Dicas de Mulher Dicas de Saúde

38 receitas com cogumelos para você arrasar na cozinha

Versáteis e saborosos, eles podem ser utilizados em preparações frias e quentes, e sempre dão um toque de elegância ao prato

em 31/08/2016

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Os cogumelos já fazem parte da alimentação de muitas pessoas, especialmente das que não comem carne e/ou daquelas que tentam seguir ao máximo uma dieta saudável. Os mais populares, hoje, certamente são o shitake e o shimeji, além do cogumelo Paris (champignon).

Maria Luiza S. Moura, nutricionista funcional, comenta que os cogumelos (que são comestíveis) podem ser consumidos diariamente e oferecem benefícios à saúde. “São boa opção para vegetarianos – já que podem entrar no lugar da carne em algumas receitas –; possuem boa quantidade de proteínas e fibras, além de possuírem baixo teor de gordura, sendo, inclusive, sugestão para pessoas que estão num processos de emagrecimento”.

“Por conterem proteínas, os cogumelos ajudam na manutenção dos tecidos. Como são fontes de fibras, auxiliam no bom funcionamento do intestino, ajudam a controlar o colesterol e ainda podem favorecer o emagrecimento, ao reduzir a absorção de gorduras e promover maior saciedade”, acrescenta Maria Luiza.

Saborosos, os cogumelos podem ser utilizados em preparações frias ou quentes e são superversáteis.

Confira boas receitas abaixo – algumas mais simples, outras mais elaboradas – e inclua esses alimentos deliciosos na sua dieta!

Receitas com cogumelos shimeji

1. Shimeji fácil: saboroso, o shimeji tem poucas calorias e é muito fácil de preparar. Normalmente é encontrado à venda em bandejas, vem em “blocos” todo grudadinho, parecendo uma couve-flor. A primeira coisa a se fazer é separar as “pétalas”, para isso, basta puxar com as mãos mesmo.

2. Shimeji na manteiga: dica de petisco para quando você for receber os amigos em casa, por exemplo. Combina bem com uma cerveja gelada, inclusive. Você vai utilizar o shimeji, a manteiga sem sal, shoyu, molho de ostra (opcional) e cebolinha.

3. Risoto de shimeji: receita saborosa, para um almoço ou jantar a dois, por exemplo. Se desejar, o shimeji pode ser substituído por cogumelo Paris, shitake ou funghi.

4. Shimeji no papelote: muito saboroso e fácil de fazer. Basta apenas arroz para acompanhar! Pode-se usar manteiga ou margarina, mas esta receita usa óleo na hora de assar e depois sugere finalizar com um fio de azeite ou óleo de gergelim torrado.

5. Escondidinho de shimeji: um prato mais elaborado com o cogumelo, mas sem perder a praticidade. Na receita foi utilizado cará em vez da mandioca. Mas, é possível fazer o escondidinho com mandioca, cará, inhame, e até com batata, é só escolher qual tubérculo você prefere!

6. Miniabóbora com shimeji e ricota: resulta num prato saudável, gostoso e bem apresentável. Para acompanhar, a dica é uma saladinha verde.

7. Refogado de shimeji, shitake e brócolis: a receita ganha muito sabor com os dois tipos de cogumelos e mais cor com o brócolis. O óleo de gergelim torrado dá um toque oriental. Dica para um jantar rápido e saudável!

8. Hambúrguer de shimeji: crocante por fora e suculento por dentro, a promessa é de um hambúrguer com textura e sabor incomparáveis. Leva bastantes ingredientes e demora um pouquinho para ficar pronto, mas no final vale a pena o esforço.

9. Massa ao molho de shimeji: massa é sempre curinga para os dias em que não se tem muito tempo (ou paciência) para cozinhar. Esta receita é uma dica justamente para inovar o prato, de forma simples.

10. Risoto de shimeji, brie e uvas verdes: a combinação de shimeji com uvas verdes é exótica e perfeita. Além desses ingredientes, você vai usar o arroz arbóreo, cebola, manteiga, vinho branco, caldo de legumes, parmesão ralado, queijo brie picado, sal, pimenta e noz moscada.

11. Quibe de shimeji e abóbora: quibe vegetariano simples de fazer e saboroso. Boa variação para o dia a dia, e pode perfeitamente acompanhar um filé de frango ou peixe grelhadinho. Para os vegetarianos, vai muito bem com uma saladinha verde.

12. Abóbora recheada com shimeji e mignon: boa dica para quando for receber amigos em casa. Você utilizará minimorangas, o shimeji, manteiga, Catupiry, mignon, cebola, creme de leite, shoyu e óleo vegetal.

Receitas com cogumelo shitake

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

13. Massa com shitake, shimeji e nirá: uma receita leve, saudável e rápida. Excelente opção para os vegetarianos ou vegans (nesse caso, devem trocar a manteiga por azeite). Boa dica também para quem segue a “segunda sem carne”.

14. Risoto de mignon e shitake: combinação ótima, que resulta num delicioso prato, boa dica para um almoço de fim de semana. Para quem não come carne, o filé pode ser excluído e a receita continuará deliciosa.

15. Hambúrguer com shitake e cebolas caramelizadas: o rendimento é de quatro porções e a preparação é fácil. O resultado é um lanche “gourmet”, diferente e muito saboroso. Boa dica para quando for receber os amigos em casa numa noite de sábado.

16. Bobó de shitake: prato sem carne, diferente e saboroso. A receita rende para quatro pessoas que comem bem. Para acompanhar, o bom e velho arroz (pode ser o branco, integral).

