir sempre na mesma altura. Este penteado fica super charmoso e não requer tanta habilidade, apenas basta ter prática na trança embutida.

4. Trança embutida no topo da cabeça e rabo de cavalo

Foto: Reprodução / Makeup Wearables | Twist me pretty | Missy Sue

Foto: Reprodução / Makeup Wearables | Twist me pretty | Missy Sue

Para quem gosta de penteado com rabo de cavalo, uma outra opção é fazer uma trança embutida no topo da cabeça. Por ter que trançar as mechas no topo do cabelo, este é um penteado que requer mais habilidade e prática, por isso a dica é treinar bastante antes de colocá-lo em prática.

Quem ensina a fazer a trança embutida no topo da cabeça é a vlogueira Ju Balduino. Este é um penteado mais despojado, por isso não precisa deixá-lo perfeito e nem bem dividido. Depois de fazer a trança, prenda o restante do cabelo em um rabo de cavalo e você já estará linda para a sua próxima festa.

5. Trança embutida com coque

Foto: Reprodução / Diversalia | Missy Sue | Modwedding

Foto: Reprodução / Diversalia | Missy Sue | Modwedding

Para quem gosta de coque, a trança embutida é uma ótima aliada. Ela deixa o penteado mais moderno e mais despojado, fazendo o coque clássico combinar com a personalidade de cada mulher. A melhor opção de trança embutida é aquela que pega boa parte da cabeça, seja mais no topo do cabelo ou mais lateral. No entanto, cada um pode fazer a trança que acredita ter mais a ver com o seu estilo.

Thalita Ferraz mostra, nesse tutorial, como fazer o coque com trança embutida. A trança que ela utiliza é lateral e pega todo o topo da cabeça. Esse penteado necessita de um pouco de paciência, já que boa parte do cabelo será trançada. Para quem não tem muita habilidade, a dica é pegar uma quantidade menor de cabelo para trançar.

6. Meio preso com trança embutida

Se a ideia é deixar o cabelo meio preso, você também pode utilizar da trança embutida para complementar o penteado. Você pode optar por prender apenas um lado ou os dois lados da cabeça. Essa trança embutida é ideal para você utilizar no dia a dia, já que ela não tem toda a formalidade do coque ou do rabo de cavalo. Por trançar apenas uma parte do cabelo também é super fácil de fazer.

A vlogueira Ella Diniz é quem ensina a fazer o penteado meio preso com trança embutida. Ele é rápido e fácil de aprender e deixa o visual mais feminino. A dica que a vlogueira dá para ficar mais bonito é cachear o cabelo antes de fazer a trança embutida. Esse penteado pode se transformar em um novo apenas prendendo o cabelo solto em um rabo de cavalo lateral.

7. Coque de trança embutida

Foto: Reprodução / Makeup wearables | Makeup | Missy Sue

Foto: Reprodução / Makeup wearables | Makeup | Missy Sue

Para quem já é profissional na trança embutida e adora um coque, outro penteado bonito para se fazer é o coque de trança embutido. Neste penteado, o coque é feito pela trança embutida, ficando no formato rosquinha. É um penteado clássico, mas com um diferencial. Vale a pena investir para uma festa de noite que você pretenda arrasar.

Quem traz esse tutorial é a Priscila Barbosa. Mesmo sendo complicado de fazer, com ela ensinando detalhe por detalhe fica mais fácil de aprender. O coque fica volumoso e a trança embutida traz um charme especial para o penteado. Se não conseguir de primeira, vale tentar mais vezes até acertar.

8. Trança embutida de baixo para cima

Se você estiver enjoada dos penteados tradicionais, aposte na trança embutida feita de baixo para cima. Essa trança dará um charme especial a sua nuca e deixará o visual super moderno. Para completar o penteado, o coque é o mais indicado, já que deixa o cabelo preso e evidencia a parte da cabeça com a trança.

Para fazer essa trança embutido é necessário ficar de cabeça para baixo. Quem mostra o tutorial é a vlogueira Jana Nogueira. Para quem já é craque na trança embutida, esse penteado será bem fácil de fazer, já que o seu único diferencial é ficar de cabeça para baixo. Para aquelas que possuem certa dificuldade na hora de fazer a trança embutida, a dica é treinar um pouco mais antes de tentar esse penteado.

