Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Semente de Sucupira

Conheça os benefícios da Sucupira e saiba como preparar o chá de sua semente

em 13/09/2013

O consumo da semente de Sucupira tem se popularizado mais a cada dia por meio da medicina fitoterápica. Acredita-se que o extrato da Sucupira-Branca tenha muitas propriedades benéficas para a saúde, inclusive algumas delas já comprovadas cientificamente.

Há muito tempo atrás, os indígenas já utilizavam a Sucupira para o tratamento de diversos males, tomando o chá ou infusão de vinho desta planta. Atualmente, a medicina fitoterápica disponibiliza o extrato da semente de Sucupira em cápsulas mas o seu chá também pode ser preparado em casa.

Para que serve a semente de Sucupira?

Seu óleo volátil é amplamente utilizado como óleo aromático. Esse óleo é retirado da casca e da semente de Sucupira. Além disso, acredita-se também que os óleos essenciais da Sucupira podem ser grandes aliados na luta contra o tumor de próstata.

Estudos comprovam ainda, que o óleo da semente de Sucupira tem propriedades anti-inflamatórias, antibióticas, antioxidantes, anestésicas e anticarcinogênicas. Sendo assim, sua ingestão ajuda no combate das doenças reumáticas e inflamatórias, além de ser considerada antissifilítica e energética.

O consumo do extrato da semente de Sucupira é bastante indicado para quem sofre de reumatismo, artrite e dores ósseas e das articulações em geral. Seu uso também é indicado após longos períodos de exercício físico intenso, pois tem propriedades antioxidantes.

Chá de semente de Sucupira

O chá da semente de Sucupira pode ser preparado em casa e tem efeito analgésico e anti-inflamatório. Recomenda-se tomar o chá, ainda fresco, fazendo intervalos de três horas e consumir água durante este período.

Receita do chá de Sucupira

Ingredientes

  • 12 sementes de Sucupira
  • 3 litros de água

Como preparar o chá de Sucupira

  1. Amasse as sementes até que a resina interna fique à mostra;
  2. Coloque as sementes em água fervente por um minuto e meio e então retire do fogo;
  3. Deixe esfriar com uma tampa sobre a panela.

O consumo do chá pode ser combinado com a ingestão das cápsulas de extrato de Sucupira para o tratamento de dores mais fortes. Porém, recomenda-se que não seja tomado por mais de quinze dias consecutivos, apesar de não possuir efeitos colaterais ou contra-indicações.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas