Bem-estar

Médico ensina quando e como fazer teste de gravidez

Atualizado em 13.09.23

Fazer um teste de gravidez nunca é um momento livre de tensão. Esteja a mulher desejando um resultado positivo ou negativo, ela vai sentir muita ansiedade durante o tempo em que a tira está lá reagindo com a urina em cima da pia, ou enquanto aguarda o site do laboratório atualizar o resultado do exame de sangue. Afinal é uma mudança para a vida toda.

Mas com tanta emoção envolvida na hora, é normal ter uma série de dúvidas na hora de fazer o teste de gravidez! Em quanto tempo devo fazer? Tem algum horário melhor para coletar a urina? Devo partir direto para o exame de sangue? Entre muitas outras. Para ajudar, conversamos com o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo, do Hospital Sírio Libanês, confira!

Tipos teste de gravidez

Para começar, é importante entender que os testes de gravidez medem uma substância chamada beta-HCG, que é uma fração de um hormônio. “Ele é liberado a partir do momento em que o embrião se conecta com a parede do útero, o que nós chamamos de nidação”, explica Pupo. Nesse momento, a fração beta se torna disponível no sangue e na urina da mulher, que são os locais em que os testes de gravidez mais tradicionais medem sua presença. Existem dois tipos:

Teste de gravidez de farmácia

Os testes de gravidez que você compra na farmácia reagem ao beta-HCG presente na urina e são considerados mais qualitativos do que quantitativos, ou seja, medem melhor se você está ou não grávida, mas nem sempre são precisos sobre o tempo da gravidez. “Normalmente eles têm uma margem de erro de uma a duas semanas”, considera o ginecologista.

Teste de sangue

Já o exame de sangue mensura a quantidade de beta-HCG na corrente sanguínea da paciente e é capaz de detectar de quantas semanas a mulher está. “Ele mensura a concentração do hormônio no sangue materno e essa é uma medida de melhor qualidade para a gente saber de forma mais precisa o tempo de gravidez, o que permite também acompanhar a elevação da concentração dessa medida, que deve dobrar a cada dois ou três dias em uma gravidez saudável”, orienta Pupo.

Publicidade

Ele inclusive é medido algumas vezes no início da gravidez, para nortear os primeiros ultrassons: “A partir de um determinado valor, sabemos que temos que visualizar através do ultrassom o saco gestacional ou já identificar o feto. Se isso não acontece, significa que a gravidez pode não estar no útero, mas estar na trompa ou nos ovários, um quadro chamado gravidez ectópica e que demanda tratamento”, descreve o especialista.

Testes caseiros

Existem ainda uma série de testes de gravidez caseiros que as vovós ensinam por aí, o que Pupo considera normal, já que há algumas décadas não havia outras formas de verificar uma possível gestação! No entanto, é importante ressaltar que eles não possuem comprovação científica e não têm eficácia garantida.

Os mais famosos são: teste de fervura da urina; teste da agulha, teste da água sanitária, teste do cloro, teste do óleo de pinho, teste com sal, teste com pasta de dente, teste com sabonete, teste com vinagre e teste com cotonete.

Vale ressaltar que não há conhecimento de que esses produtos realmente tenham substâncias capazes de reagir com o beta-HCG ou qualquer outro hormônio feminino que se altere com a gestação, portanto não dá para confiar.

Quando fazer o teste de gravidez

Normalmente as mulheres associam o teste de gravidez ao atraso menstrual, o primeiro e mais clássico sintoma de gravidez. Mas, na realidade, alguns testes são ultrassensíveis e podem até mesmo identificar as alterações hormonais até cinco dias antes da data que a menstruação deveria chegar! Pupo explica que normalmente os de farmácia apontam isso na embalagem.

Então, se você teve uma relação desprotegida ou em que algum acidente deixou você insegura quanto a uma gestação, você pode fazer uma conta simples de fazer o teste 14 dias depois desse sexo desprotegido, caso a menstruação não tenha vindo. “No ciclo menstrual normal de uma mulher, a ovulação ocorre quatorze dias antes da menstruação — a variação de dias acontece entre a menstruação e ovulação”, ensina Pupo.

Publicidade

Se você tiver um ciclo superregulado, é mais fácil ainda: “Você olha para seu ciclo, verifica se o incidente caiu próximo da sua ovulação normal e pode fazer o teste de gravidez ultrassensível uns 10 dias depois da sua provável ovulação”, aponta o especialista.

Caso você não tenha um evento que desconfie, você deve fazer o teste quando apresenta sintomas como:

  • Atraso da menstruação;
  • Alterações no tamanho e sensibilidade das mamas.
  • Escurecimento das aréolas;
  • Aumento do volume do útero (que pode ser visto pela cintura);
  • Mudanças no trânsito intestinal, causando mais constipação;
  • Aumento dos gases.

Além disso, seu médico pode verificar em exames clínicos um arroxeamento do canal vaginal, afrouxamento do colo do útero e aumento da pulsatilidade da artéria vaginal.

Como fazer o teste de gravidez de farmácia

O teste de gravidez de sangue é simples: basta ir ao laboratório e coletar o sangue. Não pede jejum nem nada. Já o teste de farmácia pede um passo a passo. Normalmente ele vem explicado direitinho no manual dentro da embalagem, já que alguns passos podem mudar conforme o fabricante. Mas, para ajudar, resumimos o passo a passo abaixo.

  1. Primeiro, verifique se seu teste veio com um potinho para você armazenar a urina, ou se você fará o xixi direto no palito reagente. Normalmente é a primeira opção;
  2. Prefira usar a primeira urina da manhã, já que ela é mais concentrada, então possuirá mais beta-HCG;
  3. Deixe a urina reagindo o tempo que o manual instrui: normalmente são entre 10 e 15 minutos

É um processo super simples, só requer segurar um pouco a ansiedade enquanto espera a urina reagir. E você sabe interpretar o resultado dele?

Como saber se o teste deu positivo?

Dicas de Mulher

Ao fazer um teste de farmácia, ele sempre vai apresentar duas possíveis linhas: a primeira que é um controle, ou seja, indica que o teste está funcionando mesmo, e a segunda, que é o resultado positivo. Ele pode formar dois riscos unidos ou um sinal de mais, ou até mesmo apresentar um desenho.

  • Um linha perto da letra C ou da parte azul da fita: significa que o teste deu negativo, você não está grávida;
  • Duas linhas: significa que o teste deu positivo, você terá um bebê;
  • Nenhuma linha: significa que o teste estava vencido ou com algum problema, logo deve ser descartado;
  • Uma linha apenas, mas longe da parte azul da fita: também significa que houve algum problema, já que a linha de controle não ficou pintada.

Se a linha estiver muito fraquinha também é melhor repetir o teste depois de um ou dois dias para ter certeza, já que ela pode causar uma falsa implantação.

Publicidade

Dúvidas sobre teste de gravidez

Não é incomum haver dúvidas acerca do teste de gravidez, sua eficácia e quando deve ser feito. O Dr. Alexandre Pupo responde algumas delas na sequência:

Dicas de Mulher – Existe um teste de gravidez mais confiável?

Alexandre Pupo: Todos os testes que hoje estão à venda nas farmácias e que foram liberados sob a chancela da ANS (Agência Nacional de Saúde) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), portanto estão aptos a serem utilizados e são confiáveis. Já os exames de sangue são realizados em laboratórios que, para funcionarem, precisam ser certificados pela ANS e pela Anvisa, o que determina que todos eles são aptos e confiáveis para gerar o resultado do exame de gravidez.

Existe resultado falso-positivo ou falso-negativo?

Um teste de grávidez pode dar falso-positivo quando há outro fator que causa uma alteração de beta-HCG, como o coriocarcinoma, que é um câncer de placenta, e como alguns tumores ovarianos da linhagem de cordões sexuais e linhagem germina. Então você pode de fato ter falsos-positivos nesses cenários, mas são todas situações bastante raras. se há um atraso menstrual numa paciente jovem que tem vida sexual ativa e vem um resultado muito quase que com cem por cento de certeza ela está grávida.

Ao mesmo tempo, o falso-negativo pode ocorrer por coleta inadequada, principalmente no exame de urina. Então se a pessoa faz a coleta da urina depois de beber muita água, às vezes por ansiedade, isso pode atrapalhar o resultado. Ou também se o teste foi realizado muito precocemente quando a nidação e a formação do saco gestacional ainda não aconteceu.

Pode-se fazer o teste de gravidez a qualquer hora do dia?

O melhor horário para se fazer o teste de gravidez é no momento da primeira urina da manhã, que é aquela que está mais concentrada porque permaneceu a noite inteira, antes de ser esvaziada da bexiga. Essa urina tem uma maior concentração do beta HCG, o que aumenta a sensibilidade do teste.

O que fazer quando o teste de farmácia dá positivo?

Nessa situação você deve agendar uma consulta com o seu médico ou informá-lo pelo menos do ocorrido e a partir daí iniciar os cuidados de pré-natal, que incluem exames como o beta-HCG no sangue, exames gerais para verificar sua saúde e as ultrassonografias para fazer o acompanhamento do desenvolvimento do feto. As consultas pré-natais ocorrem com um intervalo de tempo determinado, conforme o tipo de gestação (se for de alto risco, os intervalos entre consultas são menores).

Realizar o teste de gravidez é fundamental e sabemos como esse resultado pode impactar na vida de uma mulher! Um dos maiores sintomas de gravidez é a menstruação atrasada, mas será que ela sempre representa isso? Saiba mais sobre o sintoma