9. Trança embutida lateral

Foto: Reprodução / Hair Romance | Barefoot Blonde | Missy Sue

Foto: Reprodução / Hair Romance | Barefoot Blonde | Missy Sue

A trança embutida lateral é ótima para ocasiões mais despojadas e que você queira variar na trança embutida tradicional. Ideal para quem tem cabelos mais longos, ela não é tão complicada de se fazer e combina com muitos estilos. Vale a pena apostar nesse penteado para um casamento de dia.

A vlogueira Ella Diniz ensina como fazer a trança embutida lateral com volume. A técnica que ela utiliza é a trança embutida holandesa ou invertida o que ajuda a deixar o cabelo mais volumoso e faz a trança se destacar no penteado. A dica que a vlogueira dá é texturizar o cabelo com um spray fixador ou um spray de sal marinho e deixar o cabelo bem desembaraçado antes de começar a trançar.

10. Tiara de trança embutida

Para quem quer dar um charme a mais a qualquer penteado, vale a pena apostar na tiara de trança embutida. Essa trança pega a cabeça de ponta a ponta formando uma tiara e deixa o penteado mais romântico. Você pode usá-la com cabelo solto, meio preso e até com um coque ou rabo de cavalo, de acordo com a sua preferência e com o que melhor combina com a ocasião.

Uma das donas do canal do YouTube “Fia, vamos se arrumar?” é quem dá o passo a passo para fazer uma tiara de trança embutida perfeita. A primeira dica que a vlogueira conta é para pegar um pedaço de cabelo de trás da orelha para começar a trançar, assim a trança fica bem volumosa no topo da cabeça. Outra orientação é que o início da trança é mais complicado de fazer, por isso, não desista e continue tentando.

7 dicas para quem não consegue fazer trança embutida

Fazer trança embutida não é tarefa fácil, requer muita paciência, erros e prática. A hairstylist, Adriana Neto, do salão Esmell Leblon deu algumas dicas para quem não consegue acertar na trança embutida mesmo depois de muitas tentativas. Confira a seguir:

1. Usar os utensílios certos: pente de dentes finos, spray de fixação e um bom elástico são as ferramentas ideias para ajudar você a acertar na hora de fazer a trança embutida;

2. Treinar sempre: já dizia o ditado que a prática leva a perfeição e treinar é uma das melhores dicas para acertar na hora de fazer a trança embutida;

3. Treinar nas amigas: fazer na cabeça de outra pessoa é mais fácil do que fazer na própria cabeça. “Comece fazendo nas amigas e depois tente fazer em você. Mas, de primeira nunca sai muito bom”, orienta Adriana;

4. Desembaraçar o cabelo: antes de fazer qualquer penteado com trança embutida, desembarace o cabelo. Cabelos com nós atrapalham na hora de trançar;

5. Começar com a trança embutida tradicional: a trança embutida comum é a mais fácil de se fazer, segundo a hairstylist, por isso, comece treinando por ela e depois se arrisque nas tranças embutidas mais complexas;

6. Texturizar o cabelo: cabelo muito sedoso dificulta na hora de trançar, por isso, suje o cabelo com alguns produtos como spray de fixação, pomada ou pó de volume;

7. Não esperar perfeição: nem os cabeleireiros conseguem acertar a trança embutida sempre, por isso, não exija de você a perfeição. Se em algum pedaço sair feio, use grampos para arrumar.

Fotos de tranças lindas para você se inspirar

A trança embutida é um dos penteados favoritos das blogueiras. Veja abaixo uma seleção de imagens com penteados que elas fizeram com a trança embutida e se inspire para usar na próxima ocasião.

Não espere acertar de primeira, a trança embutida é complexa e demora tempo para acertar. Mas com os vídeos tutorias e as dicas do hairstylist você tem todas as ferramentas para aprender a trança embutida e ficar mais linda com esse penteado.

Comentários
Dicas relacionadas