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Conheça os benefícios do consumo regular da semente de abóbora

Dentro seus nutrientes, pode-se citar a presença de L-triptofano, uma potente antidepressivo natural, além de auxiliar na indução do sono

em 03/11/2016

Foto: Getty Images

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Considerada um dos vegetais mais utilizados ao longo da história, a abóbora possui origem desconhecida, com relatos de seu consumo no Antigo Egito e Roma, onde esta última população a misturavam com mel, buscando uma digestão mais fácil após consumir carnes.

Já outra teoria revela que ela possui origem nas Américas, sendo alimento comum a povos como os maias, incas e astecas. Fruto da aboboreira, a abóbora possui diferentes denominações no Brasil, como jerimum, na região Norte e Nordeste e moranga, na região Sul.

Além do fruto em si, outra parte muito consumida deste vegetal é a sua semente, extremamente nutritiva. Segundo o nutricionista Daniel Novais, esta contém quantidades significativas de manganês, zinco, triptofano, fósforo, magnésio, cobre, ferro e proteínas, além de pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina A.

Outro destaque deste alimento seria a presença de fitoesteróis em suas sementes, sendo este um composto orgânico que também contribui para uma vida mais saudável, regulando os níveis de colesterol e prevenindo doenças cardíacas.

8 motivos para consumir semente de abóbora

Foto: Getty Images

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Ao consumir as sementes de abóbora, além de reaproveitar algo que normalmente seria descartando, por ser um composto rico em nutrientes, ainda irá resultar em inúmeros benefícios para sua saúde. Confira a seguir alguns dos benefícios de seu consumo regular, de acordo com o profissional:

1. Melhora a qualidade de sono: ao consumir esta semente, você terá uma noite de sono mais restauradora, já que este alimento é rico em magnésio e triptofano, os quais possuem um efeito calmante, além de estimular o sono.

2. Combate à depressão: “o L-tripitofano é considerado um anti-depressivo natural, combatendo esta doença e melhorando o humor”, revela.

3. Ação desintoxicante: segundo Daniel, ajudam na redução de toxinas no corpo, devido às suas propriedades diuréticas, bem como a atividade antioxidante, atuado diretamente na saúde dos rins.

4. Melhora do trânsito intestinal e saciedade: por ser um alimento rico em fibras, as sementes de abóbora auxiliam na digestão e garantem aquela sensação de saciedade por mais tempo, evitando atacar a geladeira nos períodos entre refeições.

5. Previne doenças cardiovasculares: por ser composta por fitoesteróis, as sementes de abóbora promovem uma redução nos níveis de LDL, conhecido como colesterol ruim e formador de coágulos sanguíneos e aterosclerose, reduzindo as chances em um infarto ou AVC.

6. Evita a osteoporose: “as sementes possuem altos níveis de cálcio, zinco, cobre, e outros minerais ligados promoção do aumento da densidade do osso. Inclusive, existem alguns estudos os quais demonstraram que a ingestão das sementes de abóbora diariamente pode reduzir a fragilidade óssea e outros sintomas da osteoporose”, informa.

7. Regula os níveis de insulina no sangue por serem ricas em proteínas, as sementes possuem fácil digestão, auxiliando a estabilização do açúcar no sangue se consumidas em pequenas porções ao longo do dia.

8. Possui ação antioxidante: “ o extrato de sua semente possui compostos fenólicos, conhecidos como componentes anticâncer, já que combatem os radicais livres, precursores de alguns tipos de câncer”, esclarece.

Como consumir sementes de abóbora

Foto: Getty Images

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As possibilidades de consumo deste alimento são diversas. Dentre suas formas de consumo, pode-se citar a mais comum, onde a semente é assada diretamente no forno. Para isso, deve-se lavá-las, deixá-las de molho em água com sal por cerca de 1 hora, secá-las, temperá-las a gosto e leva-las ao forno até ficarem douradas e crocantes.

