Reaproveite os objetos de casa

Conheça objetos que tem mil e uma utilidades e e veja sugestões criativas de como usá-los

Por Alessandra Busko
Atualizado em 05/11/2011 17:18

reaproveite os objetos de casa Reaproveite os objetos de casa

Alguns objetos podem ser úteis de várias formas em casa. Além de facilitar o dia-a-dia, eles também podem ser reaproveitados e fazer parte da decoração de uma forma mais moderna e divertida, basta ter um pouco de criatividade. Reunimos algumas sugestões de como usar objetos simples de maneiras diferentes, confira.

Estojo de lentes de contato

Aqueles potinhos de lentes de contato redondinhos e com tampa podem servir como porta-remédios para carregar na bolsa, principalmente para levar na viagem. Outra sugestão é usar o estojo de lentes de contato para reservar sombras em pó, uma forma prática e que não ocupa muito espaço na sua nécessaire.

Velcro nos cabides

Os cabides geralmente são muito lisos e acabam fazendo com que que roupas com alças finas e tecidos leves escorreguem. Para que esse problema acabe e as peças não caiam, a dica é colocar velcro na ponta dos cabides. Escolha velcros coloridos, assim eles servem como enfeite do próprio cabide.

Caixinha de fósforos

Assim que os fósforos da caixinha acabarem, aproveite a embalagem para customizar um mini kit de costura para presentear as amigas ou carregar dentro da sua bolsa e ficar preparada caso ocorra alguma emergência. Dentro da caixinha de fósforos você pode colocar botões, agulhas, pedacinhos de linhas e alfinetes. Deixe a caixinha mais bonita encapando com papéis ou tecidos estampados e finalize dando um lacinho ou passando um elástico para garantir que a embalagem não abra na bolsa.

Porta papel ou puxa-sacos

As caixas de papel ou de madeira com abertura na tampa podem se transformar em porta papel ou um puxa-sacos bastante criativo. Para isso, é preciso colocar cuidadosamente as sacolas plásticas dentro da caixa ou pela abertura na tampa, ou fazendo um corte médio na lateral da caixa. Solte a criatividade e customize a caixa da maneira que quiser. Se preferir, coloque adesivos dupla face no fundo da caixa e aplique-a na parede da cozinha ou na despensa.

Papéis de recados coloridos

Os papeizinhos coloridos autoadesivos usados em escritório podem servir para outras coisas além de anotar recados. Eles podem ser usados para retirar migalhas e outras sujeirinhas no teclado do computador, basta ir aplicando o lado adesivo entre as teclas. Outra dica é usá-los como etiquetas para identificar produtos, garrafas, potes ou colar nos frascos de produtos de beleza que vão ser transportados na sua bolsinha de viagem.

As receitas ou listas de compras e lembretes podem ser escritos nos papeizinhos e colados pela casa onde desejar ou podem servir como marcador de páginas de livros e revistas. Com eles também é possível fazer brincadeiras divertidas. Com duas cores diferentes de papeizinhos, marque as letras para brincar de jogo da velha, forca ou qualquer outro tipo de brincadeira. Dá para se divertir na parede mesmo até que o lado adesivo desgaste.

Os papéis coloridos podem também enfeitar o quarto ou a sala quando colados na parede de uma forma mais criativa. Eles podem servir de um mural de recados de amigos e familiares ou para você escrever e desenhar o que quiser.

Puxadores de gaveta

Os puxadores de gaveta redondinhos de móveis antigos podem ser presos nas paredes de uma forma divertida e servir para pendurar roupas, toalhas, bolsas e até mesmo colares. Para ficar ainda mais criativo, escolha modelos de puxadores diferentes, coloridos e com desenhos.

Caixote de feira

Os caixotes de madeira usados na feira para transportar frutas e verduras se transformam em lindos móveis para a casa. As caixas de tamanhos pequenos, médios ou grandes e pode ser pintadas com tintas coloridas ou encapadas com tecidos estampados. Uma forma de deixá-las ainda mais diferentes, é colocar rodinhas para transformar em cômodas, tampo de vidro para ficar mesinhas de centro ou pregá-las na parede como se fosse uma estante.

Garrafas de vidro

Não importa o tamanho e a cor, as garrafas de vidro e vazias podem virar um lindo vaso de flores para decorar a casa. Elas ficam bonitas tanto com um arranjo como apenas uma flor.

Base incolor

A base de unha incolor pode ser muito útil para evitar que o fio da meia calça não desfie mais, basta aplicar um pouco do esmalte nas pontas onde já correu o fio e esperar secar. Ela também pode ser útil para manter o parafuso de óculos no lugar depois de apertá-los ou até mesmo pode servir para colar o envelope das correspondências. Se aquela sua bijuteria está perdendo o brilho, aplique uma camada de base para prolongar a vida do acessório.