Seja prioridade em sua própria vida

Pequenas ações levam a satisfação pessoal e profissional

seja prioridade sua vida Seja prioridade em sua própria vida

Quantas vezes paramos para pensar em nossa vida, nos sonhos que nunca realizamos, no desejo de descansar, nas férias tão merecidas? Desde criança vamos aprendendo a nos responsabilizar aos poucos por uma série de coisas, desde o arrumar a cama pela manhã, como ir assumindo responsabilidades, que a vida escolar e familiar vão nos apresentando.

A religião também nos ensina sempre a cuidar do outro, fazer o bem, e vamos crescendo ouvindo que o melhor caminho é sempre dirigir o olhar para nosso companheiro, filhos, pais, irmãos, amigos. Esse processo é de extrema importância, pois através das relações de troca, vamos estabelecendo nossa identidade, aprendendo a viver em sociedade, e nos fortalecendo como seres humanos.

Porém acabamos utilizando toda nossa energia de forma a sempre a suprir o desejo do outro, em alguns momentos o trabalho ocupa esse espaço, causando um equilíbrio intenso.

Por outro lado, vejo pessoas cansadas, estressadas e muito infelizes, e grande maioria das vezes não se percebem como responsáveis por se encontrarem assim, tão desanimadas.

Percebo que as mensagens que fomos recebendo desde pequenos são de extrema importância, mas na grande maioria das vezes esquecem de nos ensinar a importância de olharmos para nós mesmos, de aprendermos a nos cuidar. Tudo isso somado com as responsabilidades que assumimos acaba tomando uma proporção muito grande, e não demora muito para começarmos a nos sentirmos cansados, sufocados, desejosos por momentos de tranquilidade.

Quando sugerimos para as pessoas tirar um dia da semana para fazer uma massagem, ler um livro, fazer academia, a resposta é sempre a mesma: não tenho tempo! Não sobrou energia suficiente para tentar uma nova empreitada, a casa acaba sendo o melhor lugar para se retornar, a zona de conforto, que na realidade se mostra como mais um lugar aonde se tem tarefas intermináveis a se realizar.

Percebemos que nem mesmo o aumento das doenças ligadas ao estresse são motivos suficientes para frear nosso ritmo de trabalho, levando a uma verdadeira mudança no estilo de vida.

Em alguns momentos chegamos a pensar que a vida é tão intensa, que vivemos um dia após o outro, todos os dias iguais, de casa para o trabalho, do trabalho para casa, mercado, banco, escola dos filhos.

Esse é o momento de parar e procurar soluções para mudar essa situação, e aprender a selecionar as prioridades, e nesse caso, você é a prioridade, o ator principal de sua vida. Sair dos bastidores e viver realmente o papel de se cuidar, se olhar.

No início pode sentir-se um pouco insegura, egoísta, mas com o tempo irá experimentar o prazer de se dar um dia, ou algumas horas somente para cuidar de si, mesmo que não seja fazer nada, o importante é alguns momentos somente seu.

Assim, quando começar a tomar atitudes que revelem seu cuidado com seu desejo, ficará claro que todo o resto ficará mais leve, e poderá usufruir de todas as demais responsabilidades com prazer, mais entusiasmo e energia. Afinal, essas mudanças só podem começar de si mesmo, proporcionando felicidade e bem-estar.