Saiba como celebrar o matrimônio mesmo com o orçamento curto

Existem alternativas para comemorar com a família e os amigos sem gastar muito

Por Juliana Cazarine
saiba como celebrar a uniao mesmo com o orcamento curto Saiba como celebrar o matrimônio mesmo com o orçamento curto

Foto: Thinkstock

Realizar o sonho de se casar pode custar caro, ainda mais para um casal que está começando uma vida a dois. Além das despesas com a casa nova, os noivos têm que gastar com a cerimônia e com a festa, já que a celebração da união não pode “passar em branco”. Uma festa de casamento com o tradicional bufê não é a melhor opção para quem quer economizar nas despesas. Para esses casais, existem alternativas mais baratas e que são ainda modernas e inovadoras.

Coquetel

Não importa qual o horário da cerimônia, seja de manhã, à tarde ou à noite, é possível trocar o cardápio com pratos para almoço ou jantar por um menu com canapés ou com opções finger food, que são pratos quentes para comer em pé. Nesse caso, como a comida será mais informal e fácil de ser consumida, não será preciso dispor o espaço em “formato jantar”, com mesa e cadeira para todos os convidados, apenas algumas para as pessoas mais velhas. Alguns bufês cobram pela locação dos móveis. Portanto, se for possível eliminá-los, o custo pode ser menor.

Brinde

Quem quiser apenas comemorar a união com a família e ganhar um beijo dos amigos, pode preparar uma recepção bem simples, apenas com bolo e champanhe, e refrigerante para as crianças. Se a intenção é celebrar dessa maneira, o ideal é escolher uma igreja que tenha um espaço próprio para essa interação entre noivos e convidados.

Jantar ou almoço

Oferecer um jantar ou almoço aos convidados é o que grande parte dos noivos querem. Se o orçamento permitir, é possível baratear os custos e fazer um cardápio que cabe no bolso dos noivos. Não é preciso escolher mais de uma opção de entrada, por exemplo. Alguns itens do cardápio pode ser dispensados ou substituídos por outros mais baratos, como trocar peixe por carne. Quanto mais simplificado for o menu, mais barato ele será. O melhor é que assim fica mais fácil de realizar o sonho.

Dicas úteis

  • Se possível, compre as bebidas de um fornecedor. Eliminá-las do pacote do bufê pode torná-lo mais barato.
  • Antes de contratar o bufê, verifique qual é a política de preços para crianças. Alguns dão desconto e outros nem cobram por esses convidados.
  • Pesquise fornecedores. Você não precisa usar todos os serviços que o bufê oferece. Compare o preço total do pacote do bufê e faça um orçamento com serviços avulsos. Pode dar mais trabalho, mas acaba compensando no final.

O mais importante em uma cerimônia e festa de casamento é o amor que une o casal. E para celebrar isso não é necessário fazer uma festa gigantesca e caríssima.