Outra opção interessante é cozinhá-las antes de leva-las ao forno. Isso irá garantir um petisco crocante por fora e macio por dentro. Também é possível assá-las diretamente no micro-ondas, onde estas devem ser acomodadas em um recipiente com tampa próprio para este eletrodoméstico, onde será cozida por cerca de 1 minuto na potência máxima. Depois disso, basta virá-las e coloca-las novamente no micro-ondas, por mais 1 minutos. Repetir este processo até elas dourarem.

Se você deseja consumi-las doce, que tal carameliza-las? Adicione açúcar e especiarias de sua preferência, como canela por exemplo, e leve-as ao forno. Esta opção é uma ótima ideia para consumir com iogurtes.

Uma boa ideia é fazer uma farinha das semente torradas, peneirando-as para garantir um pó bem fino, podendo adicioná-lo a diversas refeições. O nutricionista sugere bater a farinha junto a vitaminas de frutas, ou ainda a inserir no cozimento do feijão ou arroz.

Por fim, também é possível encontrar a sua versão em óleo, disponível em cápsulas ou in natura, o qual pode ser utilizado para temperar saladas ou sopas, não devendo ser aquecido, para que assim possa manter suas propriedades originais.

Independentemente de sua forma de consumo, em farinha, óleo ou em sua forma natural, esta semente pode ainda ser utilizada no preparo de receitas variadas, misturando-se aos outros ingredientes e conferindo sabor e nutrientes para o prato. Confira algumas deliciosas opções:

1. Semente de abóbora assada: esta receita demonstra passo-a-passo o procedimento para assar as sementes de abóbora no forno. Vale lembrar que a limpeza e a separação dos fiapos de abóbora da mesma são parte importante, garantindo um visual mais belo ao petisco.

2. Leite de semente de abóbora: e por quê não preparar um delicioso leite vegetal deste alimento? Desta forma suas propriedades se manterão, beneficiando também os veganos ou aqueles que possuem alimentação restrita ao leite animal Para prepara-lo apenas dois ingredientes: as sementes ainda cruas e água filtrada.

3. Salada de abacate, espinafre e semente de abóbora: adicionando mais sabor e nutrientes à esta deliciosa salada, aqui as sementes de abóbora são utilizadas torradas e misturadas aos outros ingredientes, conferindo a crocância que faltava ao prato.

4. Salada de cúrcuma, semente de girassol e de abóbora: o truque para utilizar tanto a semente de girassol quanto a de abóbora com uma textura fácil de ser degustada é deixá-las de molho na noite anterior do preparo desta salada. Desta forma, ainda ficarão crocantes, facilitando o momento de tritura-las no processador.

5. Medalhão de robalo com crosta de semente de abóbora: outra opção interessante para introduzir a semente na sua alimentação é utilizá-la para empanar carnes, garantindo uma textura crocante e muito sabor ao prato.

6. Sopa de abóbora com sementes crocantes: ótima opção para utilizar a abóbora por completo. Sua polpa será aproveitada para preparar um delicioso caldo cremoso, enquanto suas sementes serão torradas e adicionadas à sopa, conferindo um mix de texturas ao prato. Tudo isso acompanhado do sabor inigualável do curry. Vale a pena provar!

7. Cookies de gojiberry e semente de abóbora: ótima opção para celíacos, esta receita não leva glúten, além de serem veganos, não possuindo nenhum alimento de fonte animal. Aqui a semente de abóbora sem casca é picada, sendo misturada à farinha de amêndoas. Já o gojiberry adiciona aquele sabor azedinho equilibrando-se com o açúcar demerara.

Semente de abóbora emagrece?

Segundo Daniel, este alimento possui a capacidade de auxiliar na perda de peso, isso é claro, “se aliado a uma restrição de calorias e bons hábitos alimentares”. Segundo ele, além de todos os benefícios citados anteriormente, por ser uma opção rica em fibras, seu consumo frequente fará com que a carga e o índice glicêmico de outros alimentos sejam freados, facilitando a digestão e proporcionando mais tempo com saciedade.

Agora que você já conhece todos os pontos positivos do consumo regular deste alimento, adicione as sementes de abóbora em suas refeições, esteja ela em sua forma natural, em óleo ou farinha e conquiste uma vida e alimentação mais saudável e completa.

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