Dicas de Mulher Dicas de Casa

Receba bem seus hóspedes

Não importa o tamanho da sua casa, o essencial é proporcionar um ambiente agradável e investir em simples detalhes que tragam conforto

em 24/01/2012

Seja para receber amigos, família ou até pessoas totalmente inesperadas, independente do tamanho de sua casa, o importante é proporcionar um ambiente agradável, acolhedor e confortável para receber bem seus hóspedes. E não é preciso muito esforço, basta um pouco de atenção e muita paciência.

Existem maneiras diferentes de recebê-los. A primeira é se você mora em uma casa pequena, com quartos já ocupados, porém aconchegante. A segunda é morar em uma casa com mais espaço, diversos cômodos e, de repente, ter um que seja exclusivo para a ocasião.

Mas o que pode ser considerado um “espacinho” confortável? É simples, um quarto de hóspedes deve ter os mesmos itens que utilizamos no nosso dia-a-dia. Por sermos anfitriões, devemos esperar que o hóspede aproveite da melhor maneira possível sua passagem por nossa casa, por isso, merece sempre do bom e do melhor para que se sinta à vontade, vivendo da forma que vivemos. Detalhes como cama, lençóis limpos e perfumados, telefone, acesso à internet e espaço para acomodar os pertences são simples, mas muito agradáveis para quem nos visita.

É importante oferecer o que gostaríamos de ter caso nós fossemos os hóspedes. Não esqueça: conforto é essencial, portanto ofereça sempre o melhor.

Para ser um bom anfitirão…

Mesmo depois de cuidar de todos os detalhes da casa para que fique em perfeito estado, ainda resta um passo a seguir para receber bem seus hóspedes. Não basta arrumar a casa toda, é preciso que os donos da casa também estejam em perfeita sintonia e saibam transmitir a sensação de que receber é prazeroso.

Para ser um bom anfitrião, prepare-se desde o convite. Pense se realmente você vai querer que aquelas pessoas convivam com você e sua família por algum tempo e analise também as afinidades entre vocês, se têm filhos da mesma idade, gostos semelhantes. É extremamente importante consultar sua família ou quem convive com você a respeito do convite, afinal, todos irão compartilhar espaços.

Nunca convide por impulso, não faça a proposta para ser agradável, na empolgação de festas. A pessoa pode realmente aceitar seu convite e você corre o risco de não estar preparado. Dar atenção, conciliar conflitos, organizar refeições em grande quantidade, programar as compras no supermercado, distribuir e conferir acomodações para todos, e sempre sorrir. Tarefas simples que são indispensáveis para ser um anfitrião agradável.

Quando seus convidados chegarem, faça com que se sintam bem-vindos. Mostre o espaço destinado a eles e deixe-os à vontade para que se instalem. Mostre a localização dos lençóis, toalhas, travesseiros, cobertores extras. Fale sobre os horários de refeições, informe sobre os locais e eventos que são interessantes e uma boa opção para serem freqüentados em sua cidade. Mantenha sempre um clima agradável e com muita descontração.

Quando recebemos hóspedes em casa, é inevitável que chegue um momento em que a gente sinta saudade da privacidade, de ficar sozinho, com a família, de não precisar sorrir o tempo todo e fazer o que quiser, quando der vontade. Embora a situação seja incômoda, o anfitrião perfeito disfarça. Saia, procure arejar a cabeça e se distrair. Na hora da partida dos seus hóspedes, por mais aliviado que você possa estar, não é legal demonstrar satisfação pela partida das pessoas.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas