Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Quanto tempo dura cada alimento?

Para evitar danos à saúde, é preciso ficar atenta quanto ao armazenamento correto e respeitar o prazo de validade dos alimentos

em 26/01/2012

Ingerir algum alimento estragado pode colocar sua saúde em risco e provocar sintomas desagradáveis como diarreia, vômitos, dores abdominais, febre, entre outros desconfortos. E o perigo nem sempre é visível, já que um alimento contaminado por bactérias nem sempre tem aparência, cheiro e gosto que denunciem seu estado.

Por isso, sempre que for ao supermercado, não deixe de conferir as embalagens dos produtos. Verifique o prazo de validade, data de fabricação, tempo de conservação e o carimbo da inspeção sanitária. É importante lembrar que depois de abertos, os alimentos necessitam de cuidados para que não estraguem, mesmo dentro do prazo de validade. Confira algumas dicas sobre o assunto e saiba o prazo de validade de diversos tipos de alimentos.

Frutas

As frutas e verduras são alimentos delicados que têm prazo de validade muito curto, por isso devem ser consumidos rapidamente.

Frutas como banana, melão, abacate, ameixa, goiaba, maçã, melancia e pêra, amadurecem depois de colhidas e devem ser conservadas dentro da geladeira, de preferência armazenadas em embalagens plásticas dentro das gavetas apropriadas.

Já as frutas como a uva, melão, limão, laranja e abacaxi, podem permanecer em temperatura ambiente. Após consumidas, é aconselhável proteger o restante da fruta em sacos ou potes plásticos para proteção e armazenar na geladeira.

Verduras

As verduras e legumes frescos devem ser conservados na geladeira sempre dentro de sacos ou potes plásticos para proteger as folhas e evitar que elas fiquem queimadas. As ervas frescas como salsinha e cebolinha, tem a sua durabilidade prolongada quando armazenadas em recipientes com apenas o caule imerso na água. Para saber se os alimentos ainda estão frescos depois de um tempo na geladeira, é aconselhável etiquetar as embalagens plásticas de frutas e verduras com a data que foram comprados.

Cebola, alho e batata

A cebola e o alho devem ser armazenados separadamente, pois contém ácido fólico e vitamina C, que emitem gases e podem causar estragos nos demais alimentos.

É aconselhável guardá-los em um local fresco, bem ventilado e que seja longe do fogão ou dos demais aparelhos que produzem calor, pois faz com que apodreçam rapidamente. Feito isso, esses alimentos podem durar de dois a três meses.

Vale lembrar que se a batata aparentar uma cor esverdeada, é aconselhável jogar fora, pois o alimento pode ser venenoso devido a produção de uma substância química chamada solanina, causada pela exposição à luz.

Alimentos industrializados

Os alimentos industrializados tem uma durabilidade maior que os alimentos frescos, pois recebem vários aditivos químicos em sua fabricação. Eles podem ser armazenados por meses na despensa quando ainda fechados e em uso na geladeira. Fique sempre de olho na data de validade na embalagem dos alimentos na hora da compra e antes de utilizá-los para preparar receitas.

Carnes, aves e frutos do mar

As carnes vermelhas, molhos e caldos devem ser armazenados no freezer e seu prazo de validade é de até três meses. O presunto, bacon e salsicha tem o prazo de validade de duas semanas. As aves frescas, quando mantidas no freezer, têm o prazo estendido por seis meses, mas se cozidas e em pedaços, aguentam apenas três meses armazenadas no freezer.

Quanto aos peixes, se comprados frescos, seu prazo é de dois à três meses no freezer. Os peixes que já vêm congelados duram de três a seis meses também no freezer. Já os frutos do mar como o camarão, moluscos e lagosta, permanecem bons para consumo por até três meses se mantidos no freezer.

Ovos e derivados do leite

Os ovos devem ser conservados dentro da geladeira e o seu prazo de validade é de quatro semanas da data de embalagem. Já o leite fresco tem um prazo de cinco a sete dias para ser consumido e seus derivados, como a manteiga e queijos moles, duas semanas. Os queijos duros devem ser consumidos em até um mês após abertos.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas