Dicas de Mulher Dicas de Saúde

21 receitas de pão caseiro para deixar a vizinhança toda com inveja do cheirinho

Nada melhor do que um pão feito em casa, quentinho e fresquinho, para deixar a manteiga deslizar deliciosamente em cada fatia

em 16/08/2016

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Pão é o produto gastronômico mais universal do mundo. Cada país tem um pão pelo qual é conhecido, a Índia tem o naan, a França a baguete e a Inglaterra o scone. Além do pão estar presente no mundo todo, ele pode estar na nossa mesa durante todas as refeições, como no café, lanche, almoço e jantar.

Apesar de ser apaixonada por padarias, nada melhor do que comer um pão feito em casa. Ele enche a casa com um aroma delicioso e comer quentinho assado na hora é imbatível!

Nunca me esqueço dos pães que minha avó preparava, quando ela explicava todo os processo e pedia pra gente ter paciência pra esperar o pão crescer. Quem não tem uma lembrança de um pão sendo feito em casa?

É uma delícia preparar pão caseiro porque com o tempo você começa a brincar mais com os ingredientes e possibilidades que ele permite. São inúmeras as variações e combinações que você pode preparar!

Confira uma seleção de receitas de pão caseiro com diversas opções pra agradar os mais diversos paladares. Para se inspirar e começar a preparar em casa.

Tradicionais

Foto: Reprodução / Blog Aqui na Cozinha

Foto: Reprodução / Blog Aqui na Cozinha

1. Pão de leite: Esse pão de leite é prático pra se preparar pois você usa o liquidificador e depois acrescenta farinha a mão e modela os pãezinhos.

2. Pão de manteiga: A quantidade de manteiga que vai neste pão é bem significativa, o que faz com que ele fique macio e saboroso.

3. Pão de minuto: Uma ótima receita pros dias corridos porque este pão é rápido pra preparar. Em cerca de 30 minutos você tem pão quentinho saindo do forno.

4. Pão recheado: Pra variar o pão do dia-a-dia nada melhor do que a opção recheada, com presunto e queijo, calabresa ou carne moída.

5. Mini pães recheados: Essa receita é ideal para quem precisa te aperitivos para um lanche rápido ou até mesmo uma festa de aniversário infantil. Pode ser recheado com carne moída ou outros recheios que você preferir.

6. Pão francês: Passo-a-passo para fazer o pão francês que é muito bom para quem evita lactose, já que não leva leite na massa.

7. Pão com passas: Este pão é rápido de fazer pois como ele leva fermento químico em pó não é necessário esperar crescer. Ele tem uvas passas que dão um toque adocicado.

Fit ou com restrições

Foto: Reprodução / Blog Pitadinha

Foto: Reprodução / Blog Pitadinha

8. Pão integral de liquidificador: Receita de pão para quem procura uma alternativa mais leve, já que não possui glúten ou lactose.

9. Pão de leite vegetal: Outra opção para quem quer fugir do glúten e da lactose, já que leva farinha de arroz e leite de soja.

10. Pão de linhaça: Esta receita utiliza farinha de linhaça que traz vários benefícios para o coração e intestino.

11. Pão caseiro sem glúten: Esta receita leva além de farinha de arroz, polvilho doce e azedo que dão um sabor diferente para o pão.

12. Pão de cenoura: Um pão diferente para quem quer opção saudável, já que leva cenoura e quinoa, além da farinha de arroz.

13. Pão de microondas sem glúten: Pra quem quer praticidade, este pão é preparado no microondas e demora cerca de 2 minutos pra ficar pronto.

14. Pão com farinha de mandioca: Esse pão pode ser feito na máquina de pão e leva a farinha de mandioca em vez da farinha de trigo tradicional. O sabor é um pouco mais adocicado que o pão de trigo.

15. Pão de iogurte, banana e aveia: Receita de pão saborosa já que leva iogurte grego, aveia e banana.

16. Pão sírio ou Pita: O pão sírio é uma boa alternativa aos wraps comprados prontos. Numa versão saudável e integral, pode fazer parte de um cardápio de alimentação equilibrada.

Doces

Foto: Reprodução / Blog Doces Momentos

Foto: Reprodução / Blog Doces Momentos

17. Pão doce trançado: Para fazer este pão trançado é preciso um pouquinho de prática, mas o resultado vale a pena! Ele fica lindo e é ótimo para servir no lanche da tarde.

18. Pão trançado com goiabada: Esta receita é prática pois grande parte é feita no liquidificador. A adição da goiabada é uma ótima surpresa dentro do pão.

19. Pão doce de padaria: Pão com creme e coco coberto com geléia pra dar brilho e ficar com aquela cara de rosca de padaria.

20. Pão doce recheado: Este pão doce tem uma das minhas combinações favoritas, sendo recheado de doce de leite e coberto com coco.

21. Pão doce de leite condensado: Este pão lembra demais a infância! Ele é bem macio e leva uma calda de leite condensado por cima que é uma delícia.

Dicas para garantir um pão bonito e gostoso

Na preparação de qualquer tipo de pão algumas observações são essenciais:

  • O fermento é o agente responsável em fazer o pão crescer, fazendo com que ele fique mais leve. Para que a massa cresça é necessário que os micro-organismos que compõem o fermento se reproduzam o que requer algumas condições dentre elas calor. Por isso é importante que os líquidos que você inclua na receita não estejam muito gelados nem muito quentes, proporcionando o ambiente ideal pro pão se desenvolver.
  • Sal é essencial no pão. Além de dar sabor, ele ajuda o glúten se desenvolver. Mas muito sal pode matar o fermento. Por isso, sempre preste atenção na quantidade de sal pedida na receita e evite colocar o sal e o fermento (em especial o biológico) em contato direto.
  • As receitas de pão em geral usam leite ou água. Ambos são ótimos para fazer pão mas os pães produzidos com leite são bons para quando você precisa que eles durem por mais tempo e já a água é ótima quando você quer uma casquinha bem crocante.

Agora é só colocar literalmente a mão na massa e preparar pães de dar água na boca e deixar todo mundo com vontade.

Comentários
Dicas relacionadas