Sutiã: escolha o modelo ideal e ganhe saúde

Peças inadequadas para o seu corpo podem causar dores e problemas na coluna

Por Gisele Macedo Sá
Atualizado em 26/06/2012 15:10

como escolher sutia ideal Sutiã: escolha o modelo ideal e ganhe saúde

Escolher um bom modelo de sutiã vai além da beleza e da sensualidade da peça. Ele é muito importante também para a saúde da mulher e ao usar um modelo incorreto ela pode ter diversos incômodos. A principal função do sutiã é oferecer suporte aos seios e diminuir o sobrepeso em relação à coluna da mulher. Porém, muitas vezes, influenciadas pela beleza da peça, algumas mulheres esquecem-se de verificar a qualidade do sutiã e também o tipo ideal para o seu corpo.

O fisioterapeuta da Central da Fisioterapia (SP), Rodrigo Peres, explica que cada mulher tem que usar um sutiã de acordo com o tamanho dos seus seios e também das suas costas. “Por exemplo, quando usam sutiãs menores, com o intuito de realçar os seios esteticamente, as mulheres correm o risco de causar compressão das glândulas mamarias o que no futuro pode acarretar problemas na amamentação”, conta. Dores nas mamas também costumam estar relacionadas aos modelos incorretos. Mude e observe.

Já no caso de quem opta por modelos maiores do que os necessários para o seu corpo, o especialista explica que a escolha pode diminuir a sustentação e favorecer a inclinação da coluna para frente, causando dores nas costas. “Em muitos casos as mulheres já apresentam algum tipo de alteração na coluna e, se o sutiã for inadequado, poderá aumentar um desvio já existente”, explica o especialista.

A palavra mais importante é conforto, pois o modelo ideal de sutiã deve acomodar os seios completamente e de forma suave, sem criar saliências do lado ou na parte inferior dos seios. Peças com leves modelagens são indicadas. As alças também são importantes. Prefira modelos com alças mais largas e aumente a sustentação. Isto também evita que a alça marque demais os ombros (como se cortasse a pele). Nas costas, as elas devem estar ajustadas para evitar o desconforto.

Observe também o tipo de tecido da peça, algumas mulheres podem apresentar alergias oriundas dos tipos sintéticos. “As dermatites de contato podem ser mais frequentemente relacionadas ao uso de vestimentas sintéticas e isso também vale para os sutiãs”, explica o mastologista do Hospital Santa Paula (SP), André Perina. A dica é que sempre optem por modelos de algodão. Em períodos mais específicos, como a menstruação ou a amamentação, a escolha do sutiã deve ser diferente das demais ocasiões. Nestas épocas, os seios ficam sensíveis e podem alternar de tamanhos. Os modelos maiores geralmente resolvem os incômodos.

A relação do sutiã e do câncer de mama é uma preocupação de alguns cientistas que já pesquisaram o tema, mas também de algumas mulheres, porém o mastologista explica que não é necessário temer o uso do acessório. “Os sutiãs, com bojo ou sem, não provocam o câncer. O mecanismo pelo qual a célula normal se altera para o câncer não é influenciado pelo tipo de vestimenta”, enfatiza o médico Perina.