Tire suas dúvidas sobre a vacina contra a gripe

Um guia com as respostas para as perguntas mais comuns a respeito da vacinação que protege contra a gripe

Por Alessandra Busko
Atualizado em 14/08/2013 15:45

vacina contra gripe Tire suas dúvidas sobre a vacina contra a gripe

A gripe é uma doença causada pelo vírus influenza e apresenta sintomas mais fortes que os do resfriado, provocando dores no corpo, febre alta, mal-estar intenso, congestão nasal, tosse leve, espirros constantes e outras complicações. Com as baixas temperaturas, qualquer pessoa corre o risco de pegar gripe.

Além das medidas de prevenção, como manter a casa arejada, evitar ficar em locais fechados com aglomeração de pessoas, lavar bem as mãos e se agasalhar nos dias mais frios, outra alternativa para não em colocar a saúde em risco é a vacinação contra a gripe. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto.

Em que período é aconselhável tomar a vacina?

Para estimular o sistema imunológico e proteger o organismo contra o vírus, o ideal é tomar a dose da vacina contra a gripe entre o início de março e abril, época em que as campanhas de vacinação costumam começar devido à mudança de estação.

Qual a idade certa para tomar a vacina contra a gripe?

A partir dos primeiros seis meses de vida, já é recomendado tomar a vacina contra a gripe. Idosos a partir dos 60 anos, pessoas com problemas de coração e pulmão, diabéticos, grávidas a partir dos três meses de gestação, pessoas com AIDS, profissionais que trabalham na área da saúde, entre outros, devem ter preferência na vacinação pois são considerados grupos de risco e apresentam maiores chances de contrair gripe e desenvolver complicações mais graves.

Em quantro tempo devo me vacinar novamente?

O recomendado é se vacinar todo ano para se prevenir das possíveis alterações do vírus da gripe.

A vacina contra a gripe causa gripe?

Não, a vacina contra a gripe não causa os sintomas e nem favorece a doença. A vacina do vírus influenza contém o vírus morto fracionado, tornando inviável que ele se multiplique provocando uma nova gripe.

É possível pegar gripe após a vacinação?

A vacinação contra a gripe começa a fazer efeito de 10 a 15 dias após a aplicação. Nesse tempo, o organismo começa a produzir anticorpos suficientes para combater o vírus influenza tendo proteção máxima apenas após 45 dias da vacina. Por isso, devido à demora de produção dos anticorpos contra a gripe, é possível gripar nesse tempo, mas nunca por conta da vacina.

A vacina da gripe também imuniza contra a gripe A?

Atualmente, vacina contra a gripe já contém o vírus para combater a gripe A. Com apenas uma vacina é possível se proteger de vários vírus da gripe e passar o inverno despreocupada.