Tomar anticoncepcional direto é correto?

Tire suas dúvidas sobre o uso da pílula anticoncepcional sem intervalos

Por Alessandra Busko
Atualizado em 30/07/2013 13:42

tomar anticoncepcional direto Tomar anticoncepcional direto é correto?

A pílula anticoncepcional ajuda a manter a menstruação regulada e previne a gravidez indesejada quando tomada corretamente. A maneira correta de tomar o anticoncepcional é começando a partir do primeiro dia do ciclo menstrual e as pílulas devem ser tomadas todos os dias, de preferência no mesmo horário.

Os anticoncepcionais são vendidos em cartelas que podem ter 21 ou 28 comprimidos. Na de 28 pílulas, a nova cartela é iniciada no dia seguinte ao término da anterior, sem interrupções. A menstruação coincide com os últimos comprimidos.

Já na cartela de 21 pílulas, deve ser dada uma pausa de uma semana para que ocorra a menstruação. O recomeço da nova cartela deve ser feito no 8º dia.

Se a mulher se esquecer de tomar o anticoncepcional, a pílula pode ser tomada em até 12 horas sem nenhum problema.

Se ficar sem tomar por dois dias ou mais, o ideal é interromper o uso, esperar a próxima menstruação para só então começar uma nova cartela. Mas a grande dúvida entre as mulheres é se tomar o anticoncepcional direto é correto.

Segundo especialistas no assunto, você pode emendar quantas cartelas quiser sem que a eficácia do método anticoncepcional seja afetada. Tomar anticoncepcional sem intervalos não faz mal, mas há riscos de sangramentos fora do período menstrual que podem durar dias e atrapalhar o ciclo.

O uso de anticoncepcionais sem intervalos é desnecessário, pois se a intenção é não menstruar, existem métodos contínuos de progesterona e implantes hormonais que duram até três anos e ajudam a suspender a menstruação.

Para dar início ao uso de anticoncepcional e fazer o esclarecimento de dúvidas, é preciso buscar a orientação de um médico, pois para cada mulher há um tipo de pílula ideal.