Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Rosa mosqueta: o óleo que rejuvenesce e elimina marcas na pele

Conheça o produto natural que elimina manchas, suaviza rugas e tem grande poder de cicatrização

em 29/09/2014

Foto: Thinkstock

O óleo de rosa mosqueta tem despertado grande interesse na indústria de cosméticos. E não é para menos: ele é rico em vitaminas, ácidos graxos e pigmentos carotenóides. Esses compostos resultam em um produto cheio de benefícios, como hidratação prolongada e regeneração da pele, podendo solucionar problemas com estrias, cicatrizes, manchas ou rugas.

O óleo é extraído do fruto da rosa mosqueta (Rosa rubiginosa affinis), uma planta silvestre comum na região dos Andes, na América do Sul. A planta é conhecida na Europa há muitos séculos, embora seja nos Andes o lugar de maior incidência do arbusto.

Potente regenerador

O produto contém substâncias que estimulam os processos fisiológicos da epiderme e tem se mostrado muito eficiente no tratamento de vários problemas de pele. Seu maior diferencial é o grande poder de cicatrização: o óleo é considerado um dos mais potentes regeneradores naturais, e o melhor é que não causa efeitos colaterais.

“O óleo ajuda na regeneração da membrana celular dos tecidos cutâneos e é importante no processo de cicatrização da pele e nos mecanismos de defesa do organismo”, explica a dermatologista Natália Cymrot. Em alguns estudos, o óleo foi aplicado em pacientes com cicatrizes cirúrgicas, traumáticas e queimaduras, e os resultados foram notáveis.

A ação do óleo na regeneração dos tecidos da pele danificada está associada ao seu alto teor de ácidos graxos – importantes para manter a pele saudável. Sua composição é de cerca de 80% de ácidos graxos essenciais, e o óleo conta ainda com substâncias anti-oxidantes, como o licopeno e o betacaroteno, e com o ácido transretinóico em menor concentração.

A planta da Rosa Mosqueta. Foto: Thinkstock

Pele bonita e saudável

Todas essas substâncias conferem ao produto muitos benefícios à saúde da pele: além do poder de cicatrização, ele é um grande aliado na prevenção do envelhecimento prematuro da pele e ajuda a manter a hidratação. Isto porque, segundo a dermatologista, o óleo de rosa mosqueta ajuda na reparação da epiderme e funciona como uma barreira que impede a perda de água transepidérmica, contribuindo para a manutenção da hidratação.

E a lista de benefícios não para por aí: o produto extraído da rosa mosqueta ainda ajuda a diminuir manchas, confere flexibilidade à pele, tem ação antiolheiras, é benéfico às unhas fracas e opacas e previne o aparecimento de estrias durante a gravidez.

Onde comprar óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta pode ser encontrado em drogarias, farmácias de manipulação e lojas de cosméticos. Cymrot indica o uso do produto duas ou mais vezes ao dia, e a aplicação deve ser feita no local a ser tratado e com a pele limpa. O produto não é recomendado a pessoas com pele muito oleosa.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas