SPFW Verão 2013

Confira em primeira mão as principais tendências de moda lançadas durante a 33ª edição do SPFW

Por Selena Escher
Atualizado em 26/06/2012 15:11
spfw verao 2013 SPFW Verão 2013

Foto: Reprodução

Em meio a Fashion Weeks mundo afora, tendências de moda são apresentadas para o próximo verão 2013. Logo, do dia 11 a 16 de junho aconteceu em São Paulo a 33ª edição do São Paulo Fashion Week, na conhecida Fundação Bienal do Parque do Ibirapuera. Assim, promessas de cores, materiais e estilos concretizam-se como elementos em voga para a próxima estação:

Elementos metalizados

Peças prateadas e douradas fizeram-se presentes em meio ao inverno 2012. Logo, para a próxima temporada, itens metalizados foram apresentados nos tons, além de em cores inusitadas como no verde a azul, assim como desfilou Juliana Jabour, Osklen, Adriana Degreas e a marca Ellus.

Transparências e fendas

Outra aposta para o verão 2013 são as fendas – com referência aos anos de 1950 – e transparências, como apresentou Tufi Duek, através de saias longas, além das peças apresentadas em seda por Paula Raia e Reinaldo Lourenço em meio às suas coleções. A sensualidade faz-se um dos elementos em destaque, logo, a estação terá pele à mostra.

Motivos estampados brasileiros

Salvador, Belo Horizonte e Belém foram algumas das cidades brasileiras que surgiram em estampas de diversas coleções. Ronaldo Fraga, Adriana Degreas, Osklen e Forum apostaram em temáticas nacionais, e estamparam motivos como aves do Pará e drinques característicos em suas peças, além de investirem em motivos inspirados no fundo do mar, como apresentou a Iódice através de estampas de peixes e escamas.

Referência aos esportes

Nos looks de verão, os shorts modelo pijama garantem tornar o visual mais esportivo, dada sua modelagem ampla. Assim desfilaram as marcas Animale, Colcci, Ellus e Forum. Contudo, o colete é outra peça-chave do verão 2013. Com grandes lapelas e estruturados, estiveram presentes nos desfiles da Triton, Ellus, Forum e Juliana Jabour.

Cores cítricas

Passado o Fashion Rio, as cores cítricas voltam a aparecer. Desta vez, tons vibrantes do rosa-choque, verde limão e amarelo destacaram-se nos desfiles da Cavalera; Tufi Duek; Forum e Triton. Contudo, a cor tangerina apresenta-se em tons diversos, do pêssego aos avermelhados, e ganham destaque os azuis (nuances do mar), tons terrosos e cores intensas da flora e da fauna tropical.

Artesanato em alta

Peças handmade, de característica artesanal continuam em alta em versão tropical. Portanto, a tendência fez da palha e da madeira trabalhada presenças constantes aliadas aos tecidos naturais como o linho puro e couro natural. Ronaldo Fraga, assim, trouxe à passarela lâminas com motivos de cerâmica marajoara e de tribos dos Carajás em homenagem ao Pará.