Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Sérum: um aliado poderoso para cabelos mais bonitos e uma pele rejuvenescida

Conheça mais sobre este produto democrático e de textura fluida e saiba como aproveitar tudo o que de bom ele pode oferecer

em 22/11/2016

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Quando o assunto é beleza, tanto da pele como dos cabelos, um tipo de produto tem chamado cada vez mais a atenção das mulheres: o sérum. Você já conhece os benefícios dele?

Juliana Jordão, médica pós-graduada em Dermatologia, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, destaca que sérum é o nome dado a um veículo fluido, semelhante a um gel aquoso, utilizado tanto para produtos faciais (antirrugas e filtros solares) como em produtos capilares.

Mayara Bravo, médica da equipe de Dermatologia da All Clinik, ressalta que sérum é o nome designado a produtos que apresentam uma alta concentração de ativos com uma textura fluida, não gordurosa.

“E no caso do sérum facial, por apresentar uma textura fluida, o produto é ideal para pacientes que querem potencializar o tratamento da pele, sobretudo as de características mistas ou com tendência à acne, visto que não deixa a pele oleosa”, comenta Mayara.

Quem saber mais sobre este produto que hoje faz parte da rotina de beleza de muitas mulheres? Confira todas as informações abaixo.

Sérum capilar: para cabelos ainda mais belos

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Juliana destaca que o sérum capilar é um produto, em geral, formado pela combinação de ativos hidratantes e reparadores e de fácil aplicação por ser mais fluido. “Os ativos mais frequentes são óleos hidratantes, como o de amêndoas, silicone, queratina e vitaminas. Sua textura leve e fluida facilita a aplicação em fios longos”, diz.

Thiago Bianco, especialista em restauração capilar, reforça que o sérum é um produto finalizador, que tem como vantagem a concentração de vários nutrientes, vitaminas e emolientes para os cabelos. “Diferentemente de outros produtos, sua textura geralmente é mais fluida e não oleosa, funcionando como um meio-termo dos produtos, que traz benefícios aos fios sem pesar ou deixá-los oleosos”, diz.

Uma das vantagens do sérum, de acordo com Bianco, é que não é necessária uma quantidade grande de produto para o resultado ser notado nos fios. Outra vantagem é a alta concentração de benefícios em um único produto.

Neste sentido, o sérum pode ser indicado para os mais diversos tipos de problemas capilares. “Há no mercado séruns que controlam frizz, desembaraçam, dão brilho e selam os fios… Dependendo do problema, existe um sérum que pode ajudar”, comenta Bianco.

Juliana reforça que o sérum é indicado para fios ressecados ou danificados como forma de hidratação e proteção após a sua lavagem. “Mas, para cabelos oleosos ou curtos, o produto não é muito indicado, pois pode dar um aspecto excessivamente oleoso”, orienta.

Sérum x Leave-in

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Juliana explica que tanto o sérum como o leave-in são aplicados no comprimento dos fios úmidos após a lavagem. “Porém, o que difere na maioria dos casos é o veículo que, nos leave-in, geralmente é creme, mais pesado e menos fluido, ideal para cabelos muito ressecados. Em seus componentes predominam hidratantes e substâncias para controle do volume e frizz. Já o sérum, por ser mais leve, é mais democrático. Tem como principal função a manutenção do brilho e vitalidade dos fios, além de reparar as pontas secas”, diz.

Mayara ressalta que, ao contrário do leave-in, o sérum não pesa nos cabelos, permitindo o tratamento diário sem comprometimento da estética capilar, sobretudo dos cabelos menos volumosos.

Thiago Bianco lembra que outra diferença entre os dois tipos de produtos é que o leave-in também tem a função termoativa, ou seja, ajuda a proteger o fio da ação de chapinhas, secadores e modeladores. “A consistência do leave-in também costuma ser mais cremosa e ele também é indicado para definir os cachos.”, destaca.

Sérum x Óleo reparador

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Enquanto o sérum tem como principais funções a manutenção do brilho e vitalidade dos fios, e a reparação de pontas secas, o óleo reparador tem a função única de selagem das pontas duplas e danificadas, de acordo com Juliana.

O reparador de pontas, como o nome já diz, trata da ponta do fio de cabelo, conforme ressalta Bianco: “É uma espécie de selagem, que garante um brilho e alinha o fio, principalmente após o uso dos agentes de calor.”

Como aplicar o sérum

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Juliana orienta aplicar o sérum nos cabelos úmidos após a lavagem, de 2 a 5 gotas, no comprimento do fio, especialmente nos secos e danificados. “A aplicação pode ser feita conforme a necessidade, porém, a fim de evitar o aspecto oleoso, recomenda-se a cada 2-3 dias”, diz.

O expert em cabelos, Thiago, destaca que, assim como no caso da maioria dos produtos capilares, a aplicação deve ser feita sem atingir a raiz, priorizando o comprimento e as pontas. “O produto pode ser utilizado com o cabelo úmido (para garantir a absorção dos nutrientes do produto) ou seco (para suavizar as pontas duplas e alinhar os fios)”, diz.

“A quantidade de vezes a ser utilizado na semana depende do estado do cabelo, se os fios forem oleosos, é indicado duas vezes, no máximo.”, reforça o especialista.

De acordo com Mayara, uma boa dica para melhor eficácia do tratamento é caprichar na aplicação do sérum algumas horas antes de lavar o cabelo, seja antes de dormir ou de ir à academia, por exemplo. “Assim, conseguimos aumentar a concentração dos ativos na fibra capilar, e, então, após a lavagem, pequena concentração será suficiente como finalizadora das pontas e para manutenção do tratamento”, esclare.

Opções de sérum para comprar e arrasar

Quer iniciar hoje mesmo o tratamento dos fios com o uso de um bom sérum? Confira algumas opções de produto abaixo:

Vale destacar que, em caso de dúvidas sobre qual sérum escolher, ou ainda, sobre como usá-lo, o ideal é conversar com sua(eu) dermatologista ou cabeleireiro, para que ela(e) possa indicar a quantidade e frequência de uso do produto, levando em conta as particularidades dos seus fios.

Sérum facial: um aliado no tratamento da pele

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Juliana destaca que sérum é o nome dado para o veículo utilizado em alguns produtos antirrugas e filtros solares com a consistência mais seca e fluida, semelhante a um gel aquoso. “É o queridinho das peles oleosas, pois é bastante fluido e seco. Comporta diversos ativos, sendo mais comuns os antioxidantes, como a vitamina C, ácido ferúlico e resveratrol, o ácido hialurônico, a rhamnose, ou ainda, produtos para controle da oleosidade, como o LHA e o ácido glicólico”, explica.

A dermatologista Mayara ressalta que a grande concentração dos princípios ativos neste tipo de produto pode auxiliar, de forma geral:

  • na hidratação,
  • na formação de colágeno,
  • na redução das manchas,
  • no rejuvenescimento.

Em relação aos tipos de sérum, Juliana explica que o que diferencia um sérum de outro são os ativos adicionados. “Isso varia pela marca e função do produto. Em geral, temos antirrugas e filtros solares. Alguns mais ou menos concentrado em ativos, indicados para pacientes mais ou menos envelhecidos”, diz a dermatologista.

Como aplicar o sérum facial

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O sérum facial pode ser usado diariamente. Juliana orienta aplicar em torno de cinco gotas em toda a face pela manhã antes do filtro ou à noite, conforme orientação do médico dermatologista. “A necessidade de sua aplicação à noite ou de dia depende mais uma vez dos ativos. Séruns contendo vitamina C, por exemplo, são preferencialmente aplicados pela manhã”, diz.

Mayara ressalta que, dependendo do produto indicado, ele pode ser usado uma ou duas vezes ao dia, sendo o mais importante aplicar sempre pequena quantidade no dorso da mão, e só então distribuir uma fina camada no rosto, homogeneamente.

Sugestões de séruns faciais para comprar

Na galeria abaixo você confere exemplos de séruns que são facilmente encontrados à venda:

Apesar do sérum facial oferecer benefícios incríveis para a pele, se possível, converse com sua(eu) dermatologista para saber qual é exatamente o tipo de sérum (qual é o ativo) mais indicado para o seu caso em especial, para um tratamento de beleza realmente eficaz.

Agora você já sabe que, tanto para quem quer garantir cabelos mais saudáveis e bonitos, como para quem quer cuidar da pele (evitando, inclusive, o envelhecimento precoce), o sérum é um grande aliado!

Comentários
Dicas relacionadas