Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Salmão, fonte de saúde

O peixe é rico em ômega 3, possui diversos nutrientes que colaboram para o bom funcionamento do organismo e ainda previnem doenças

em 29/05/2011

Os peixes, de modo geral, são uma ótima fonte de proteínas para o organismo. Entre eles, o salmão se destaca por fazer parte do grupo dos peixes ricos em ômega 3.

O ômega 3 é uma gordura que não é produzida pelo corpo humano, mas é essencial para a manutenção de várias funções do organismo e por isso, precisa ser adquirida por meio dos alimentos

Estudos apontam que o ômega 3 exerce um efeito protetor contra doenças cardiovasculares, melhora a flexibilidade das artérias e tem efeito anti-inflamatório. Substituir parte das gorduras saturadas, que estão presentes nas carnes vermelhas, por exemplo, contribui para a saúde do coração através da diminuição dos níveis de colesterol e de triglicérides no sangue.

Na lista de nutrientes do salmão estão:

Ferro: Essencial para o transporte de oxigênio e formação de glóbulos vermelhos no sangue;
Magnésio: Melhora o funcionamento do sistema imunológico e é importante para o desenvolvimento dos ossos e dentes;
Potássio: Ajuda a regular a pressão e o pH sanguíneo e auxilia na digestão;
Zinco: Também reforça o sistema imunológico e é fundamental para a fabricação do material genético;

Selênio: Uma porção de 100 g de salmão oferece uma grande quantidade, maior até do que a recomendação diária deste mineral que tem ação antioxidante e atua na prevenção de doenças crônicas.
Fósforo: Colabora com a saúde dos ossos e dentes, auxilia a regeneração dos tecidos.

Destaque também para as vitaminas do salmão:

Vitamina B12: Fundamental para o bom funcionamento do sistema neurológico e participa da fabricação dos glóbulos vermelhos e das células do tecido ósseo;
Vitamina A: Ajuda a preservar a saúde dos olhos e fortalece o sistema imunológico, prevenindo infecções;
Vitaminas do complexo B (B1, B5 e B6): Garantem a produção de energia pelo organismo e o bom funcionamento do sistema nervoso.

Como comprar salmão

Para comprar salmão, observe se o peixe tem superfície limpa e brilhante. Pressione a carne com o dedo, se a superfície não ficar marcada, é um sinal de que a carne está firme e boa para o consumo. Se o salmão já estiver em postas, evite os muito esbranquiçados.

Para guardar o salmão fresco, coloque em um recipiente fechado na parte mais alta na geladeira. O peixe pode ficar armazenado dessa forma por até 24 horas. No congelador, o salmão pode ser conservado da mesma maneira por até três meses.

Sugestões de pratos com salmão

Para preparar o salmão em postas de forma prática, é só grelhar. Uma sugestão de como preparar salmão fresco é assado ao forno temperado com sal, pimenta, azeite e ervas frescas ou com molho de maracujá.

Outra ideia de pratos com salmão é usar o peixe cozido e desfiado em saladas em maioneses ou no recheio de tortas. Mas atenção, cozinhar demais o peixe deixa a carne ressecada e elimina parte de seus nurientes

Comentários
Dicas relacionadas