17. Risoto de shitake e gorgonzola: sugestão vegetariana, dica para a “segunda sem carne”. Você vai utilizar arroz arbóreo, porcini secchi (opcional), shitake secchi, caldo de legumes, vinho tinto seco, cebola, alho, azeite, manteiga e queijo gorgonzola. O resultado é um prato delicioso, de sabor marcante.

18. Molho de shitake: perfeito para um bom macarrão. Você vai precisar de shitake desidratado, creme de leite, sal, manteiga, cebola e parmesão ralado (para acompanhar a massa).

19. Brócolis com shitake: receita leve, fácil e rápida, para dias em que não se tem muito tempo ou muita vontade de cozinhar. Você só vai utilizar brócolis pequeno, shitake fresco, manteiga, shoyu, azeite e pimenta-do-reino.

20. Yakisoba de shitake e vegetais: prato chinês bem conhecido no Brasil, neste caso, não leva carne. A receita exige um pouco de paciência, mas o resultado é ótimo. Você utilizará sobá ou macarrão para yakisoba, o shitake, brócolis ninja, vagem, cenoura, acelga, caldo de legumes, alho, amido de milho, molho de soja, óleo de gergelim, sal e açúcar.

21. Sopa de abóbora e shitake: receita de uma sopa cremosa de abóbora e shitake, temperada com gengibre e shoyu, e com um toque de óleo de gergelim tostado. Uma delícia para os dias frios.

22. Talharim com espinafre e shitake: fica uma delícia com um molho branco de aveia. É um prato completo, diferente e muito saboroso. Boa sugestão para um almoço de domingo.

23. Shitake assado no coco verde: uma apresentação diferente. O rendimento é para duas pessoas. Você só vai usar shitake fresco, leite de coco e sal. Deverá beber uma água de coco e tirar a “tampa” dele. Depois os cogumelos e outros ingredientes serão colocados dentro do coco.

24. Salada de shitake e berinjela: receita saudável e com a cara do verão. Você vai utilizar rúcula, o shitake, amêndoas, mostarda Dijon, aspargos, azeite, sal, pimenta, shoyu e a berinjela.

25. Mousse salgado de shitake: receita perfeita para quem gosta de cogumelos e quer fazer um aperitivo ou entrada diferente. É fácil de fazer e pode ser preparado com antecedência para receber os amigos.

Receitas com cogumelo Paris (champignon)

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

26. Arroz de frango e champignon: não é chamado de risoto porque utiliza arroz comum, mas fica bem cremoso, semelhante a um risoto. Boa dica para um almoço de fim de semana.

27. Bruschettas de cogumelo Paris: crocantes e muito fáceis de fazer. Ideais para você servir de entradinha em almoços e jantares. Você também pode servi-las acompanhando uma salada verde ou sopa de batata.

28. Risoto de cogumelo Paris: receita sem nenhuma proteína animal e incrivelmente deliciosa. Você só precisa de arroz arbóreo, caldo de legumes, cebola, cogumelo Paris, queijo, um pouco de espumante, manteiga, azeite, sal e pimenta-do-reino.

29. Gratinado de cogumelos: o rendimento é de seis porções e o preparo é fácil. Você vai utilizar batatas, leite, vinho branco seco, manteiga sem sal, azeite extravirgem, cogumelos frescos (shitake, shimeji, paris), sal, pimenta-do-reino e noz moscada. O resultado é um prato diferente e delicioso.

30. Cogumelo Paris marinado: tipo de receita que pode ser preparado com antecedência, o que torna “a logística” muito mais simples em dias de festa, ou mesmo em um jantarzinho com amigos. Os cogumelos devem ser preparados ao menos um dia antes de serem servidos. Depois desse tempo na geladeira, o sabor fica mais apurado e eles estarão prontos para serem comidos com torradinhas ou incrementar saladas.

31. Cogumelo Paris recheado: receita perfeita para servir como entrada num jantarzinho agradável. Os cogumelos ficam lindos, com um ar sofisticado e o preparo é muito rápido. Também é uma boa opção de acompanhamento.

32. Fritada de cogumelo Paris: opção saborosa, prática e saudável. Pode ser acompanhada de uma boa salada de folhas e tomates cerejas. O rendimento é de 1 frigideira de mais ou menos 15 cm de diâmetro.

33. Risoto de abobrinha e cogumelo: a combinação da abobrinha com os cogumelos resulta numa perfeição de sabores. A receita rende quatro porções bem servidas.

34. Risoto de palmito e cogumelo Paris: a combinação de palmito e cogumelos é ótima, ainda mais quando colocada em um risoto. Para acompanhar, um vinho tinto seco. Boa sugestão para uma noite de inverno.

35. Cogumelos Paris à milanesa: a receita serve de uma a duas pessoas. Foram usados cogumelos Paris grandes para servirem como acompanhamento. Mas, você pode empanar também os pequenos e servir tanto como acompanhamento quanto como entrada.

36. Filé de frango com molho de champignon: fácil de fazer, gostoso e com ingredientes simples. Ganha um ar mais sofisticado por conta do champignon. É um prato delicioso para um almoço em família, por exemplo.

37. Peixe de forno com champignon: um peixe feito no forno coberto com uma mistura de champignon, cebolas, alho, ervas e tomates refogados no azeite. Fica diferente e uma delícia.

38. Quiche de abobrinha, queijo coalho e cogumelos: não é difícil de fazer, é diferente e fica uma delícia. A massa utilizada foi a mesma feita para uma torta de frango, também fácil de preparar e muito saborosa.

Essas e outras deliciosas receitas com cogumelos podem ser incluídas no seu cardápio sempre que você quiser um prato mais elegante e diferente. Versáteis, eles ainda oferecem benefícios à saúde quando consumidos corretamente (com indicação de um nutricionista, preferencialmente). Bom apetite!

Comentários
Dicas relacionadas