Dicas de Mulher Dicas para Mães

6 tapetes de atividades recomendados por mamães blogueiras

Confira sugestões de modelos de tapete para o seu filho, além de orientações médicas sobre o produto e as contribuições dele para o desenvolvimento dos bebês

em 31/08/2016

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Descobrir o mundo a sua volta é uma das tarefas mais presentes na rotina de um bebê e cabe aos pais proporcionarem um ambiente propício para que os pequenos explorem o universo que os cercam.

De acordo com a Dra. Isabela Moreira Forni, pediatra da rede de centros médicos dr.consulta, os estímulos sensoriais fazem parte da vida do bebê mesmo antes de nascer e são o melhor meio para proporcionar à criança essa ambientação de si e do mundo.

“Na vida intrauterina ele já sente o toque, escuta as conversas e músicas, vivencia os movimentos. Ao nascer, a criança é apresentada a um novo mundo e se depara com diversas informações que precisam ser processadas. Foi observado que uma das melhores formas para o cérebro absorver as informações é explorando e utilizando todos os seus sentidos e é nesse contexto que surge a importância das atividades sensoriais.”, explica.

As atividades sensoriais podem ser realizadas por meio de brinquedos estimulantes e uma das opções de produto mais versáteis são os tapetes de atividades. Eles reúnem a função de estimular e proteger, afinal o bebê pode ficar seguro e se divertir sobre ele enquanto a mãe ou o pai executam outras tarefas.

Se interessou por este item? Saiba quais são as recomendações da pediatra para escolher um tapete de atividades, confira resenhas de blogueiras a respeito de alguns modelos, além de opções diversas para comprar online.

4 itens que você deve observar na hora da compra

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A Dra. Isabela Forni alerta que ao comprar qualquer produto para seu pequeno dois fatores devem ser observados: “Esse item é seguro? Esse item é recomendado para a idade do meu filho? Essas duas perguntas devem nortear a sua compra.”

Baseando-se nessas questões, a pediatra listou 4 fatores para verificar na hora de comprar um tapete de atividades:

1. Material: “No caso do tapete de atividade, em relação à segurança, devemos sempre observar primeiramente o material de que ele é feito, se é um material resistente e próprio para criança, um material que não irá soltar nenhum tipo de substância (tinta deve ser sempre atóxica).”, orienta Isabela.

Também sobre o material, é importante verificar se ele é de fácil lavagem, afinal é essencial que o tapete esteja sempre limpinho.

2. Componentes do tapete: a doutora destaca que é preciso avaliar se as peças (brinquedos e estruturas) que compõem o tapete são presas com firmeza e que não existe nenhum objeto que possa se soltar e/ou machucar o bebê.

3. Conforto: é de extrema importância que, além de seguro, o tapete seja confortável e nesse sentido vale observar as dimensões do tapete. “Outra atenção que temos que ter é se o estofado tem espessura suficiente para o bebê ficar confortavelmente deitado e sentado.”, alerta a especialista.

4. Estímulos: se atentar aos estímulos oferecidos pelo tapete é importante para ganhar em custo-benefício, então a dica é investir em tapetes que permitam à criança explorá-lo não somente na posição deitada, mas também sentado e engatinhando sobre ele.

“A idade que normalmente recomendamos o tapete é a partir do segundo mês, quando o bebê já consegue interagir um pouco mais com o ambiente ao seu redor, mesmo assim, desde o primeiro mês o bebê já pode ser colocado para observar. Busque por tapetes que tenham o maior grau de estimulação sensorial possível e que consigam abranger outras atividades conforme a criança for crescendo.”, indica a pediatra.

6 tapetes de atividades recomendados pelas blogueiras

Depois das dicas da Dra. Isabela Forni, que tal a opinião de quem já testou alguns modelos? Confira seis tapetes de atividades adquiridos por mães blogueiras e o que elas têm a dizer sobre eles:

1. Tapete Fisher Price Floresta, por Mama & Papa Reviews

Esta resenha é bastante completa e objetiva. Dentre os pontos positivos citados deste tapete, está a variedade de estímulos oferecidos por ele, com brinquedos, luzes, texturas e música. Já sobre o lado negativo, está o espaço ocupado pelo tapete na hora de guardá-lo.

Veja mais detalhes no vídeo e encontre este modelo para comprar aqui.

2. Tapete Pink Flower Park Mastela, por Tathi Fulber

A blogueira Tathi Fulber fala de um tapete bem delicado e fofinho, ideal para bebês de menor idade. Além disso, possui fácil montagem e desmontagem e, apesar de não ter muitos brinquedos, possibilita a troca ou a adição de outros.

Confira a resenha completa no vídeo e compre este modelo neste link.

3. Tapete portátil letras Girotondo Baby, por Vanessa Leah

Este é um tapete de atividades que não possui brinquedos. O modelo é uma boa pedida para bebês que já possuem muitos brinquedos e só precisam de um espaço seguro e confortável para brincar.

Saiba mais sobre este tapete no vídeo e adquira-o aqui.

4. Tapete Bichinhos divertidos Mastela, por Ru Baricelli

Este tapete se destaca pela variedade de texturas que apresenta, as cores vibrantes e a facilidade de montá-lo e desmontá-lo. Além do tapete, o vídeo da blogueira Ru Baricelli traz outras sugestões de brinquedos estimulantes.

Assista o vídeo para dicas e detalhes sobre o tapete e compre o modelo neste link.

5. Tapete Gymini Move&Play Tiny Princess, por Cris Linero

Esta é outra opção de tapete que traz estímulos visuais, sonoros e táteis em um design super delicado. O modelo também foi indicado em outro vídeo, no canal Nariz de Batatinha, confira.

Se você gostou deste tapete aqui está o link para comprá-lo online.

6. Tapete Sunny day Tiny Love, por Michelle Amorim

Foto: Reprodução / Vida Materna

Foto: Reprodução / Vida Materna

Por fim, uma resenha que não é um vídeo. O tapete testado pela Michelle do blog Vida Materna é, segundo ela, bastante simples, mas tem um bom custo-benefício. É acompanhado de cinco brinquedos, com outras funcionalidades como textura, música, buzina e vibração.

Você pode ler a resenha completa aqui e encontrar o modelo para comprar neste link.

Outras opções de tapete para comprar online

Além dos modelos citados acima, há uma infinidade de tapetes de atividades disponíveis para compra online. Confira mais opções para o seu pequeno:

Agora que você conhece mais sobre o tapete de atividades é só escolher o modelo de sua preferência e deixar seu filho se jogar.

“Ele é um ótimo recurso pedagógico para ensinar e permitir que as crianças explorem o ambiente, ampliando seu repertório lúdico. Como pediatra, recomendo bastante o uso, pois em um brinquedo só ele consegue reunir diversos estímulos, com as suas cores vibrantes, diferentes textura s, sons, movimentos, formas e atividades, sem contar que é atrativo desde os primeiros meses até o início do primeiro ano, tendo bastante uso.”, reforça a Dra. Isabela Forni.

Comentários
Dicas relacionadas