Dicas de Mulher Dicas de Saúde

31 receitas de uma panela só para quem odeia lavar louça

Ceviche, guacamole, quibe cru, tabule são apenas alguns exemplos de receitas superpráticas

em 16/08/2016

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Para muita gente, cozinhar é mesmo uma terapia! Seja para preparar refeições para o dia a dia, seja na hora de preparar receitas especiais pra receber visitas em casa.

Mas, muitas vezes, fazer um bom prato resulta também numa grande louça para lavar – o que naturalmente, é sinônimo de trabalho e até de desperdício de água!

É claro que, vez ou outra, não há problemas em fazer uma receita mais trabalhosa, que utilize duas ou três ou até mais panelas. Mas, no geral, as pessoas buscam praticidade!

E a ótima notícia é que existem bons pratos preparados com o uso de uma única panela. Não acredita?! Abaixo você vai se surpreender com as sugestões!

Receitas que utilizam somente uma panela

Lavar louça não é das atividades mais atrativas! Para economizar tempo e água (além de detergente), confira receitas saborosas que podem ser preparadas com o uso de apenas uma panela (ou tigela ou frigideira ou forma)!

Com uma tigela

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

1. Ceviche: vindo da gastronomia peruana, ceviche são cubos de peixe cozidos em uma solução cítrica e ácida, que tradicionalmente é o limão. É um prato delicioso e que pede apenas uma tigela para sua preparação. Ótima dica para um jantar saudável e até para quando for receber visitas em casa.

2. Guacamole com nachos: um petisco delicioso, boa dica para uma noite de sexta-feira, por exemplo. E o melhor de tudo é que esta comidinha mexicana é preparada de forma muito simples, com o uso de apenas um recipiente.

3. Quibe cru: ótima dica para os amantes da culinária árabe. Este prato delicioso é preparado de maneira supersimples e utilizando pouca louça.

4. Tabule: mais uma delícia da culinária árabe, o tabule é feito com poucos ingredientes e você pode utilizar apenas uma tigela para prepará-lo.

5. Salpicão de frango: é um prato típico de Natal mas que, na verdade, vai bem em qualquer época do ano! Melhor ainda saber que o preparo é supersimples e exige o uso de apenas uma tigela. Boa dica para um almoço de domingo, não?!

Com uma panela comum

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

6. Penne ao tomate e azeitona: preparar uma refeição completa com o uso de apenas uma panela parece incrível, não? Com esta receita você cozinha o molho e o macarrão ao mesmo tempo e pode servir o jantar em 20 minutos.

7. Arroz Carreteiro: um clássico da culinária gaúcha, que pode ser servido tanto como prato principal como acompanhamento. Nesta receita, é preparado de forma supersimples e rápida, com o uso de apenas uma panela.

8. Carne com legumes: boa dica para aqueles dias em que você está na correria e não quer passar horas na cozinha! O preparo é super-rápido e você não precisa nem de uma panela de pressão, pode usar uma comum mesmo!

9. Macarrão à carbonara: deixe de lado o macarrão instantâneo! É possível preparar comida de verdade de forma simples e utilizando pouca louça, e esta receita de talharim prova isso. Um clássico da culinária italiana em apenas 15 minutos!

10. Galinhada cremosa: uma adaptação do prato tradicional, leva frango, alho-poró, milho, cream cheese, entre outros ingredientes que dão muito sabor à receita. A preparação é prática, o que resultará em pouca louça para lavar posteriormente!

11. Curry de lentilha: opção fácil e deliciosa para acompanhar carnes, quibe assado, filé de frango grelhado e até peixe. Os ingredientes utilizados na receita são facilmente encontrados e você vai usar apenas uma panela.

12. Risoto de tomate e mozzarella: você vai utilizar apenas uma panela para fazer este prato delicioso, boa dica para um almoço de fim de semana, inclusive quando for receber visitas em casa. Alho-poró, cogumelo Paris, manjericão são alguns dos ingredientes utilizados.

13. Yakisoba: comida oriental que já caiu no gosto dos brasileiros! Melhor ainda se for preparada de forma simples, rápida e sem fazer muita sujeira na cozinha!

14. Vaca atolada: engana-se quem pensa que este prato conhecido é difícil de fazer. Com esta receita você vai ver que pode fazê-lo sem sujar muita louça. O tempo de preparo é de aproximadamente uma hora e meia, mas, para quem aprecia uma boa costela, com certeza vale muito a pena!

