Tendências em lingerie para 2013

Descubra quais são as principais apostas para o segmento underwear para 2013 e se adiante para ficar na moda

Por Selena Escher
tendencias em lingerie para 2013 Tendências em lingerie para 2013

Foto: Divulgação

Importantes componentes do visual feminino, as lingeries apresentadas para 2013 repaginam-se; cores como o rosa, forte aposta, bem como o azul-turquesa, verde, amarelo e alaranjado, seguindo a linha “balas de goma”; cores vibrantes ideais para serem combinadas às peles bronzeadas. Entretanto, às mulheres adeptas da descrição, peças de toque suave, e em tons pastel sobressaem-se quando coordenadas a fibras naturais e silhuetas avolumadas, trabalhadas sob um aspecto orgânico.

Logo, o borgonha – nuance do vinho – é a cor em destaque, podendo assim ser considerado o novo neutro, o novo preto. Aliás, a combinação do preto e nude é tendência. Fios de lurex, por sua vez, agregam sofisticação às lingeries em tons do preto, bege e vinho. Estampas geométricas aliam-se a diferentes tecidos, cores e formas. Motivos listrados, florais e poás, contudo, são as grandes vedetes quando combinados ao tule, rendas, fitas personalizadas com o toque da transparência suave.

Lingeries luxuosas, entretanto, seguem referências delicadas e românticas, e conquistam o público feminino. Rendas e aplicações vintage combinam-se aos bordados e estampas florais estilo liberty, em meio a uma cartela de tons suaves de inspiração boudoir. Contudo, peças do segmento de apelo sedutor apresentam ares dramáticos, teatrais; cores intensas e sóbrias como o preto, de cortes arquitetados, rendas opulentas e tecidos refinados definem a temática, sensual. Drapeados, fru-frus e bordados em animal print roubam a cena.

Com uma temática amplamente abordada de inspirações, o barroco influencia fortemente as lingeries de 2013. Excesso de ornamentações, apliques audaciosos, bem como motivos tribais, étnicos, combinam-se a materiais lustrosos e acetinados. Pequenos detalhes dourados como argolas e reguladores personalizados agregam sofisticação às peças. Caleçons, biquínis, camisetes e sutiãs ampliam as opções de peças para que a mulher se sinta confortável e segura para assumir o papel que desejar.

Porém, segundo a Interfilière Paris, feira de tendências em Lingerie e Moda Praia, lado a lado aos motivos detalhados, o minimalismo continua a seduzir e conquistar: os corpos estão cada vez mais arredondados e a demanda cresce por estilos que combinem o conforto ao controle de sutiãs funcionais e sedutores. Em meio às rendas, bordados, tecidos, estampas, fibras, fios, máquinas, aviamentos, miçangas, tranças, botões e fitas, espartilhos revelam corpos graciosamente; na temática loungewear, proteção, reconforto e alegria embalam o segmento.

Por sua vez, recortes estruturados evidenciam as curvas, e mais: a moda plus size desenvolve-se e tais tendências se encaixam à ela. Se até pouco tempo peças confortáveis ou maiores não possuíam o quesito beleza como um atributo indispensável, para a temporada, designers investiram na tecnologia dos tecidos aliando a estética à funcionalidade. A elegância, a modernidade e a ousadia não são ignoradas, de modo a agregar personalidade ao segmento underwear.