Sofá: como escolher o tecido ideal?

Na hora da compra, a pessoa deve considerar, sobretudo, qual será a utilização da peça

Por Tais Romanelli
Atualizado em 28/03/2014 16:06
sofa como escolher o tecido ideal Sofá: como escolher o tecido ideal?

Foto: Thinkstock

Os sofás fazem parte de praticamente toda casa. São usados para receber visitas e também para acomodar os próprios moradores em momentos de descanso, de assistir a um programa de TV ou a um filme.

Porém, na hora de comprar um novo sofá, muita gente fica na dúvida de como fazer uma boa escolha, já que poucas pessoas conhecem, de fato, os diferentes tipos existentes no mercado.

Eloisa Castilho, designer de interiores, administradora e proprietária da Glamour Estofados e Puff’s Mania, destaca que, na hora da compra de um sofá, a pessoa deve considerar, principalmente, qual será a utilização daquela peça. Isso irá influenciar muito na escolha do modelo, do tamanho e do tecido. “Um sofá de living (sala de estar), por exemplo, não pode ter uma profundidade grande; já os modelos para uma sala de televisão possuem uma profundidade maior e mecanismos retráteis e reclináveis”, diz.

A profissional acrescenta que, atualmente, a grande maioria das pessoas possui um único ambiente (sala de estar e sala de televisão), o que complica um pouco mais na hora da escolha. “O ideal nesses casos são os estofados planejados, que são desenvolvidos seguindo as necessidades e, até mesmo, o tipo físico de cada pessoa. O tamanho deve seguir não somente as medidas do ambiente, mas também o número de pessoas que utilizarão o sofá”, explica.

Em relação ao tecido do sofá, Eloisa explica que a pessoa deve escolhê-lo pensando, além da decoração, nas suas necessidades. “Basicamente, encontramos hoje no mercado quatro tipos de tecido utilizados em estofados: sintéticos, chenille, jacquard e suede. A variedade é enorme, principalmente na linha decorativa, com fios mais nobres como seda e linho. Porém, o valor destes tecidos é muito maior e eles são, na maioria das vezes, utilizados em almofadas e pequenas peças”, diz.

Abaixo você confere quais são as vantagens e desvantagens de cada um dos principais tecidos de sofá existentes, para fazer uma boa escolha na hora da compra:

sintetico Sofá: como escolher o tecido ideal?

Eloisa Castilho explica que o tecido sintético, em geral, apresenta uma resistência ótima, além de extrema facilidade de limpeza. “Eles são naturalmente impermeáveis e indicados para pessoas alérgicas e com animais domésticos”, acrescenta.

Por outro lado, destaca a designer de interiores, são extremamente frios no inverno e quentes no verão.

chenille Sofá: como escolher o tecido ideal?

De acordo com Eloisa, o chenille foi muito usado até pouco tempo atrás e era tido como o tecido mais “confortável”, devido à sua maciez. “Mas, hoje, com os suedes mais acessíveis financeiramente, esta opção não é a mais utilizada”, diz.

Segundo Eloisa, outro ponto que motivou a mudança da preferência geral foi a dificuldade de limpeza que um estofado com chenille apresentava. “Por possuir muitos vincos, ele não é indicado para pessoas alérgicas ou com algum tipo de problema respiratório, e nem para aquelas que possuem animais domésticos em casa”, explica.

jacquard Sofá: como escolher o tecido ideal?

Eloisa Castilho explica que o tecido jacquard é uma das tecelagens complexas mais antigas e que apresenta uma resistência ótima.

“É um tecido muito utilizado na linha de estofados e, principalmente, de decoração até hoje. Isso porque, além das diversas técnicas de estamparia atuais, ele possui uma forma de estampar com os próprios fios durante a tecelagem”, destaca a designer de interiores.

Como sua trama é bem fechada, acrescenta Eloisa, o acúmulo de sujeira é bem menor, o que facilita a limpeza diária.

suede Sofá: como escolher o tecido ideal?

De acordo com Eloisa, os suedes são os mais utilizados atualmente e, geralmente, são importados. “Apresentam uma pelagem que proporciona um conforto inigualável. São extremamente fáceis de limpar, já que não possuem tramas aparentes”, diz.

Porém, destaca Eloisa, em casos de acidentes com líquidos, as manchas são as mais difíceis de tirar. “Por isso é aconselhável a impermeabilização”, explica.

Cuidados necessários

limpeza do sofa Sofá: como escolher o tecido ideal?

Foto: Thinkstock

Mas, como cuidar corretamente do seu sofá, independentemente do tecido escolhido, e garantir que ele dure por mais tempo? Eloisa Castilho explica que, basicamente, os estofados não devem ser expostos ao sol diretamente. Devem ainda ser evitados produtos químicos para a sua limpeza, sendo mais indicados os de base neutra.

“A limpeza ideal é feita somente com um pano úmido com água e aspirador de pó. Além disso, é válido ressaltar que a estrutura do sofá é projetada para determinada utilização e não deve fugir a isso… Por exemplo, os braços não devem servir como assento, exceto aqueles projetados para isso”, finaliza a designer de interiores.

Agora você tem boas dicas para escolher o melhor tipo de sofá para a sua casa. Lembre-se de avaliar, em primeiro lugar, em qual ambiente a peça ficará e qual será a sua finalidade! Depois disso, fica mais fácil escolher o tecido, o modelo e o tamanho ideais.