15. Risoto de abóbora paulista: boa dica para o jantar. Comida rápida que suja uma só panela e ainda é saudável, leve e nutritiva. Vale a pena anotar a receita!

Com uma panela de pressão

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

16. Macarrão cremoso: maneira prática de fazer um delicioso macarrão parafuso (ou outro tipo), acompanhado de bacon, tomates, requeijão, entre outros ingredientes saboroso. Boa dica para um almoço de domingo ou para qualquer outro dia em que você não esteja disposta a gastar muito tempo na cozinha.

17. Costela na panela de pressão: quem gosta de costela vai se encantar com esta receita prática. A carne fica supermacia, desmanchando na boca e você vai precisar apenas de uma panela de pressão e de poucos ingredientes.

18. Torresmo: ótima sugestão para acompanhar uma cervejinha no final de semana. E o melhor de tudo é que toda a preparação acontece na panela de pressão, de forma supersimples.

19. Macarrão com frango: uma receita bem saborosa, com ingredientes simples, com o uso de apenas uma panela e que fica pronta em cerca de 10 minutos. Perfeita para um dia corrido!

Com uma frigideira

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

20. Batata gratinada aos três queijos: um acompanhamento delicioso e fácil de fazer. Combina com qualquer assado, grelhado, com churrasco, seja para acompanhar carne branca ou vermelha. E o melhor de tudo é que você pode utilizar apenas uma panela para o preparo!

21. Cogumelos salteados ao vinho: os cogumelos têm alto valor proteico, são saborosos e saudáveis, e podem ser preparados de forma simples, como mostra esta receita com cogumelos Paris, cebola, manteiga, um pouco de vinho branco, cebolinha, salsinha, sal e pimenta.

22. Bolinho de arroz com ricota: sobrou arroz? Faça deliciosos bolinhos com esta receita simples e rápida, que leva queijo ricota, peito de peru, cenoura, entre outros ingredientes que geralmente se tem em casa.

23. Bisteca suína com maçãs douradas: inovar na cozinha não é, necessariamente, criar receitas diferentes e complicadas. Esta receita é uma simples bisteca suína, feita em frigideira, mas com sabor e apresentação muito especiais.

24. Frittata de batata, brócolis e calabresa: perfeita para servir com uma saladinha, naqueles dias em que se busca uma refeição gostosa e fácil de peparar. A calabresa pode ser substituída por bacon, por outra proteína ou ainda por vegetais da sua preferência.

Com uma forma

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

25. Moqueca de peixe: receita feita com badejo, pimentões, cebolas, tomates, limões, leite de coco, azeite de dendê, sal e pimenta do reino. O resultado é um prato incrível, perfeito para um almoço, mas preparado de forma superprática.

26. Canelone de abobrinha: um tipo de prato que agrada a todos, feito de maneira diferente. Corte fatias finas da abobrinha e ela será a “massa” do seu canelone recheado com presunto e queijo. Incrível!

27. Rocambole de carne: recheado com cenoura e azeitonas, fica supergostoso e é uma ótima opção para um almoço de domingo, acompanhado de uma bela salada de folhas.

28. Salada mediterrânea ao forno: receita prática, mas diferente. Conta com três ingredientes basicamente: berinjela, tomate e pão. Você só vai precisar organizar tudo na assadeira e levar ao forno por cerca de oito minutos.

29. Pão de alho com queijo: a receita pode ser feita com pão tipo bisnaguinha, ou até torrada ou bruschetta. Pede poucos ingredientes, fica pronto super-rápido e ainda não deixa muita bagunça na cozinha! Boa pedida para um aperitivo de final de semana.

30. Pernil com mel e mostarda: receita prática que resulta em um delicioso prato. Você só vai precisar, basicamente, temperar o pernil com sal grosso, depois misturar mel, mostarda e pimenta. Com o forno aquecido, basta colocar a forma untada com azeite e com o pernil. Acompanha muito bem um arroz e uma saladinha.

31. Berinjelas ao forno: receita leve, saborosa e muito simples de fazer. Basta dispor os ingredientes numa forma untada com azeite e levar ao forno. Ótima sugestão de acompanhamento para qualquer tipo de carne, e até de prato principal para os vegetarianos .

Agora você já sabe que bons pratos não são, necessariamente, sinônimo de preparações demoradas e que exigem o uso da maioria dos itens da sua cozinha! É possível preparar deliciosas receitas utilizando apenas uma tigela, uma panela, uma forma… Assim você economiza tempo, disposição e até água na hora de lavar a louça!

Comentários
Dicas relacionadas