Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Semente de girassol: uma grande aliada para o emagrecimento

A semente, quando incluída na alimentação, promove a saciedade, auxilia na redução do colesterol e oferece muitos outros benefícios à saúde

em 24/09/2014

Foto: Thinkstock

Você provavelmente já viu à venda em lojas de produtos naturais ou, ao menos, ouviu alguém falando sobre a semente de girassol. Mas será que conhece, de fato, os benefícios que este alimento pode oferecer à saúde?

A semente de girassol é extraída da flor do girassol – planta originária da América do Sul, que, de forma geral, apresenta grande utilidade para a população. Isso porque quase todos os seus derivados são aproveitados: desde as flores, para ornamentação, até as folhas; e, em sua semente, estão diversos nutrientes que trazem importantes benefícios à saúde.

“A semente de girassol é considerada um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais”, comenta a nutricionista Clarisse Zanette, Mestre em Ciências Médicas, pós-graduada em Nutrição Clínica e Metabólica, pós-graduanda em Fitoterapia Funcional e coordenadora e docente da Faculdade Nossa Senhora de Fátima (RS).

Abaixo a profissional explica por que a semente de girassol é um alimento tão benéfico e como pode ser incluída na alimentação.

Composição nutricional e benefícios da semente de girassol

Clarisse Zanette destaca que a semente de girassol é fonte de: vitaminas do Complexo B, Vitamina E, Vitamina C, magnésio, cálcio, selênio, Ômega 3 e Ômega 6.

Por isso, a semente de girassol oferece inúmeros benefícios. Entre eles:

  • É indicada para ser consumida como lanches, para aumentar a sensação de saciedade, por isso, pode auxiliar no processo de emagrecimento;
  • Tem efeito anti-inflamatório;
  • Auxilia na função intestinal;
  • Auxilia na redução do colesterol;
  • Reduz a formação de radicais livres (que afetam negativamente o organismo, contribuindo para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas);
  • Aumenta a oxigenação das células;
  • Auxilia nos sintomas da menopausa, entre outros benefícios.

Como incluir a semente de girassol na alimentação

Foto: Thinkstock

Clarisse Zanette destaca que a semente de girassol é um ótimo lanche para qualquer hora do dia. “Isso porque seu consumo é simples e prático”, diz.

A recomendação diária é de uma colher de sopa. “A semente de girassol pode ser acrescentada ainda nas saladas ou em sucos”, acrescenta a nutricionista.

Confira abaixo uma receita de salada com semente de girassol:

Ingredientes

  • 10 folhas de alface
  • 10 folhas de rúcula
  • 1 cenoura crua ralada
  • 1 beterraba crua ralada
  • 1 colher (sopa) de tomate seco
  • 3/4 xícara (chá) de mussarela de búfala picada
  • 1 colher (sopa) de sementes de girassol torradas

Molho

  • 1/2 cebola picada
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • 1 colher (chá) de orégano
  • 1 dente de alho amassado
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: corte as folhas e arrume-as em um prato grande. Cubra com a cenoura, a beterraba, o tomate seco picado e a mussarela. No liquidificador, bata todos os ingredientes do molho até ficar cremoso. Regue a salada, polvilhe com as sementes de girassol e sirva.

Contraindicações e cuidados com o consumo da semente de girassol

Foto: Thinkstock

Clarisse Zanette explica que não há estudos que comprovem a contraindicação do consumo da semente de girassol. Sendo assim, qualquer pessoa que deseje pode consumir o alimento, porém, o ideal é contar com a orientação de um (a) nutricionista para isso.

“O que devemos tomar cuidado é com a quantidade de semente de girassol consumida, para não aumentar as calorias da dieta”, destaca a nutricionista Clarisse.

Ainda de acordo com a profissional, o consumo da semente de girassol é muito eficaz na complementação da dieta. “Embora ela tenha nutrientes, o ideal é que se faça uma combinação entre outros alimentos saudáveis para que seus nutrientes sejam digeridos e absorvidos, ou seja, apresentando uma boa biodisponibilidade”, destaca.

Ou seja, mais uma vez reforça-se a necessidade de seguir uma alimentação balanceada para usufruir, de fato, dos benefícios que os alimentos podem oferecer.

Semente de girassol x óleo de girassol

Além da semente de girassol, é possível encontrar o óleo de girassol, que é extraído da semente da planta.

“O óleo de girassol também é um alimento rico em vitaminas, principalmente a Vitamina E, que desempenha um papel importante no metabolismo”, destaca a nutricionista Clarisse. “É eficaz no alivio da tensão pré-menstrual, melhora a acne, a aterosclerose, a diabetes, é antioxidante, e oferece ainda outros benefícios”, diz.

Ainda de acordo com a nutricionista, o óleo de girassol é indicado para temperar as saladas – devem ser usadas de 1 a 2 colheres de chá – e não deve ser aquecido, nem substituído pelo óleo de cozinha.

Onde comprar semente de girassol

É possível encontrar as sementes de girassol à venda facilmente em lojas de produtos naturais, bem como o óleo de girassol. Na galeria abaixo você confere alguns exemplos:

Agora você já tem boas informações sobre a semente de girassol e sabe que ela pode oferecer inúmeros benefícios para a saúde se cosumida corretamente. Só não vale exagerar no consumo (para não extrapolar com as calorias da dieta)!

É importante também seguir uma alimentação saudável, garantindo assim que os nutrientes da semente de girassol sejam digeridos e absorvidos, oferecendo, de fato, benefícios à saúde!

Comentários
Dicas relacionadas